quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

PERSPECTIVAS DO QUE VIRÁ EM 2010

Mais um ano chega ao fim...
Para alguns marcados por extrema alegria
Para outros embargados de dor.
Nesse momento é hora de refletir...
Como foi nosso ano?
Conseguimos conquistar nossos ideais?
Demos o abraço que nosso irmão tanto queria,

Pedimos perdão pelas nossas falhas, ou orgulho não deixou?
Fomos amigos e companheiros com nosso colega de trabalho, ou
simplesmente fazíamos nosso trabalho sem se importar com o outro tão perto de nós?

Enfim, depois de tantas perguntas nos vem mais uma:
Será que teremos uma outra chance?
Para um pedido de desculpas.
Uma reconciliação,

Um amor encontrado
Uma dor desaparecida
Um grito de alívio
Um beijo, um abraço que não foi dado?
Meu Deus... nos de forças, nos de saúde,

nos de a chance de fazer o que deveria ser feito,
consertar nossos erros, de sermos amigos,
companheiros, compreensivos, mãe, pai, filha, filho, esposa, esposo.
Nos de a chance de viver cada vez mais o amor verdadeiro ...
FELIZ 2010

domingo, 13 de dezembro de 2009

FELIZ NATAL



O QUE É NATAL?


O que é Natal? Natal é um tempo de graça e benção, vem o Salvador, o Redentor da Humanidade. Nele está nossa esperança, nossos sonhos. Ele é nossa meta e nosso caminho. Tudo por Ele, com Ele e Nela se realiza. Caminhemos ao seu encontro com louvores e cânticos de alegria. Mas, onde Ele está? Uns dizem que Belém a cidade escolhida, outros nem sabem a direção, outros ainda nem ouviram falar dele!


Será uma realidade? Ou essa idéia ficou velha? Será que alguém está ocupando seu lugar? Olha, penso que sim! Olha, o "papainoel" está sendo adorado pelos quatros cantos do mundo. Onde tem um produto comerciável nestes tempos, lá está dependurado um "boneco com roupas vermelhas e brancas, nos mais esquisitos dos lugares. Uma figura quase sem história e representado apenas um mercado de lucro pelo lucro. Tem quem nunca ouviu falar de Jesus mas faz e promove festas natalinas.


O Menino Deus está no meio de nós. Foram estas suas palavras fortes de significado e eternas: "eu estarei sempre convosco". Este Menino nos chamou de Bem aventurados, Felizes. Não foi vocês que me escolheram, eu os escolhi. Eu vos amei primeiro. Permanecem em mim e eu permanecerei em vocês.


Natal é um tempo de olhar para o rosto do Menino Deus no irmão, e ao mesmo tempo fazer perguntas para si mesmo. Mas que perguntas? Que "sim" digo eu diante dos necessitados, dos que tem fome, dos cegos, dos surdos... dos doentes, dos velhinhos?


A exemplo do Sim de Maria nosso "sim" precisa soar bem, florescer e frutificar na família e na comunidade. Disse Maria: "Eis a serva do Senhor, fazei de mim segundo a tua Palavra". Colocar-se a disposição de Deus é a maior prova de amor aos irmãos. Colocar-se a disposição dos irmãos é a maior prova de amor a Deus.


Natal é fazer uma grande revisão de vida. Entrar no ritmo da conversão. Entrar no apelo de João Batista: convertei-vos, porque o Reino de Deus está próximo.


Preparai os caminhos do Senhor. Mas que caminho? O caminho do coração e o caminho das mãos. Que caminho das mãos é esse? É simples! Estenda sua mão e ajude alguém a levantar-se. Estenda sua mão e indique o caminho. Aliás, seja você o caminho na direção do Menino Deus. Ele é o caminho.


Natal é um tempo de muitas arrumações e reformas. Muitas novidades. Muitas faxinas por dentro e por fora. Mas a original e fundamental faxina tem início no coração, na alma, no entendimento e em nossas energias gastas apenas em "hoby".


Natal é um tempo de muitas luzes! É muitas mesmo! Milhares ou até milhões delas brilham, iluminam e encantam admiradores. Mas que pena! Elas estão todas do lado fora. Já imaginou uma só brilhar em teu coração! Uma só brilhar e até piscar em teus olhos!? Se uma luz brilhar no interior e te ferver por dentro, mexer com o ritmo da vida e acelerar teu pulsar; então é natal em tua vida. O Menino Deus está aí, junto de ti. Isso é natal!


Natal é reunir a família. Lembrar do Menino Deus. Dar um presente. Mas que presente? O presente é sua vida. Em primeiro lugar dê o que você é. Você é filho (a) de Deus. Você é uma marca sensível e visível de Deus no mundo. Então dê carinho, atenção, afeto e amor. Reparta tua fé, esperança e teus talentos. Em segundo lugar, dê presentes, reparta o que tu tens materialmente. Isso é natal! Isso é natal!

Você Sabia? O significado da palavra Natal



NATAL


Etimologia
A palavra 'natal' do português já foi 'nātālis' no latim, derivada do verbo 'nāscor' (nāsceris, nāscī, nātus sum) que tem sentido de nascer. De 'nātālis' do latim, evoluiram também 'natale' do italiano, 'noël' do francês, 'nadal' do catalão, 'natal' do castelhano, sendo que a palavra 'natal' do castelhano tem sido progressivamente substituída por 'navidad' como nome do dia religioso.
Já a palavra 'Christmas' do inglês evoluíu de 'Christes maesse' ('Christ's mass') que quer dizer missa de Cristo.
História dos usos
Como adjetivo, significa também o local onde ocorreu o nascimento de alguém ou de alguma coisa. Como festa religiosa, o Natal, comemorado no dia 25 de dezembro desde o Século IV pela Igreja ocidental e desde o século V pela Igreja oriental, celebra o nascimento de Jesus e assim é o seu significado nas línguas neo-latinas. Muitos historiadores localizam a primeira celebração em Roma, no ano 336 D.C.


IN: http://pt.wikipedia.org/wiki/Natal

Você Sabia? Calendário Gregoriano

CALENDÁRIO GREGORIANO


Origens dos nomes dos meses

• Janeiro: Jano, Deus romano das portas, passagens, inícios e fins.
• Fevereiro: Februus, Deus etrusco da morte; Februarius (mensis), "Mês da purificação" em latim, parece ser uma palavra de origem sabina e o último mês do calendário romano anterior a 450 a. C.. Relacionado com a palavra "febre".
• Março: Marte, Deus romano da guerra.
• Abril: Os estudiosos modernos associam o nome a uma raiz antiga com o significado de 'outro', isto é, outro mês que não Março.
• Maio: Maia Maiestas, Deusa romana.
• Junho: Juno, Deusa romana, esposa do deus Júpiter.
• Julho: Júlio César, ditador romano. O mês era anteriormente chamado Quintilis, o quinto mês do calendário de Rómulo.
• Agosto: Augusto, primeiro imperador romano. O mês era anteriormente chamado Sextilis, o sexto mês do calendário de Rómulo.
• Setembro: septem, "sete" em latim; o sétimo mês do calendário de Rómulo.
• Outubro: octo, "oito" em latim; o oitavo mês do calendário de Rómulo.
• Novembro: novem, "nove" em latim; o nono mês do calendário de Rómulo.
• Dezembro: decem, "dez" em latim; o décimo mês do calendário de Rómulo.

