segunda-feira, 31 de maio de 2010

Você Sabia? Consciência Ambiental ?

Consciência Ambiental ? Virtude Mc?s

(Cauê, Lucas, Ratto) participação Leo chino

Consciência para salvar a essência da existência humana
O verde da natureza que hoje afunda na lama
Tsunamis furacões
Terremotos e vulcões
A natureza enfurecida revida nossas ações
Perde o brilho o equilíbrio
A noção do razoável
A saída é o desenvolvimento sustentável
Uma conciliação para manter a evolução
Mas medindo a conseqüência visando a preservação
Queimada desmatamento
Eu fico p... com isso
A camada de ozônio tá igual a um queijo suíço
Poluição desperdício me da até insônia
Gringo filho da ... quer roubar a Amazônia
Diz que tem boas intenções
Mas vive fazendo o mal
É o maior causador do aquecimento global
Extinto esfera azul que vaga no infinito

Silêncio é um grito aflito um esporro (Refrão 2x)
Silêncio é o planeta pedindo socorro

Geral tá ligado tá tudo trocado
O inocente na cadeia e o burguês endinheirado
Cansado de roubar na conta vários malotes
Mesmo que tente nunca vai ficar pobre
Pense um pouco na globalização
Testes nucleares destroem a nação
O ser humano é o próximo animal em extinção
É melhor parar para refletir agora
Se não vai ser tarde demais... VIRTUDE!

Extinto esfera azul que vaga no infinito
Silêncio é um grito aflito um esporro (Refrão 2x)
Silêncio é o planeta pedindo socorro

Consciência ambiental a favor do natural
É o mundo se acabando numa overdose global
Céu azul por do sol amarelo
Pro resto da minha vida é isso que eu quero
Poder ver a troca de estação
Outono inverno primavera e verão
Será que não aprende? Com essa experiência
A paz e o amor perderam a essência
O mundo perdeu a consciência básica
tá todo mundo louco de chuva acida
Biodiversidade agora não faz parte

Radioatividade vagabundo não tem lacre
De guerra o mundo vive um o...
Dizem que o humano tem mais sabedoria?
A sociedade não espera nem um pouco
Olho em volta tá todo mundo louco
Um matando o outro um querendo dar o troco
Agora o ser humano pede socorro
Diet. Light termos da socialight
Para salvar mundo ninguém faz sua parte
tá tranqüilo mantenho a esperança
Carrego no meu peito a bandeira branca.

Uma música muito sensata sobre Consciência Ambiental

Retratos da Vida

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A vida parece difícil?
Há pedras no caminho?
Pare um instante,
Respire fundo,
Reflita…
Olhe bem nos olhos da vida,
Não como adversária,
Não como inimiga,
Mas como fiel companheira
Pense alto, pense forte.
Arregace as mangas,
Siga em frente
E abra um sorriso largo.
Viver é uma arte…
Um eterno renascer,
Um eterno renovar,
Uma longa aprendizagem,
Uma longa caminhada,
Enfrentando desafios
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Aquele Olhar

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Aquele Olhar…
São dois olhos penetrantes,
Sedutores, instigantes,
Dois astros a me ofuscar…
Faróis de luz com quem sonho
Ter um futuro risonho,
Só amar, amar, amar…
Quisera eu, nesta vida,
Encontrar paz e guarida,
À sombra daquele olhar…
Realizar fantasias,
Acalentar manhãs frias,
Só amar, amar, amar…
Mas os olhos que eu amo,
Por quem suspiro e clamo,
São fontes do meu sofrer…
Algozes dos dias meus,
Lançam lampejos de [...]

Mulher Maravilha


MULHER MARAVILHA
por Oriza Martins
Você consegue se imaginar vivendo sem enxergar nada, com cegueira total?… Sem ver o colorido das flores, a beleza dos pássaros, a magia do pôr-do-sol, a cor dos olhos de seus entes queridos?… Sem poder observar uma cascata deslizando montanha abaixo… imagine quantas maravilhas sem conseguir ver nada, nada…
E você consegue imaginar-se sem ouvir nada? – Nem o cantar da passarada ao entardecer, a sinfonia das alvoradas, a voz de seus pais e irmãos, nem as melodias imortais dos gênios da música, a magia de uma poesia ou os sons divinos da natureza?…
E o que você acharia, então, de não conseguir ver e também não ouvir nada? Viver em completa cegueira e surdez? Como conseguiria sentir o mundo, sentir a vida, se não enxergasse nada e nem ouvisse nada?
Pois bem! Uma pessoa assim viveu plenamente sua existência, alfabetizou-se, estudou, tornou-se exímia escritora e um exemplo maravilhoso de ser humano. Seu nome: Helen Keller.
Como Helen Keller conseguiu esse milagre? Através do desenvolvimento de suas potencialidades humanas, com a Graça de Deus e a ajuda de um anjo chamado Anne Sullivan.
Anne Sullivan foi babá e preceptora da menina Helen Keller. Com perseverança, conseguiu com que a garota que nasceu surda e muda começasse a se comunicar através do tato e tornar-se um fenômeno em comunicação e exemplo de humanidade. Através do tato, Anne Sullivan ensinou Helen Keller a “falar” a “ouvir”, a se manifestar e expressar maravilhosas reflexões. Um verdadeiro milagre… tanto que serviu de tema a um filme intitulado “O Milagre de Anne Sullivan”.
Helen Keller… Anne Sullivan… estes são verdadeiros exemplos do que se pode chamar de “mulher-maravilha”!