IN: http://pt.wikipedia.org/wiki/Calend%C3%A1rio_gregoriano

Você Sabia? Que há no Calendário o mês Amazonius



VOCÊ SABIA?


Janeiro ou Amazonius na Calendário Juliano

Durante o Império Romano, ficou comum a substituição de nomes de meses por nome do imperador do momento, sendo que alguns deles foram radicais nesta prática, exemplo de Cómodo que mudou o nome de todos eles, a começar por Januarius que se chamou Amazonius, e Augustus por Commodus.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Calend%C3%A1rio_juliano

O Pinheiro de Natal

CURIOSIDADE NATALINA

Que o Pinheiro- é a única árvore que não perde suas folhas durante o ano todo.
Permanece sempre viva e verde.
A arainha da Inglaterra Elizabete, a usou pela primeira vez pela e por ocasião do dia 25 de Dezembro.
Esse fato se deu por que oferecia uma grande festa e recebia muitos presentes e não podendo recebê-los todos pessoalmente pediu que fossem depositados em baixo de uma árvore no jardim.
Origina-se daí, igualmente, o costume depositar os presentes em baixo da árvore.
Árvore verde também trás a esperança , a alegria e a vida nova .
O verde constante do pinheiro, a vida permanente e plena que Cristo aparece.

http://educadi.psico.ufrgs.br/ildo/proj97/natal/natal0302.html

Você Sabia? Há Natal na India



COMO É O NATAL NA INDIA ?


Enquanto os Brasileiros optaram por uma árvore de Natal que não é nativa do país o pinheirinho, os indianos elegeram as árvores nativas para decorarem durante o natal.

Na índia, as bananeiras, mangueira é que são enfeitadas é, em algumas casas usam-se as folhas de mangueiras para fazer decorações Natalinas.

Em diversas regiões indianas usam-se pequenas lamparinas como enfeites que são colocadas sobre os telhados é muros. Mas, nas igrejas utilizam-se velas é uma flor que, embora mexicana, tornou-se a flor do Natal de vários locais o bico-de- papagaio, ou pointsettia.



http://educadi.psico.ufrgs.br/ildo/proj97/natal/natal0302.html

Você Sabia? NATAL NA CHINA



Como é o Natal na China? Lá tem o papai Dun Lhe dao Ren


Os chineses cristãos comemoram o Natal decorando suas casas com coloridas lanternas de papel.
Também as árvores de Natal que são chamadas de "árvores de luz’, são decoradas com lanternas, flores e outros enfeites de papel.
Como as crianças americanas , as chinesas também penduram os seus pés de meia para que o PAPAI NOEL coloque ali os presentes. Mas lá o seu nome é um pouco mais complicado.
O velhinho é chamado de Dun Lhe dao Ren, que significa ‘’velho Natal’.
No estante a grande maioria do chineses não é cristã. Para essa população a principal festividade deste período é a comemoração do Ano Novo chinês que acontece em uma data variável no final de janeiro.
Durante a festa as crianças recebem novas roupas e brinquedos e há inúmeros shows de fogos de artifícios.
Um espetáculo importante da comemoração do Ano Novo na chuva é a homenagem que se presta aosancestrais . Retratos e pinturas dos ancestrais da família são colocadas na principal peça da casa para serem vistos e lembrados pelo seus atuais membros.
http://educadi.psico.ufrgs.br/ildo/proj97/natal/natal0302.html

PAPAI NOEL GIGANTE DE GELO



Chineses fazem Papai Noel de gelo gigante

A escultura de 160 metros de comprimento e 24 metros de altura é a atração principal do festival de gelo da cidade de Harbin, onde as temperaturas chegam a -35 graus centígrados no inverno.

Mas segundo o escultor Tang Guangjun, as temperaturas mais quentes do que o normal para a estação dificultaram o trabalho, pois a superfície do gelo ficou escorregadia.

Estima-se que 800 mil turistas Chineses visitem o festival, que tradicionalmente fica aberto de dezembro a fevereiro, todo o ano.

Harbin, capital da Província de Heilongjiang, na beira da Sibéria, é um dos locais mais frios da China. As temperaturas no inverno chegam a 35 graus Celsius abaixo de zero. Anualmente, a cidade promove um festival mundial de esculturas em gelo.
IN: http://www1.folha.uol.com.br ou http://www.acemprol.com

Você Sabia? Papai Noel de Gelo Gigante





Chineses fazem Papai Noel de gelo gigante



A escultura de 160 metros de comprimento e 24 metros de altura é a atração principal do festival de gelo da cidade de Harbin, onde as temperaturas chegam a -35 graus centígrados no inverno.

Mas segundo o escultor Tang Guangjun, as temperaturas mais quentes do que o normal para a estação dificultaram o trabalho, pois a superfície do gelo ficou escorregadia.

Estima-se que 800 mil turistas Chineses visitem o festival, que tradicionalmente fica aberto de dezembro a fevereiro, todo o ano.

Harbin, capital da Província de Heilongjiang, na beira da Sibéria, é um dos locais mais frios da China. As temperaturas no inverno chegam a 35 graus Celsius abaixo de zero. Anualmente, a cidade promove um festival mundial de esculturas em gelo.



IN: http://www1.folha.uol.com.br ou http://www.acemprol.com

Você Sabia? Na Romênia 3.939 Papais Noéis

Imagem da Internet


Romênia quebra recorde de Papais Noéis
da BBC Brasil


A Romênia quebrou o recorde de ter o maior número de Papais Noéis distribuindo presentes nas ruas ao mesmo tempo, com quase 4 mil pessoas vestidas como o "bom velhinho" em Bucareste.
Ao todo, 3.939 Papais Noéis compareceram ao desafio, em frente ao prédio do Parlamento, na capital romena. Observados por uma representante do Livro Guiness de Recordes, eles desfilaram pela cidade distribuindo presentes.
Depois do Natal, a Romênia pretende quebrar outros recordes, como o da maior salsicha do mundo e do bolo mais longo. "É o espírito de Natal, nós todos estamos melhores e mais generosos nesta época do ano", teria dito o prefeito Sorin Oprescu, segundo o jornal local Bucharest Herald.
Falando com os voluntários que se vestiram de Papai Noel, a representante do Guiness, Lúcia Sinigagliesi, disse que o mínimo exigido para que o recorde fosse avaliado era de 3 mil Papais Noéis.
"A gente nunca sabe o que vai acontecer com esses recordes com participação em massa", disse ela, "mas está me parecendo bom". "Já há bastante gente, então, esperamos o melhor."
Quando o recorde foi confirmado, Sinigagliesi entregou um certificado ao prefeito, para alegria da multidão de Papais Noéis. O evento quebrou com facilidade o recorde anterior de 3.618 Papais Noéis distribuindo presentes ao mesmo tempo, estabelecido em Taiwan em 2003.
http://www1.folha.uol.com.br

domingo, 29 de novembro de 2009

O DITO BEM DITO



APRENDA CORRETO.