Texto de Helen Keller

Vamos às maravilhosas palavras – primeiramente do Rivaldo – e depois dessa personagem inesquecível.

SOBERTO, EMOCIONANTE, SENTIMENTAL, VERDADEIRO. A INSPIRAÇÃO DE UMAS DAS MAIS BRILHANTES MULHERES QUE ESTE MUNDO JÁ CONHECEU, APESAR DE SER COMPLETAMENTE CEGA E SURDA.

ESTE RELATO É LONGO, MAS É TAMBÉM UMA GRANDE LIÇÃO DE FÉ E DE CORAGEM PARA NÓS, QUE ENXERGAMOS, OUVIMOS E AINDA VIVEMOS RECLAMANDO DA SORTE. ESTE É UM DOS MAIS VERDADEIROS E SINCEROS RELATOS QUE JÁ LÍ SOBRE A SUPERAÇÃO DE UMA DEFICIÊNCIA IRREVERSÍVEL.

POR FAVOR, LEIA ATÉ O FINAL. DEPOIS SALVE O TEXTO…FECHE OS OLHOS E PASSE CINCO MINUTOS VAGANDO POr SUA CASA, TENTANDO VER AS COISAS QUE LHE SÃO FAMILIARES E QUERIDAS, APENAS PELA VISÃO TÁCTIL.

NOSSA HOMENAGEM A HELLEN KELLER, NESTE DIA INTERNACIONAL DA MULHER. QUANDO VOCÊ DESEJAR VALORIZAR TODO SEU POTENCIAL DE SER HUMANO, PROCURE LER ALGUMA COISA A RESPEITO DESSA VIDA, SIMPLESMENTE, FANTÁSTICA. MILAGRE DE DEUS.

VEJA AGORA QUANTA BELEZA NÓS NÃO PERCEBEMOS AO NOSSO REDOR. – ENVIO DO RIVALDO.

De Helen Keller

O que veriam meus olhos em três dias.
Helen Keller por Helen Keller.
Muitas vezes tenho pensado quão benéfico seria, se cada ser humano fosse atingido pela cegueira e pela surdez, durante alguns dias somente, nos começos da vida adulta. Por contraste, o negrume da cegueira o faria apreciar melhor a visão; e o silêncio lhe ensinaria, certamente, as alegrias do som.
Uma vez por outra faço uma sondagem entre os meus amigos dotados de vista, afim de descobrir o que é que eles vêem. Recentemente perguntei a uma amiga, que acabava de voltar de uma longa caminhada pelos bosques, o que havia observado por lá: Nada de particular, replicou ela.
Como é possível — perguntei então a mim mesma — passear durante uma hora através do arvoredo, sem nada ver que seja digno de nota? Eu, que não possuo o dom da vista, descubro meramente através do tato centenas de coisas que me despertam interesse. Tateio a folha duma planta, e sinto a delicada simetria de suas nervuras. Acaricio amorosamente a branda pele dum vidoeiro prateado, ou a casca rugosa e áspera dum pinheiro…
Chegada a primavera, ando a apalpar os ramos das árvores na esperança de descobrir um rebento, primeiro sinal da natureza que desperta do longo sono do inverno. Ocasionalmente, se a sorte me favorece, ao pousar a mão de leve num arbusto, sinto-o vibrar de alegria ao gorjeio dum passarinho. Por vezes o coração chora-me no peito, com desejo de ver todas essas coisas que a cegueira me esconde. Se o simples contacto da mão me pode dar tanto prazer, quanta mais beleza a visão das coisas poderia revelar-me! E já me tenho abandonado a imaginar que é que eu mais gostaria de ver, se me fosse dado o uso dos olhos, digamos, por três dias somente.
Começaria eu por dividir em três fases esse período. No primeiro dia, gostaria de ver as pessoas cuja bondade têm tornado minha vida digna de ser vivida. Eu não faço idéia do que seja poder ver o coração duma pessoa amiga através do que chamam “as janelas da alma” — os olhos. Tudo que eu posso “ver” são os contornos duma face — através a polpa de meus dedos… sei distinguir o riso, a mágoa, e muitas outras emoções que o rosto humano reflete. Conheço meus amigos pelas sensações que me dão as suas faces…
Quanto mais fácil, e quanto mais satisfatório será para vós outros — que podeis ver — o aprender rapidamente as qualidades essenciais de outra pessoa, só com observar-lhes as sutilezas da expressão, o estremecimento de um músculo, o gesto rápido da mão! Mas já porventura vos ocorreu utilizar a vista para penetrar na natureza íntima dum amigo? Ou será que a maior parte das pessoas, ao verem os seus semelhantes, se limitam a colher de passagem os traços exteriores das fisionomias e se contentam com isso?
Por exemplo, será o leitor capaz de descrever com minúcias o rosto de cinco dos seus melhores amigos? Tenho perguntado a vários maridos qual a cor dos olhos das esposas, para receber em resposta expressões de embaraço e confissão de que não sabem !
Oh, quantas coisas eu havia de ver, se me fosse dado o dom da vista apenas por três dias!
O primeiro dia seria um dia pleno. Chamaria à minha presença todos os meus amigos queridos, e olharia demoradamente para os seus rostos, de modo a gravar na minha mente as evidências externas da beleza que mora dentro deles. Deixaria também repousar meus olhos na face dum bebê, para poder captar uma visão da beleza ávida e inocente, que precede a consciência individual dos conflitos provocados pela vida. Gostaria igualmente de ver os livros que me têm sido lidos, e que me têm revelado as correntezas mais profundas da alma humana. E gostaria de penetrar nos olhos leais e confiantes de meus cães: o meu cachorrinho escocês e o meu valoroso dinamarquês.
À tarde daria um grande passeio pelos bosques e embriagaria meus olhos com as belezas do mundo natural. E rogaria a Deus que me deixasse ver a glória dum ocaso deslumbrante de cor. Essa noite, acho que eu não seria capaz de dormir!
No dia seguinte levantar-me-ia com a primeira luz da aurora, para assistir ao milagre empolgante pelo qual a noite se transforma em dia. Cheia de reverente assombro, eu havia de presenciar o magnificente panorama de luz com que o sol desperta a tarde adormecida.
Esse dia, eu o consagraria a formar uma rápida visão do mundo, do passado como do presente. Gostaria de ver desfilar diante de meus olhos o cortejo do progresso humano, e para isso iria percorrer os museus, onde abraçaria com a vista a história condensada da Terra — as raças humanas e os animais representados no seu ambiente natural; as carcaças gigantescas de dinossauros e mastodontes que povoavam o globo antes de o homem haver aparecido com a sua minúscula estatura e o seu cérebro poderoso para dominar todo o reino animal.
Iria, depois, visitar os museus de arte. São-me bastante familiares, através do tato, as esculturas dos deuses e deusas da antiga terra do Nilo. Já toquei e percorri com meus dedos reproduções de frisos do Partenon, e senti sob eles a rítmica beleza dos guerreiros helênicos em combate… As feições de Homero, nodosas e ornadas de barbas, me são queridas, pois ele, como eu, era cego também.