E a gente pensa que repete corretamente os 'ditos populares'

... Dicas do Prof. Pasquale:

No popular se diz: 'Esse menino não pára quieto, parece que tem bicho carpinteiro' "Minha grande dúvida na infância... Mas que bicho é esse que é carpinteiro, um bicho pode ser carpinteiro???"
Correto: 'Esse menino não pára quieto, parece que tem bicho no corpo inteiro' "Tá aí a resposta para meu dilema de infância!"
EU NÃO SABIA. E VOCÊ?

Batatinha quando nasce, esparrama pelo chão.' Enquanto o correto é: ' Batatinha quando nasce, espalha a rama pelo chão.' "Se a batata é uma raiz, ou seja, nasce enterrada, como ela se esparrama pelo chão se ela está embaixo dele?" Tudo bem eu era uma malinha!

'Cor de burro quando foge.' O correto é: 'Corro de burro quando foge!' "Esse foi o pior de todos! Burro muda de cor quando foge??? Qual cor ele fica??? Porque ele muda de cor???" Eu queria porque queria ver um burro fugindo para ver a cor dele! Sério!

Outro que no popular todo mundo erra: 'Quem tem boca vai a Roma.' "Bom, esse eu entendia, de um modo errado, mas entendia! Pensava que quem sabia se comunicar ia a qualquer lugar!" O correto é: 'Quem tem boca vaia Roma.' (isso mesmo, do verbo vaiar).
Outro que todo mundo diz errado, 'Cuspido e escarrado' - quando alguém quer dizer que é muito parecido com outra pessoa. "Esse... Sei lá!" O correto é: 'Esculpido em Carrara.' (Carrara é um tipo de mármore)

Mais um famoso.... 'Quem não tem cão, caça com gato.' "Entendia também, errado, mas entendia! Se não tem o cão para ajudar na caça o gato ajuda! Tudo bem que o gato só faz o que quer, quando quer e se quer, mas vai que o bicho tá de bom humor!" O correto é:'Quem não tem cão, caça como gato.... ou seja, sozinho!'
Vai dizer que você falava corretamente algum desses?

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Você Sabia? Filhote Lobo Guará Paranaense



Lobo Guará


Danielle Jordan / AmbienteBrasil


Filhote de lobo guará, animal ameaçado de extinção, é encontrado em Bandeirantes (PR)

No sábado, 14, durante a realização de uma feira de serviços pelo estado do Paraná, no município de Bandeirantes, a Polícia Ambiental do estado resgatou um filhote de lobo guará, uma fêmea de aproximadamente 40 dias. O animal, batizado de Cibele, foi encontrado no sábado depois do atropelamento de sua mãe na BR-369, entre Santa Maria e Bandeirantes. Cibele foi examinada por veterinários em Cornélio Procópio e passa bem. A Secretaria de Meio Ambiente (Sema) informa que o filhote vai permanecer sob guarda da Polícia Ambiental até atingir idade para ser solto na natureza.O lobo guará é típico da região sul do Brasil e está na lista dos animais em extinção. Segundo dados da Sema devem restar cerca de 180 a 200 em todo o país.


http://noticias.ambientebrasil.com.br/noticia

Você Sabia? Monitoramento



Qualidade da Água



Danielle Jordan / AmbienteBrasil


Especialistas discutem em São Paulo a qualidade da água distribuída à população brasileira
O Estado de São Paulo vai encaminhar uma proposta ao Ministério da Saúde para que a água distribuída à população brasileira seja monitorada e tenha mais qualidade. Os agentes patogênicos, como vírus e protozoários, presentes na água captada serão monitorados temporariamente, de acordo com a proposta, em amostras dos mananciais. A idéia teve início em um workshop internacional realizado em outubro, na capital paulista. A intenção é auxiliar a revisão da portaria federal nº 518, de 2004, que trata da qualidade da água para o consumo humano.
As propostas apresentadas por diversos grupos de trabalho, que participaram do encontro, serão agrupadas e apresentadas em um documento único. Alguns laboratórios brasileiros podem se equipar para tornar possível esse monitoramento, de acordo com a gerente do setor de microbiologia e parasitologia da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), Elayse Maria Hachich. Ela ainda sugere que universidades e o Ministério da Saúde se capacitem para a análise.

http://noticias.ambientebrasil.com.br/noticia

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

MANDALA

Mandala é uma palavra sânscrita que significa círculo, centro ou circunferência.
É um símbolo usado freqüentemente na meditação e outras práticas culturais.
Para Jung, na Teoria Analítica da Personalidade a mandala simboliza o processo de individuação, da busca da auto-realização.
Através da criação das mandalas, podemos dar maior atenção e buscar compreender a linguagem de nossa essência, cujo dinamismo reside no inconsciente.
As mandalas contêm e organizam energias do inconsciente numa forma que pode ser assimilada pela consciência.
Jung estimulava seus pacientes a criar mandalas e a dar asas à imaginação de modo espontâneo
A utilização das mandalas tem seus aspectos ritualísticos e religiosos e também pode ser empregada como um modo de autodescoberta e de busca profundo do ser que habita em cada um de nós
Quando criamos uma mandala, podemos compreender, por meio de seus símbolos, a nossa identidade num determinado momento de nossas vidas.
Por meio da expressão gráfica, percebemos que no círculo desenhado expressam-se conflitos internos que podem emergir por meio da mandala, produzindo uma descarga de tensão, que pode vir a gerar no indivíduo um efeito tranqüilizante, efeito que também pode ser experimentado pelo simples fato de traçar um círculo, dando à pessoa a impressão de que esse círculo lhe outorga um lugar no espaço, trazendo uma sensação de estar protegido.
Para Jung quando o self, considerado o centro da personalidade ou essência do ser, encontra expressão nesses desenhos, o inconsciente reage reforçando uma atitude de devoção à vida.
Ao trabalhar com a mandala, podemos vivenciar momentos de grande expressão inconsciente que buscam o equilíbrio na consciência e experimentam uma realidade mais harmônica e significativa.
Com a interpretação das mandalas é possível conhecer a personalidade da pessoa que foi expressa por meio das linhas, cores, desenhos e disposições utilizadas em sua elaboração
Por tratar de uma forma projetiva de expressão, os conteúdos podem revelar aspectos da personalidade mais profundos e menos sujeito ao controle por parte de quem executa a mandala.
http://www.topgyn.com.br/home/index.php?news=33659

Numerologia / Letra do Nome

A primeira letra do nome revela traços de personalidade

“A primeira letra de um nome diz respeito ao Fundamento de Vida, que por sua vez, traz significados do Eu Espiritual, Impressão e Herança de cada um” André Mantovanni.