Assim pois, nesse meu segundo dia, eu me esforçaria por penetrar na alma do homem através as suas obras de arte. Reconheceria assim, pela vista, os objetos que hoje conheço apenas pelo tatear de minhas mãos. E, coisa mais prodigiosa ainda, todo o mundo magnífico da pintura me ficaria aberto. Naturalmente, eu conseguiria apenas receber de tudo isso uma impressão superficial, porque — consoante me dizem os artistas — para apreciar a Arte com profundo e verdadeiro conhecimento, é preciso educar a vista; é indispensável aprender pela experiência a pesar os méritos da linha, da composição, da forma, da cor. Ah! Tivera eu olhos capazes de ver e com que fervor e afinco empreenderia tão fascinantes estudos!
A noite do meu segundo dia seria passada no teatro ou no cinema. Como eu gostaria de seguir com os olhos a silhueta fascinante de Hamlet, ou a rotundidade jovial de Falstaff entre os variegados parâmetros isabelinos! Não posso apreciar a beleza dos movimentos rítmicos, exceto na esfera muito restrita do toque de minhas mãos. Apenas vagamente posso visionar a graça duma Pavlova, conquanto eu saiba alguma coisa dos deleites do ritmo, pois com frequência posso adivinhar o compasso da música, quando o soalho traz até mim as suas vibrações. Posso perfeitamente imaginar como os movimentos cadenciados devem ser uma das coisas mais agradáveis de contemplar no mundo! Foi-me possível apreender isso, seguindo com meus dedos as linhas dos mármores esculpidos; se a graça das figuras estáticas pode ser tão adorável, quanto mais agudo não será o prazer, a emoção de vê-las em movimento!
Na manhã seguinte, levantar-me-ia cedo, mais uma vez, para saudar o raiar da aurora, ansiosa de descobrir novos prazeres, novas relações de beleza. Este dia, o terceiro da minha incursão no mundo das imagens, eu iria passá-lo entre os que trabalham, entre os homens e mulheres incessantemente absorvidos nas mil ocupações da vida humana. A grande cidade é hoje o meu destino.
Fico, primeiro, de pé a uma esquina das mais movimentadas, limitando-me a olhar a gente que passa, tentando compreender na sua aparência alguma coisa das suas vidas cotidianas. Vejo sorrisos, e isso me torna feliz. Vejo firme decisão, seriedade — e isso me dá orgulho. Vejo, noutros rostos, pintado o sofrimento, o que me inspira compaixão.
Desço com o meu vagar uma grande avenida central. Deixo errar meus olhos a esmo, sem fixar em nada, para não ver nada em especial, mas apenas um fervilhante caleidoscópio de cor. Tenho certeza que as cores dos vestidos das mulheres, passando em torrente nas ruas, devem constituir um espetáculo de beleza de que eu não havia de me fatigar facilmente. Mas talvez que, se gozasse da vista, eu fosse como a maior parte das outras mulheres — demasiado interessada em modas e estilos, para poder prestar atenção ao esplendor do colorido desfilando em massa!
Dessa grande avenida eu partiria a dar uma volta pela cidade — a ver os seus bairros de miséria, as fábricas, os parques onde as crianças brincam. Faria, sem sair do meu país, uma viagem ao estrangeiro, visitando os bairros onde vivem aglomerados os imigrantes de outras terras. Iria de olhos sempre bem abertos para todas as visões de felicidade e miséria, de modo a poder penetrar bem fundo e colher elementos para adicionar à minha compreensão dos hábitos de vida e de trabalho do mundo.
Meu terceiro dia de férias no mundo da visão vai-se acercando já do termo… Existem talvez muitos outros aspectos sérios da vida, aos quais eu deveria consagrar as poucas horas de vista que me restam, mais creio que esta noite — por ser a do último dia! — voltarei a correr ao teatro, para ver alguma peça hilariante, que me permita apreciar as ressonâncias harmônicas da comédia no espírito humano.
À meia-noite as trevas da cegueira voltariam a envolver-me… É natural que durante esses três dias eu não tivesse visto tudo quanto desejaria ver. E só quando a escuridão voltasse a descer sobre meu mundo, é que eu compreenderia quanta coisa me ficara por ver!
Talvez este breve programa não coincida com o plano que o leitor, dotado de vista, traçaria para si próprio, se soubesse que estava em vésperas de ser ferido de cegueira irremediável. Estou certa, contudo, de que se ele encarasse semelhante fatalidade, saberia fazer de seus olhos um uso tal como nunca dantes fez. Tudo aquilo que visse se lhe tornaria querido. Seus olhos roçariam e envolveriam amorosamente quanta coisa caísse dentro do seu campo de visão. Depois, por fim, aprenderia a ver realmente, e um novo mundo, um mundo de beleza, se lhe desdobraria diante dos olhos.
Eu, que sou cega, posso dar uma sugestão àqueles que vêem: façam uso dos olhos como se amanhã a cegueira os esperasse. E o mesmo se pode aplicar aos outros sentidos. Escutem a música das vozes, a canção das aves, os acordes poderosos duma orquestra — como se amanhã a surdez os ameaçasse. Toquem cada objeto como se amanhã fossem perder o sentido do tato. Aspirem o aroma das flores, saboreiem com delícia cada bocado, como se amanhã fossem deixar para sempre de cheirar e saborear… Tirem o máximo proveito de cada um dos sentidos!
Rejubilem em todas as facetas do prazer e da beleza que o mundo lhes revela, através dos vários meios de contacto concedidos ao homem pela natureza. Mas de todos os sentidos, estou certa que a vista deve ser o mais grato de deleitoso.
http://www.culturalivre.net/2010/03/11/mulher-maravilha/

Novo Mês

Por Carmen Vervloet

Nesse mês que se achega…
Que cada homem seja respeitado
como um ser humano
nesse planeta que Deus nos deu.

Que vicejem as matas,
que jorrem puras as cascatas,
que a amizade seja um pomar
de bons frutos,
que a vida seja um paraíso absoluto
que o amor seja um sol que aquece
e que em alegrias o caminho tece!
Que nos demos as mãos
e nos façamos [...]

Aquela palmeirinha…
Onde o sabiá se aninha,
coberta por luzes amarelinhas…
Sinaliza e me encanta…

Pesquizando Wikipédia - Horário de Verão

Horário de Verão é a alteração do horário de uma região, designado apenas durante uma porção do ano, adiantando-se em geral uma hora no fuso horário oficial local. O procedimento é adotado costumeiramente durante o verão, quando os dias são mais longos, em função da posição da Terra em relação ao Sol, daí o nome em português, espanhol, alemão e outras línguas. Em inglês, por exemplo, o termo "Daylight saving time" (Horário de economia com luz do dia, em tradução livre) enfatiza a função prática da operação, enquanto em italiano "Ora legale" (Hora legal), destaca o caráter artificial da medida.
A ideia de adiantar os relógios para aproveitar melhor as horas de sol foi lançada em 1784 pelo político e inventor americano Benjamin Franklin, numa época em que ainda não existia luz elétrica. Mas sua idéia não sensibilizou nem o governo do seu país, nem o da França, onde foi publicado um artigo seu sobre a possível economia em cera de vela gerada pelo adiantamento do relógio em uma hora no verão.[1] Mais tarde, em 1907, William Willett, da Sociedade Astronômica Real tentou persuadir, sem sucesso, a sociedade britânica a adotar a prática. O primeiro país a adotar oficialmente o horário de verão foi a Alemanha durante a Primeira Guerra Mundial.[2]
Críticos do horário de verão alegam que a medida afeta o chamado relógio biológico das pessoas, principalmente das mais velhas, com prejuízos à saúde.
pt.wikipedia.org/wiki/Horário_de_verão

Tecnologia da Informação Versus Redação

Profissionais de TI também precisam de conhecimentos de Redação

Ter um texto claro, correto e objetivo é um diferencial na área de Tecnologia da Informação (TI), setor em que um grande número de profissionais não domina o Português. Quem acredita que saber redigir não tem a menor importância, quando se trata de um setor tão técnico, e que saber expressar-se com clareza é preocupação apenas de vestibulandos e "concurseiros", é bom ficar atento. Veja mais detalhes nesta matéria publicada pela Revista TI, especializada para assuntos de Tecnologia.

O que você acha que precisa saber para se dar bem no mercado de tecnologia? JavaScript, ERP, ASP, redes? Pois inclua nessa lista uma linguagem, ou melhor, língua que anda em baixa entre profissionais de TI: a portuguesa. Acreditar que nunca vai precisar ter um texto claro, ou que erros de concordância não têm o poder de prejudicar sua carreira é o pensamento da maioria. Você pode ser diferente da maioria.

De acordo com o diretor de serviços educacionais da Sun Microsystems, Francisco Paletta, apesar de os conhecimentos técnicos serem primordiais para um profissional de informática, ele tem que ser capaz de verbalizar suas idéias para os outros departamentos da empresa em que trabalha. "Se tiver de elaborar um plano de ação para uma solução de software, por exemplo, você vai precisar interagir com a equipe técnica, que muitas vezes não consegue ser clara nos seus relatórios e planos" – declara.

O executivo reforça a idéia citando o exemplo da própria Sun: "Eu gerencio uma equipe de 20 técnicos. São profissionais brilhantes, conseguem soluções para os problemas mais complexos. Mas, quando precisam escrever algo como um plano de trabalho ou uma carta de apresentação, é incrível a dificuldade que eles têm."

Para Paletta, um grande problema é o hábito de usar palavras e conceitos altamente técnicos para resumir informações. O resultado é uma salada de jargões compreensíveis apenas para quem é da área. "Ele acha que as mensagens que está transmitindo são de domínio universal, quando, na verdade, elas precisam ser traduzidas para os leigos", diz.

Os leigos que interessam, nesse caso, são os clientes da empresa. A falta de preocupação com um texto mais mercadológico, que venda uma idéia, é outra carência dos profissionais de TI, na visão de Paletta. "É claro que você não pode se descuidar da parte técnica. Existem propostas e planos de ação maravilhosos, super bem-elaborados, mas que não têm uma boa idéia por trás, são só marqueteiros. Mas você tem que saber também tornar a sua idéia atraente. Todo tempo, 24 horas por dia, sete dias por semana, 365 dias por ano, você está vendendo alguma coisa: sua idéia, sua empresa, você mesmo".

Redação eliminatória

Quem ainda duvida de que um texto “truncado” possa interferir na carreira de um profissional técnico é porque não conhece o método de seleção da MLab. A diretora de Recursos Humanos da produtora, Beatriz Fortes, conta que os candidatos à área de planejamento de projetos e consultoria de tecnologia passam por uma fase eliminatória de redação. Para os outros setores, a redação também faz parte do processo seletivo, mas tem um peso menor.

"Para trabalhar na MLab, você tem que saber escrever sobre o que pensa. O maior problema não é com a ortografia (porque há o corretor do Word para isso), mas com a estrutura da língua, a clareza de idéias e a concordância. Aqui, só os erros de ortografia são perdoados. Quem tem problemas de concordância e principalmente de clareza não entra", afirma, taxativa.

Doutora em Língua Portuguesa, Beatriz Fortes afirma ter ficado aflita quando entrou nesse mercado e constatou a falta de domínio da língua entre os profissionais. Antes de fundar a MLab, ela dava aulas de redação para executivos. "Os cursos se chamavam “discurso na empresa” ou algo assim. Um nome mais bonito para eles não acharem que estavam tendo aula de Português.