Esses são os aspectos mais marcantes da personalidade dos indivíduos e estão presentes desde o nascimento, acompanhando-os por toda a vida.

As letras A, J e S possuem valor 1
Indica intelectualidade, necessidade de encontrar inúmeras maneiras para esgotar sua energia interior em vários aspectos da vida. Tem a capacidade de planejar para que os outros construam suas ideias. Pode iniciar vários projetos, ter infinitas ideias , mas nem sempre as completará, tendo a necessidade de ter pessoas à sua volta para lhe direcionar. Iniciativa, autoconfiança e força de vontade fazem do seu interior um porto seguro inabalável.

As letras B, K e T possuem valores 2
Para as mulheres, indica o amor maternal que gera e nutre a força da vida.

Para os homens, indica amor universal e até uma tendência ao instinto doméstico. Talvez o materialismo ocupe um espaço pequeno em sua vida, porém poderá alcançar a ascensão e a plenitude, sendo sempre uma pessoa intensa. Emoção faz parte da energia dessas letras, trazendo facilidade ou dificuldade ao lidar com ela. Possui um traço muito marcante em seguir os passos de outras pessoas. Preste atenção para não se revelar como alguém egoísta e teimoso.

As letras C, L e U possuem valor 3
Podem trazer dispersão de energias em sua vida, por isso não focalize vários objetivos ou metas ao mesmo tempo.

Natureza jovial e talentos para uma vida emocional agitada.

Dificuldade em acumular ou guardar dinheiro, pois existe uma tendência a ser muito consumista. Em alguns momentos, irá se mostrar alheio às preocupações e às responsabilidades de situações importantes. Gostará sempre de ambientes alegres ou festivos.

Facilidade em dialogar, expressar suas ideias e pensamentos por meio da força da palavra e, algumas vezes, demonstrará traços de impaciência, irritabilidade e impulsividade.

As letras D, M e V possuem valor 4
Essas letras trazem consigo a busca de um porto seguro para si e para os outros. Será forte o bastante para vencer os limites da vida material pela obstinação e determinação interior. Habilidade e praticidade para as atividades profissionais e até para os negócios. Poderá desenvolver uma posição de poder e autoridade durante sua existência e talvez tenha dificuldade em lidar com os aspectos emocionais.

As letras E, N e W possuem valor 5
Tem o poder de mutação nas mãos, mas deverá buscar o equilíbrio e a harmonia como um todo em sua vida para não se prejudicar. Talvez não seja muito espiritual, portanto estará sempre focando a atenção para as coisas mundanas. Cuide para concluir seus projetos, plano, ideias e ideais. Poderá viver em extremos, saltar de um lado para o outro com muita facilidade. A dificuldade em se especializar em determinado assunto ou situação também existirá; prezará a liberdade a todo momento. Versatilidade será seu ponto-chave para atrair mudanças e as viagens poderão ser sua fonte de prazer e diversão. Se aplicar seu intelecto e sua perspicácia de modo sério, terá a capacidade de alcançar a plenitude e o sucesso.

As letras F, O e X possuem valor 6
Possuem as características fortes de Vênus, planeta do amor e dos afetos. Bondade, emoção à flor da pele e energias de amor permearão sua vida sempre. Gostará do ambiente doméstico e apreciará viver em um lar tranquilo e harmonioso. Poderá assumir responsabilidades diante da família ou do meio social em que vive. Dedicar-se ao outro será uma atitude de compaixão que você manifestará voluntariamente, sem esforço algum. Cuide para não sufocar quem rodeia sua vida com dedicação ao extremo, podendo inclusive querer impor suas vontades e desejo interiores, desrespeitando assim o livre-arbítro do outro.

A vibração negativa desse número aponta tristeza, facilidade em deprimir-se o viver de forma melancólica.

As letras G, P e Y possuem valor 7
Inclinação religiosa ou mística poderão ser aspectos influentes em sua vida.

Sabedoria, compreensão e paciência serão constantes em seu caminho para tomar qualquer atitude. Seus valores devem ser baseados na intuição, na criatividade, nos estudos e na espiritualidade.

Viverá buscando soluções de forma solitária e dificilmente gostará de ouvir conselhos. Haverá profundidade em suas buscas; cuide para que a solidão não seja um caminho de fuga do mundo, acreditando que “seu mundo” seja o único espaço de alegria e de felicidade.

As letras H, Q e Z possuem valor 8
Essas letras trazem a capacidade de criar, cumprir e realizar um ideia ou um ideal de vida. Poderá atrair o sucesso, o relacionamento material e a fortuna. Porém, preste atenção ao egoísmo e ao orgulho e saiba administrar o poder que lhe for dado para não sofrer consequências negativas dessa vibração.

Acreditará que não precisará de outras pessoas para alcançar a felicidade. Deverá dispor, em seu intimo, de que essas letras podem realmente elevar o poder interior; muitas vezes representado pela auto-suficiência.

Não seja extremista.

As letras I e R possuem valor 9
Poderá ser uma lei um mestre para si e o traço mais marcante de seu caminho é concluir as coisas iniciadas. Se sofrer algum tipo de limitação ou imposição castradora, irá se apegar ao instinto obstinado para vencer qualquer dificuldade. Talentos artísticos podem fazer de você uma pessoa com facilidade de dramatização diante de qualquer situação. Não exagere!

Dedicação universal, acolhimento ao mundo e humanitarismo serão constantes.

Bondade, paciência, intuição e desapego serão lições importantes a serem desempenhadas. Negativamente poderá mostra-se uma pessoa irritada, nervosa, egoísta e inquieta.

Fonte: GuiadeMulher
http://rayssak.blogspot.com/2009/08/numerologia-primeira-letra-do-nome.html

GRAFOLOGIA


As revelações de sua escrita: grafologia
José Bosco

Até onde podemos nos conhecer e avaliar uma pessoa após ter apresentado uma assinatura ou mesmo ter escrito um texto? Esse é um estudo da Grafologia que cada vez mais está sendo aplicada na área de recursos humanos.

O grafologista (ou grafólogo) José Bosco, autor de 2 livros, “Grafologia, a ciência da escrita” e “Grafoterapia e Grafopatologia”, afirma que “não existem duas escritas iguais no mundo, porque não existem duas personalidades iguais”.

A principal aplicação desse estudo é na área de Recursos Humanos; muitas empresas solicitam a análise grafológica para ver o perfil do profissional candidato à vaga. A Grafologia revela as aptidões, angústias e medos. Na parte pericial, prova cientificamente se a assinatura de um cheque é falsa ou verdadeira. Um perito grafotécnico, que tenha autorização legal, pode utilizar este laudo como valor legal e documental. A letra revela inclusive, num laudo psicológico, se as pessoas têm problemas psicóticos, principalmente, ligados à infância.

Segundo Bosco, já no século XVI existiam publicações que tratavam do assunto, porém nos últimos 100 anos a Grafologia, tendo como base a teoria da Psicanálise de Freud, desenvolveu-se como base científica.

O assunto é tão interessante e vasto que ter conhecimento sobre esse tema facilita diagnosticar problemas de ordem fisiológica, causados por fundo emocional e depressão, como problemas hormonais, cardíacos, de visão e outros.

As três zonas gráficas da letra

A letra é dividida em três zonas:

Zona Superior: análoga ao superego (o lado controlador) - mostrará características da personalidade relacionadas ao âmbito e o controle do superego, tais como imposição social quanto ao comportamento, desejos de estudo e crescimento intelectual, religiosidade, idealismo etc...

A Zona Média: representa lado social do indivíduo, ou seja, o Eu. A Zona Inferior: é o Id, ou seja, o lado instintivo do indivíduo. A letra f está na zona superior, a letra a está na zona média e a barriga da letra g está na zona inferior (isto na letra corrida e não na letra de imprensa).

As letras e a personalidade

Não dá para tirar uma conclusão apenas com uma característica e dizer, por exemplo, que uma pessoa é introvertida, só porque possui uma inclinação da letra para a esquerda. Tem que se olhar vários traços da escrita para se poder fazer a Grafologia. É só no conjunto que você chega à conclusão sobre a personalidade da pessoa.

Tipos de personalidade

O fiel: quem junta a letra g com a letra seguinte sem deixar espaço está tranqüilo sexualmente e bem na vida afetiva, não sentindo necessidade de procurar outra pessoa. A letra m em forma de u representa a fidelidade e a honestidade e com os laços representa a infidelidade e a mentira.

O infiel: o infiel não deixa de ser uma pessoa que está enganando o outro, pode ser incluído no mesmo rol de pessoas que têm tendência à mentira. Tudo que se refere a coisas ocultas e aos infiéis está relacionado a esconder a própria personalidade. Na parte central da escrita aquele m escrito em arcos parecendo um u, são de pessoas mais benevolentes, mas se é em guirlanda com laços já mostra infidelidade. A inclinação excessiva para a esquerda, letras que voltam para a esquerda, quando normalmente deveriam ir para a direita. Exemplo: têm pessoas que conseguem fazer um g e um q indo para a direita em vez de ir para a esquerda, deturpando o sentido natural da letra. Retoques excessivos na escrita também são uma forma psicológica de se esconder. Estas são as três características de uma pessoa que não é digna de confiança, as guirlandas com laços, a inclinação para a esquerda e os retoques.

O bom caráter, o confiável: uma assinatura e uma escrita legíveis mostram que a pessoa é sempre a mesma. Assinaturas e textos com letras do mesmo tipo são típicas de pessoas de confiança. As letras escritas em guirlanda, parecendo uma letra u, são letras em geral de pessoas honestas e confiáveis. A parte superior da escrita está bem feita e mostra a intelectualidade, a espiritualidade e o lado altruísta bem elaborado.

O ciumento: o ciumento cai no território da insegurança. Isto se reflete numa escrita estreita, inclinada para a direita e letras finais em clava à direita.

O sexualmente quente: toda a parte instintiva e o vigor sexual físico são vistos na parte inferior da escrita. Portanto, a letra que mais revela a sexualidade é o g. Isto porque o g tem uma forte barriga para baixo e se liga à próxima letra que vai ser escrita, mostrando como a pessoa mostra a sua sexualidade na sociedade. Uma pessoa sexualmente quente tem a barriga do g mais ampla e letras grandes e largas na zona inferior.

Pontos mais importantes e que mais pesam


1ª) A Inclinação

Normalmente a pessoa extrovertida tem inclinação para a direita e o introvertido para a esquerda.
Escrita perpendicular - É de uma pessoa equilibrada, mas isto não significa que ela será equilibrada em todos os momentos da vida. Isto demonstra uma tendência para ser uma pessoa equilibrada, mas tem que avaliar outras características para se ter certeza absoluta.

2ª) A ligação

As letras ligadas mostram uma pessoa com raciocínio lógico e racional e as letras separadas mostram uma pessoa mais intuitiva. Um artista terá letras desligadas, mas normalmente uma pessoa não é só lógica e só intuição, ela tem os dois lados, podendo ter uma parte da letra ligada e um outro agrupamento desligado. Enfim, isto está relacionado à maneira como a pessoa vê o mundo. Se é de forma objetiva ou subjetiva. Letras ligadas e desligadas mostram o quanto você está ligado à sociedade ou não.

A velocidade da letra - A pessoa que escreve muito rápido acaba deturpando a letra. A velocidade da escrita revela a velocidade mental. A pessoa que escreve rápido é ágil nas conclusões e na compreensão do mundo. A escrita muito lenta, não necessariamente lenta, implica baixo potencial intelectual com suas respectivas conseqüências, tais como falta de iniciativa, excessiva cautela e submissão.

A assinatura - A assinatura é o nome da pessoa é o Eu. São características que demonstram o quanto a pessoa quer dizer "Este sou eu". Pontos na assinatura indicam autoridade, tipo ponto final e acabou. Os traços na assinatura demonstram relevância. Você sublinha uma palavra no texto para valorizá-la? Isto inconscientemente representa uma pessoa que se auto-valoriza demais. A pessoa que faz uma bola em volta é o oposto como se quisesse esconder o Eu num invólucro.

O nome - Quem dá mais ênfase ao nome demonstra que teve uma infância feliz. Uma pessoa que dá ênfase ao sobrenome é uma pessoa mais orgulhosa de si. A assinatura do ex-presidente Fernando Collor é F. Collor.

Estrelas & Moléculas
George F. Jorge e Márcia Bernardo
http://www.jornaldaorla.com.br/blog_integra.asp?cd_autor=22&cd_blog=268

Cinema / Greta Garbo



GRETA GARBO


Greta Lovisa Gustafsson (1905-1990)
Actriz de cinema de sueca, naturalizada norte-americana, conhecida por "a divina". Já tudo foi dito sobre esta mulher de rosto perfeito, com uma fotogenia fantástica, nascida em Estocolmo e radicada nos EUA desde 1925. Aos 15 anos órfã de pai, trabalhou loja de modas. Descoberta pela publicidade foi convidada por E. A. Petschler para figurar num pequeno filme como banhista. Entrou para a Real Academia de Arte Dramática de Estocolmo, em 1922 e no ano seguinte faz o primeiro casting para cinema. Trabalhou com Mauritz Syiller, que lhe deu o apelido de Garbo. A sua celebridade seria conquistada nos EUA onde trabalhou no cinema mudo que transpôs para o cinema sonoro sem quaisquer problemas devido à sua voz profunda e sensual. O seu ar andrógino e frio criou o mito. As suas paixões foram um mistério e passou a sua longa vida sem nunca casar. Os papéis no grande ecrã são hoje, muitos deles, filmes de culto como "Amor", 1927, "A Mulher Divina" e "A Dama Misteriosa", 1928, "O Beijo", 1929, "Romance", 1930 "Inspiração", "Mata Hari", 1932, "A Rainha Cristina", 1934, "Ana Karenina", 1935, "Camille", (para os críticos o seu melhor filme) e ainda "Margarida Gautier", 1936, "Maria Walewska" (1937) "Ninotchka", 1939 e "A Mulher de duas caras", 1940 último filme em que entrou. Deixou de aparecer em 1947. Em 1955 recebeu o Óscar da Academia pelo conjunto da sua carreira. Saiu de cena no auge da fama tendo conquistado um lugar único na 7ª Arte.