Uma história parecida com o programa de seleção da MLab foi vivida por Sílvio Reis, coordenador acadêmico do TI Master. Na época em que trabalhava em um provedor de acesso, ele aplicou uma redação para um grupo de dez candidatos a suporte técnico da empresa. "Ninguém foi aprovado. Alguns até reclamaram quando souberam do tipo de prova, argumentando que tinham ido ali para trabalhar na área tecnológica, e não para ficar escrevendo" – conta Reis.

http://www.redacaocriativa.com/profissionais-de-ti-tambem-precisam-de-conhecimentos-de-redacao.html

Gincana? Metodologias / Competências

Gincana como metodologia - áreas em que o educador pode atuar
Educação corporativa
Educação ambiental
Educação sexual (orientação sexual)
Educação para a saúde (cuidado e auto-cuidado)
Educação para a paz
Educação do consumidor
Educação para o trânsito
Educação para a igualdade (pluralidade cultural e diversidade)
Ética
Cidadania
Competências e habilidades desenvolvidas em uma boa gincana:
Senso ético.
Espírito negociador.
Habilidade para trabalhar em equipe.
Flexibilidade.
Organização.
Desenvolvimento de estratégias.
Capacidade de diálogo.
Percepção aguçada.
Paciência.
Resiliência.
Atualização cultural.
Responsabilidade social e solidariedade.
Vocação para o improviso.
Senso de pertinência.

O que é Gincana...

Gincana é alegria e lazer saudável.

Gincana é educação.

Gincana é resgate dos valores históricos e culturais da comunidade.

Gincana é filantropia.

Gincana é valorização da imagem do organizador.

Gincana é cultura.

Gincana é publicidade, é marketing, é comunicação dirigida.

Gincana é geradora de respeito e amor à família e às instituições.

PRINCÍPIOS PARA UMA GINCANA FUNCIONAR

Competências e habilidades desenvolvidas em uma boa gincana:

Senso ético.

Espírito negociador.

Habilidade para trabalhar em equipe.

Flexibilidade.

Organização.

Desenvolvimento de estratégias.

Capacidade de diálogo.

Percepção aguçada.

Paciência.

Resiliência.

Atualização cultural.

Responsabilidade social e solidariedade.

Vocação para o improviso.

Senso de pertinência.

fonte:http://www.gincanas.net/gincanas/index.php

“ Como fonte de prazer e de sabedoria, a leitura não esgota seu poder de sedução nos estreitos círculos da escola, abrange tudo ao seu redor.” Marisa Lajolo
http://eproinfo120teresaloureiro.wikispaces.com/ATIVIDADES+M%C3%93DULO+1

Pesquisando Projeto

Pesquisa sobre trabalho no Colégio Estadual Antonio Sa Pereira – Ilhéus:

“ I Gincana de Leitura”, elaborado e coordenado pela professora Josete Ferreira Nunes dos Santos – turno Noturno- 2009.

I Gincana de Leitura

META: “Envolver os alunos com a leitura, oportunizando o desenvolvimento da imaginação e da fantasia, criando condições necessárias para se pensar um projeto de vida com mais conhecimento sobre o mundo, sobre as coisas e sobre si mesmo”.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
* Promover práticas de oralidade e de letramento de forma integrada, levando o aluno a identificar as relações entre oralidade e escrita: relações de independência, de dependência, de interdependência.
* Desenvolver as habilidades de uso da língua escrita em situações diversificadas.
* Motivar a leitura de diferentes tipos de texto e gêneros e com diferentes funções.
* Desenvolver as habilidades de produzir e ouvir testos orais e escritos.
* Criar situações em que os alunos tenham oportunidades de refletir sobre os textos que lêem, escrevem, falam ou ouvem.
* Incentivar a leitura.
* Equipar a Biblioteca da Unidade Escolar para propiciar aos alunos momentos de interação com os livros e com a leitura.
* Integrar pais, alunos, professores e comunidade civil nas atividades escolares.
* Preparar o aluno do ensino médio para o vestibular, incentivando-o à leitura dos livros recomendados.
OBRAS LITERÁRIAS (2007-2009)
1. “Eu” – Augusto dos Anjos
2. “Os Becos do homem” – Jorge de Souza Araújo
3. “Noite na taverna” – Álvares de Azevedo
4. “ O livro das Ignoraçãs” – Manoel de Barros
5. “ O tempo é chegado” – Euclides Neto
6. “ O fogo morto” – José Lins do Rego
7. “ O Auto da Compadecida” – Ariano Suassuna
TAREFAS PRÉ – ESTABELECIDAS:


DURAÇÃO: 2 meses (01 tarefa por semana de cerca de 1h, a última de 2hrs.
SÉRIES: 1os e 2os anos turno noturno; professora envolvida 01; professores e suporte júri-observadores, entre 3 e 5 por tarefa.
ÁREA DE CONHECIMENTO: Língua portuguesa
RECURSOS TECNOLÓGICOS UTLIZADOS: dvd, caixa som, microfone, câmera digital (fotos e filmes); Posterior: montagem fotos no Picasa e montagem do filme utilizando as fotos e filmes feitos durante o processo.
OBSERVAÇÃO: Inicialmente seriam 3 turmas e no primeiro momento, umas das turmas do 1º ano C não se organizou, se desmotivou pela apresentação das outras turmas e “deixou” por isso mesmo. As turmas participaram ativamente, sendo que o 2º ano D de forma unida, todos sempre juntos, inovando a cada momento, sempre traziam coisas novas. O 1º ano D, o grupo que realmente participava, fazia as coisas acontecerem eram um pequeno grupo de 10, 15 alunos, os outros seguiam um pouco o bonde andando.