http://www.leme.pt/biografias/80mulheres/garbo.html

Meio Ambiente / Gulo Gulo







Glutão ou Wolverine



O carcaju ou glutão (Gulo gulo) é um mamífero da família dos Mustelidae, ordem Carnivora. Vive no Hemisfério Norte, nas zonas frias da Sibéria, Escandinávia, Alasca, Canadá e em algumas partes da Europa.
O carcaju é um animal onívoro, com uma componente importante de carne na sua dieta. Exteriormente assemelha-se a um pequeno urso com cauda. Tem focinho e pescoço curto e orelhas pequenas e arredondadas. A pelagem é castanha fulva e negra, muito densa, impermeável e resistente ao frio. O carcaju pesa até 30 kg e mede em média 70 a 110 cm de comprimento, excluindo a cauda que chega aos 20 cm.
O carcaju é um animal tímido em relação ao homem, mas extremamente corajoso e agressivo nas relações com outros animais selvagens. Os carcajus atacam animais presos em armadilhas e são conhecidos casos em que roubaram presas a matilhas de lobos e até a ursos polares.
A época de reprodução decorre durante o verão, mas a implantação dos embriões no útero é atrasada até ao início do Inverno. A gestação só é bem sucedida se a fêmea tiver acesso a uma fonte abundante de alimentos. As crias nascem na Primavera em ninhadas de 3 ou 4 e desenvolvem-se muito rapidamente. Ao fim de um ano, os juvenis adquirem o tamanho adulto e a maturidade sexual. Os glutões podem viver até aos 13 anos.
O carcaju é o animal oficial do estado do Michigan. O personagem da Marvel, Wolverine, deve o seu codinome ao carcaju, do inglês "wolverine".





Descrição física: Exteriormente assemelha-se a um pequeno urso com cauda. Tem focinho e pescoço curto e orelhas pequenas e arredondadas. A pelagem é castanha fulva e negra, muito densa, impermeável e resistente ao frio.

Habitat: habitam florestas boreais, montanhas ou planícies abertas e matos. Eles constroem camas ásperas de grama ou folhas em cavernas ou fendas de pedra, em covas feitas por outros animais, ou debaixo de uma árvore caída. Eles constroem os ninhos ocasionalmente debaixo da neve.


http://pt.wikipedia.org

domingo, 1 de novembro de 2009

Minhas lista de Frases preferidas...


19 Frases sobre Felicidade



"A ação nem sempre traz felicidade, mas não há felicidade sem ação."
(Benjamin Disraeli)

"A felicidade depende mais do estado de espírito do que das circunstâncias exteriores."
(Orison Swett Marden)


"Não devemos permitir que alguém saia de nossa presença sem se sentir melhor e mais feliz." ( Madre Teresa de Calcutá)


"Não possuir algumas das coisas que desejamos é parte indispensável da felicidade."
(Bertrand Russel)


"No passado cometi o maior pecado que um homem pode cometer: não fui feliz."
(Jorge Luís Borges)

"Se quer viver uma vida feliz, amarre-se a uma meta, não às pessoas nem ou coisas."
(Albert Einstein)


"A felicidade é um bem que se multiplica ao ser dividido."
(Marxwell Maltz)


"Há só uma felicidade nesta vida, amar e ser amado.
(George Sand)


"A felicidade é difícil de se atingir, pois só a atingimos tornando felizes os outros."
(Stuart Clock)


"Alguns causam felicidade onde quer que eles vão; outros sempre que se vão."
(Oscar Wilde)


"Felicidade é boa saúde e má memória."
(Ingrid Bergman)


"Felicidade é saber aproveitar todos os momentos como se fossem os últimos."
(Léa Waider)

"A felicidade não é um destino. É um método de vida."
(Burton Hills)

"Os infelizes são ingratos; isso faz parte da infelicidade deles."
(Victor Hugo)


"Felicidade não se acha, se conquista."
(Léa Waider)

"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina."
(Cora Coralina)


"A infelicidade tem isto de bom: faz-nos conhecer os verdadeiros amigos."
(Honoré de Balzac)

"Felicidade é ter uma familia grande, carinhosa, amorosa, morando em outra cidade."
(George Burns)

"É bem difícil descobrir o que gera a felicidade; pobreza e riqueza falharam nisso."
(Elbert Hubbard)

Mário Quintana e a felicidade


DA FELICIDADE !
Quantas vezes a gente,em busca da ventura,
Procede tal e qual o avozinho infeliz:
Em vão,por toda parte,os óculos procura
Tendo-os na ponta do nariz!

Mário Quintana


A amizade é uma predisposição recíproca que torna dois seres igualmente ciosos da felicidade um do outro. Platão


(Deus)... nunca perturba a alegria dos seus filhos se não for para lhes preparar uma mais certa e maior. Alessandro Manzoni


A espécie de felicidade de que preciso não é fazer o que quero, mas não fazer o que não quero. Jean Jacques Rousseau


A felicidade de um amigo deleita-nos. Enriquece-nos. Não nos tira nada. Caso a amizade sofra com isso, é porque não existe. Jean Cocteau


A felicidade é uma obra-prima: o menor erro falseia-a, a menor hesitação altera-a, a menor falta de delicadeza desfeia-a, a menor palermice embrutece-a.

Marguerite Yourcenar

Tu és Feliz!



Aquilo a que chamamos felicidade consiste na harmonia e na serenidade, na consciência de uma finalidade, numa orientação positiva, convencida e decidida do espírito, ou seja na paz da alma.

Thomas Mann

Faça o que for necessário para ser feliz. Mas não se esqueça que a felicidade é um sentimento simples, você pode encontrá-la e deixá-la ir embora por não perceber sua simplicidade.
Mário Quintana

A felicidade consiste em acções perfeitamente conformes à virtude, e entendemos por virtude não a virtude relativa, mas a virtude absoluta. Entendemos por virtude relativa a que diz respeito às coisas necessárias e por virtude absoluta a que tem por finalidade a beleza e a honestidade.

Aristóteles

Essa Tal Felicidade / frases



As ideias das pessoas são pedaços da sua felicidade.

William Shakespeare


Na plenitude da felicidade, cada dia é uma vida inteira.

Johann Goethe


Só temos alegrias se as repartirmos: a felicidade nasceu gémea.

George [Lord] Byron


É muito melhor viver sem felicidade do que sem amor.

William Shakespeare


O dinheiro não traz felicidade — para quem não sabe o que fazer com ele.

Machado de Assis


Felicidade é a certeza de que a nossa vida não está se passando inutilmente.

Érico Veríssimo

As ideias das pessoas são pedaços da sua felicidade. William Shakespeare


Na plenitude da felicidade, cada dia é uma vida inteira.

Johann Goethe


Só temos alegrias se as repartirmos: a felicidade nasceu gémea.

George [Lord] Byron

É muito melhor viver sem felicidade do que sem amor.

William Shakespeare


O dinheiro não traz felicidade — para quem não sabe o que fazer com ele.

Machado de Assis


Felicidade é a certeza de que a nossa vida não está se passando inutilmente.

Érico Veríssimo

Frases

A felicidade é difícil de se atingir, pois só a atingimos tornando felizes os outros. Stuart Clock


Para suportar a tristeza basta um, mas para desfrutar a felicidade são precisos dois. Elbert Hubbard



A maior felicidade é quando a pessoa sabe porque é que é infeliz. Fiodor Dostoievski

A felicidade não é um ideal da razão mas sim da imaginação. Emmanuel Kant



A felicidade não é uma estação onde chegamos, mas uma maneira de viajar. Margareth Lee Rimbeuk


A felicidade é um bem que se multiplica ao ser dividido. Marxwell Maltz

Eles disseram e Eu concordo "Alegria"

A felicidade
Morava tão vizinha
Que, de tolo
Até pensei que fosse minha.

Chico Buarque



Deus é alegria.


Uma criança é alegria.


Deus e uma criança têm isso em comum:


ambos sabem que o universo é uma caixa de brinquedos.


Deus vê o mundo com os olhos de uma criança.


Está sempre à procura de companheiros para brincar.
Rubem Alves




Evitar a felicidade com medo de que ela acabe,


é o melhor meio de se tornar infeliz.


Albert Einstein

Frases Alegria e Felicidade

A alegria que se tem em pensar e aprender faz-nos pensar e aprender ainda mais.

Aristóteles

A felicidade consiste em três pontos: trabalho, paz e saúde.

Abílio Guerra Junqueiro

A alegria torna o homem sociável, a dor individualiza-o.

Christian Hebbel

A felicidade está fora da felicidade.

Fernando Pessoa

Evitamos a inveja se guardarmos as alegrias para nós próprios.

Séneca

Para o trabalho que gostamos levantamo-nos cedo e fazemo-lo com alegria.

William Shakespeare

A felicidade mais elevada é aquela que corrige os nossos defeitos e equilibra as nossas debilidades.

Johann Goethe

A felicidade não se resume na ausência de problemas, mas sim na sua capacidade de lidar com eles.

Albert Einstein

O silêncio é o mais perfeito arauto da felicidade. Eu estaria pouco feliz se pudesse dizer o quanto.

William Shakespeare

O sofrimento é o intervalo entre duas felicidades.

Vinícius de Moraes

Frases encantadoras!



A gente todos os dias arruma os cabelos: por que não o coração?
Provérbio chinês


Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.
Cora Coralina

Felicidade é a única coisa que podemos dar sem possuir...
Voltaire

As vezes ouço passar o vento; e só de ouvir o vento passar, vale a pena ter nascido.
Fernando Pessoa

O segredo é não correr atrás das borboletas... É cuidar do jardim para que elas venham até você.
Mário Quintana

A suprema felicidade da vida é a convicção de ser amado por aquilo que você é, ou melhor, apesar daquilo que você é.
Victor Hugo

A felicidade não está em viver, mas em saber viver. Não vive mais o que mais vive, mas o que melhor vive.
Mahatma Gandhi

A Felicidade versus Celebridades

O que faz a felicidade não é o repouso, mas o esforço. Não é a facilidade mas a dificuldade. Thomas Atkinson



A ação pode nem sempre ser felicidade, mas não há felicidade sem ação. Benjamin Disraeli



Não tenho tempo pra mais nada, ser feliz me consome muito. Clarice Lispector



A felicidade é um perfume que não podemos espargir sobre os outros, sem que caiam algumas gotas sobre nós mesmos. Ralph Waldo Emerson



Um homem feliz é como um barco que navega com vento favorável. Provérbio chinês



O mais feliz dos felizes é aquele que faz os outros felizes. Alexandre Dumas



A cada dia que vivo, mais me convenço de que o desperdício da vida está no amor que não damos, nas forças que não usamos, na prudência egoísta que nada arrisca e que, esquivando-nos do sofrimento, perdemos também a felicidade. Carlos Drummond de Andrade

Poesia 'O arco-íris



O arco-íris


Clarice Pacheco


O arco-íris
que brota do chão
sete cores o enfeitam
parece pintado à mão.

O arco-íris
será um dia
um grande escorregador
de alegria.

O arco-íris
não há mais nada a dizer
além de um sonho
o que mais pode ser!

Frases sobre Felicidade




A felicidade não é um prémio da virtude, é a própria virtude. Baruch Espinoza

A alegria é para o corpo humano o mesmo que o sol é para as plantas. Jean Massillon

A maior felicidade do homem é poder dar - e nunca pedir. Textos Judaicos

A felicidade é saber o que se quer e querê-lo apaixonadamente. Félicien Marceau

A alegria é a pedra filosofal que tudo converte em ouro. Benjamim Franklin

FRASES

"Todos têm uma criança alegre dentro de si, mas poucos a deixam viver". Augusto Cury


"Cada dia traz sua alegria e sua pena, e também sua lição proveitosa. " José Saramago

"A oportunidade do indivíduo não as definirá em termos de felicidade, mas em termos de liberdade." Simone de Beauvoir

Mensagem

Essa frase de Norman Lear nos faz pensar no quanto e efemera a vida...


sábado, 31 de outubro de 2009

Diário Informativo



MEU DIÁRIO



Dádiva Renata Nogueira Barbosa


Querido diário, depois de ter sido aprovado o projeto do meio ambiente, chegou o momento de colocá-lo em prática primeiro, foi preciso conversar com os moradores ribeirinhos sobre a importância do mesmo para a população. Após a conversa a maioria deles concordaram em fazer a cerca, exceto um morador por achar que a cerca ocuparia muito espaço do seu terreno. Embora todos tenham concordado sobre a relevância do projeto, pois o mesmo beneficia a todos.
No segundo momento, foi a hora de “arregaçar as mangas”, juntamente com todos os envolvidos, Professores, funcionários da escola, alguns alunos, dois funcionário cedidos pela empresa parceira no Projeto, e acima de tudo, muita força de vontade. Todos fomos para o lugar onde seria projeto, e acima de tudo, muita força de vontade. Todos fomos para o lugar onde seria plantado as mudas e construído a cerca para a proteção das mesmas. Foram necessárias duas metades de sábados para concluir o trabalho. Mas o trabalho não terminou por aí, pois ainda é preciso que os moradores auxiliem cuidando das arvorezinhas ate que elas atinjam um tamanho suficiente para não ser necessário mais de tanto cuidado.
Ah! Diário já estava esquecendo, hoje depois de quase um ano, voltamos ao local para verificarmos o que deu certo. Foi uma surpresa enorme, quando nos deparamos com aquelas mudinhas já tão crescidas e lindas. Apesar de percebermos também, que o morador responsável em fazer a parte pertencente ao seu terreno, ainda não fez nada. Só que o mais interessante é que o projeto deu certo, podendo ser constatado em registros feitos no retorno ao local e os resultados aparecerão daqui a alguns anos e trarão benefícios a todos, pois “ pensamos globalmente e agimos localmente”, contribuindo assim com uma pequena parte para o futuro do nosso Planeta.