Depoimento da Professora Teresa:
‘Foi uma iniciativa maravilhosa da professora Josete e, pioneira na escola. Esperemos, que a partir desta primeira experiência outras e muito mais aconteçam daqui para a frente. ‘
Algumas fotos no blog da escola:
http://colegiosapereira.blogspot.com/

Pesquiza aprendizagem por meio de Projetos

Aprendizagem por meio de Projetos

Façam uma pesquisa sobre experiências desenvolvidas por meio do trabalho por projetos, realizada no contexto da escola.
A pesquisa pode ser feita na Internet ou por contato com professores (entrevistas, observação, leitura de artigos ou livros).
As informações obtidas devem ser documentadas, organizadas e analisadas, relate número de professores e alunos envolvidos, recursos tecnológicos, área de conhecimento , série, duração, objetivos ,metas do projeto, entre outras.
Salvando como "seunome_pesquisa" na Biblioteca- Material do Aluno, tema "Atividade” e subtema "Trabalho por Projeto".

Quem Sou - Atividade

Proposta de Atividade “Quem Sou?”

Cada cursista deverá relatar “Quem sou como professor e aprendiz, usando o editor de texto” levando em consideração os seguintes pontos de reflexão:

Sou um professor que desperta a curiosidade do aluno?

Busco preparar meus alunos para utilizar os novos sistemas culturais de representação do pensamento?

Desenvolvo uma prática interativa com os alunos?

Ouço suas idéias?

Aprendo com os alunos? Com os colegas?

Faço mudanças na minha forma de ensinar?Por quê?

Sinto-me confortável quando isto acontece ou tenho receio?

Salvar o arquivo com o “nomedadupla_ativ1”e compartilhar com os colegas enviando para a Biblioteca – Material do Aluno – tema Atividade 1 – subtema “Quem sou”.

Proposta de Atividade

“Quem Sou?”

Cada cursista deverá relatar “Quem sou como professor e aprendiz, usando o editor de texto” levando em consideração os seguintes pontos de reflexão:

Sou um professor que desperta a curiosidade do aluno?

Busco preparar meus alunos para utilizar os novos sistemas culturais de representação do pensamento?

Desenvolvo uma prática interativa com os alunos?

Ouço suas idéias?

Aprendo com os alunos? Com os colegas?

Faço mudanças na minha forma de ensinar?Por quê?

Sinto-me confortável quando isto acontece ou tenho receio?

Salvar o arquivo com o “nomedadupla_ativ1”e compartilhar com os colegas enviando para a Biblioteca – Material do Aluno – tema Atividade 1 – subtema “Quem sou”.

Hipertexto: Atividades Relacionadas / Pesquisa

Planejamento de Atividades com hipertexto

OBJETIVOS:
- Orientar para a pesquisa de conteúdos e informações na Internet e a seleção de dos mesmos para a realização das atividades propostas.

PRÉ-REQUISITOS:
- Ter conhecimentos básicos de informática: editor de textos e imagens, navegação web
- Saber usar a TV pen drive

PROCEDIMENTOS:
- Pesquisar na Internet, em grupos de 04 ou 05 pessoas, a biografia dos personagens históricos que aparecem no vídeo Ler devia ser proibido: Gandhi, Martin Luther King, Nelson Mandela, Spielberg, Einstein, Dalai Lama, Ziraldo, Jorge Amado, Betinho.
- Utilizar a Wikipédia e visitar as páginas das bibliotecas virtuais.
- Organizar as informações adquiridas para apresentação no Power point, convertendo para TV pen drive, associando imagens e texto.
- Apresentar a pesquisa para os demais grupos.

RECURSOS:
- Computador, TV e Pen drive

AVALIAÇÃO:
- Observação de todo processo de pesquisa e criação, pelo professor responsável;
- Análise de todo material produzido: imagens, texto claro, informações precisas
- Apresentação em sala, através de ficha avaliativa.