Abordagem Metodológica em foco Materialismo Histórico



MATERIALISMO HISTÓRICO


O materialismo histórico é uma abordagem metodológica ao estudo da sociedade, da economia e da história que foi pela primeira vez elaborada por Karl Marx e Friedrich Engels(1818-1883), malgrado ele próprio nunca tenha empregado essa expressão. O materialismo histórico na qualidade de sistema explanatório foi expandido e refinada por milhares de estudos acadêmicos desde a morte de Marx.
De acordo com a tese do materialismo histórico defende-se que a evolução histórica, desde as sociedades mais remotas até à atual, se dá pelos confrontos entre diferentes classes sociais decorrentes da "exploração do homem pelo homem". A teoria serve também como forma essencial para explicar as relações entre sujeitos. Assim, como exemplos apontados por Marx, temos durante o feudalismo os servos que teriam sido oprimidos pelos senhores, enquanto que no capitalismo seria a classe operária pela burguesia.
Esta teoria de evolucionismo histórico fundamentava o pensamento Marxista que conduziu à implementação dos regimes comunistas pela "Revolução", ou seja, a rebelião das classes operárias contra os capitalistas.
O materialismo histórico como propulsor da evolução histórica foi posto em causa quer pelos pensadores liberais, que levaram ao desenvolvimento das Democracias do Norte da Europa, Reino Unido e América do Norte, quer pelos pensadores corporativistas que levaram ao desenvolvimento dos regimes autoritários de Itália, Portugal e Espanha.

Qual o seu fundamento?
"Não é a consciência que determina a vida, mas a vida que determina a consciência"
O materialismo histórico, pensamento desenvolvido pelo estudioso Karl Marx, fundamenta-se na observação da realidade a partir da análise das estruturas e superestruturas que circundam um determinado modo de produção. Nesse sentido, a história está ligada ao mundo dos homens enquanto produtores de suas condições concretas de vida e, portanto, tem sua base fincada nas raízes do mundo material, organizado por todos aqueles que compõem a sociedade. Os modos de produção são históricos e devem ser interpretados como uma maneira que os homens encontraram, em suas relações, para se desenvolver e dar continuidade à espécie.
O fato de Marx estar ligado a essa percepção material da vida e, por conseguinte, vinculado ao entendimento das relações humanas a partir dessa lógica da realidade que se faz presente no cotidiano das pessoas, nos dá a possibilidade de compreendermos que o pensamento marxista se estrutura, principalmente, por meio da inversão do pensamento Hegeliano. O propósito de uma história pautada no materialismo aparece como uma oposição ao idealismo. A realidade dos povos, segundo Marx, não pode ser explanada a partir de um parâmetro que entenda as idéias como um fator que figurem em primeiro plano, uma vez que estas somente encontram o seu valor enquanto fornecedoras dos alicerces que sustentam a imensa estrutura econômica, que nada mais é do que o próprio mundo material, o mundo real.
As idéias seriam, então, os reflexos da imagem construída pela classe social dominante. Isto é, o poder que ela exerce sobre as pessoas está diretamente relacionado com a edificação ideológica que esta “elite” constrói dentro das mentes de seus dominados, fornecendo sua visão de mundo. É dessa forma que a ideologia permeia a consciência de todos, transformando-os em objetos de uso e de exploração. Assim sendo, Marx acredita que a manutenção da estrutura econômica se dá mediante essa inversão da realidade, que se encontra no direito, na religião, e nas mais diversas formas de controle mental e social.
Segundo Marx, a sucessão de um modo de produção por outro ocorre devido a inadequação desse mesmo modo de produção e suas forças produtivas. Isto é, na idade feudal, com o desenvolvimento do comércio, as relações servis começaram a se mostrar como um entrave ao desenvolvimento das forças produtivas, provocando uma implosão dentro desse mesmo sistema e originando um outro novo: o capitalismo. Nesse sentido, o capitalismo nasceu a partir das contradições do sistema feudal, e que a burguesia (classe dirigente) ao criar a sua oposição, o operariado, engendrou também o seu futuro extermínio, cavando a sua própria cova.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Materialismo_hist%C3%B3rico

Filme "Ilha das Flores"



DOCUMENTÁRIO “ILHA DAS FLORES”


Um tomate é plantado, colhido, transportado e vendido num supermercado, mas apodrece e acaba no lixo. Acaba? Não. ILHA DAS FLORES segue-o até seu verdadeiro final, entre animais, lixo, mulheres e crianças. E então fica clara a diferença que existe entre tomates, porcos e seres humanos.


Direção: Jorge Furtado
Produção Executiva: Monica Schmiedt, Giba Assis Brasil e Nora Goulart
Roteiro: Jorge Furtado
Direção de Fotografia: Roberto Henkin e Sérgio Amon
Direção de Arte: Fiapo Barth
Música: Geraldo Flach
Direção de Produção: Nora Goulart
Montagem: Giba Assis Brasil
Assistente de Direção: Ana Luiza Azevedo
Uma Produção da Casa de Cinema PoA
Elenco Principal:
Paulo José (Narração)
Ciça Reckziegel (Dona Anete)


Prêmios
17º Festival do Cinema Brasileiro, Gramado, 1989:
Melhor filme de curta metragem (júri oficial, júri popular e prêmio da crítica), Melhor roteiro, Melhor montagem e mais 4 prêmios regionais (Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Roteiro e Melhor Montagem).
40º International Filmfestival, Berlim, Alemanha, 1990:
Urso de Prata para curta metragem.
Prêmio Air France, Rio de Janeiro, 1990:
Melhor curta metragem brasileiro.
Prêmio Margarida de Prata (CNBB), Brasília, 1990:
Melhor curta-metragem.
3º Festival Internacional do Curta-metragem, Clermont-Ferrand, França, 1991:
Prêmio Especial do Júri, Melhor Filme (Júri Popular).
American Film and Video Festival, New York, 1991:
Blue Ribbon Award.
7º No-budget Kurzfilmfestival, Hamburgo, Alemanha, 1991:
Melhor Filme.
Festival International du Film de Region, Saint Paul, França, 1993:
Melhor Filme.
Exibido na mostra “Os 10 Melhores curtas brasileiros da década de 80″, no Cineclube Estação Botafogo, Rio de Janeiro, 1990.