PESQUISA:

HIPERTEXTO: Tecnicamente, um hipertexto é uma rede composta de nós ligados por conexões. Os nós podem ser palavras, páginas, imagens ou partes de imagens, seqüências sonoras, referência a documentos complexos que podem ser eles mesmos hipertextos. Os nós não estão ligados linearmente, como em uma corda ou como nos elos de uma corrente mas cada um deles, ou a maioria, estende suas conexões em estrela, de modo reticular. "Ferramenta para o escritor e meio para o leitor, os documentos em hipertexto permitem ao escritor ou a grupos de autores conectar dados entre si, criar trajetos em um conjunto de material afim, anotar textos já existentes e criar notas que remetam tanto a dados bibliográficos como ao corpo do texto em questão. O leitor pode navegar pelos textos anotados, referidos e conectados de forma ordenada (no sentido de que se ligam a um objetivo) mesmo que não seqüencial" (Landow, 1995, p. 17), portanto, um hipertexto pode ser entendido como um conjunto de fragmentos de informação (nós) e um conjunto de nexos eletrônicos que os conectam entre si. O termo hiperdocumento simplesmente estende a noção hipertextual ao incluir informações visuais, sonoras e animações. O hipertexto ao possibilitar a passagem do discurso verbal a imagens, mapas, diagramas e sons ou outro fragmento textual expande a noção de texto muito além do meramente verbal, caminhando ao encontro das formulações pós-estruturalistas nos que diz respeito à ênfase na idéia de "texto".

Modelo de Projeto Integrado de Aprendizagem

Atividade 1. 3 Projeto integrado de aprendizagem – definição do tema

Tema:O uso da tecnologia em sala de aula.

Definição do tema:

· O uso das TIC em sala de aula, uma fonte de recurso para a aprendizagem da língua portuguesa.

Objetivo geral:

· Promover a aprendizagem da língua portuguesa por meio do uso da TIC, tornando as aulas mais dinâmicas para que haja um melhor rendimento na busca do conhecimento.

Justificativa:

· O projeto tem como objetivo desenvolver competências, habilidades nos alunos na busca incessantes de conhecimento da referida língua portuguesa, para que as aulas tornem mais agradáveis e dinâmicas, pois é do conhecimento que é nesta disciplina que apresenta maior índice de reprovação. Tendo em vista que ela é a que norteia as demais disciplinas como na leitura e na interpretação.

2010 Ano Internacional da Biodiversidade

2010 foi declarado pelas Nações Unidas como o Ano Internacional da Biodiversidade, com o objetivo de que os países reflitam e adotem ações em torno do tema. Diversidade biológica, ou biodiversidade, refere-se à variedade de vida no planeta Terra, incluindo a variedade genética dentro das populações e espécies, a variedade de espécies da flora, da fauna e de microrganismos, a variedade de funções ecológicas desempenhadas pelos organismos nos ecossistemas; e a variedade de comunidades, habitats e ecossistemas formados pelos organismos.

Relatório Descritivo

1. RELATO DO FORMADOR(A) SOBRE O DESENVOLVIMENTO DO CURSO E APOIO PARA REALIZAÇÃO

O curso Introdução à Educação Digital, do PROINFO INTEGRADO, Turma 10405, iniciou no dia 04/05/2010, cuja inscrição inicial era de 60 participantes, por isso foram agendados dois encontros de 4 horas para vivenciar a Unidade 1: Tecnologias na sociedade e na escola, organizados da seguinte forma: cursistas que trabalham a tarde foram atendidos no Encontro Presencial do período Matutino no LIE da Escola Estadual de Ensino Fundamental 16 de Junho _ identificados como turma “A”, e os cursistas que atuam de manhã foram distribuídos para o encontro no LIE da Escola Estadual de Ensino Fundamental Prefeito Marcos Donadon no período Vespertino _ identificados como turma “B”. Assim com 30 participantes em cada turma os espaços seriam suficientes, ressaltando que em nossa cidade não há escola com espaço para atender a demanda de 60 cursistas ao mesmo tempo, especificamente com a disponibilidade de computador e internet.
O LIE da Escola Prefeito Marcos Donadon, teve sua aula inaugural com este curso, todos os professores foram convidados a ligarem as maquinas como ponta pé inicial ao sistema operacional LINUX, entre eles haviam aqueles que pela primeira vez ligava um computador, _ momento único, uma conquista a cada momento para os cursistas. Até por que a Tecnologia na sociedade e na escola tem que acontecer de fato, não apenas no papel. O LIE da outra escola já é ambiente de aprendizagem para professores e alunos.
Depois de relevantes informações sobre a organização da turma e distribuição dos locais para que o curso Introdução à Educação Digital, acontecesse de fato. Iniciou o encontro em dois locais com pessoas diferentes, mas ansiosas para aprender um pouco mais, e assim melhorarem suas performances como educador, como gestor, como formador ou como orientador de TV Escola no que tange a utilização das mídias, foi apresentado o linear do curso, com a projeção de Slides informativos, valorizando a apresentação eletrônica BrOffice.org impress através dos quais os cursistas puderam visualizar a seqüência de oitos unidades que compõem o módulo, e a parte introdutória da Unidade 1, iniciado no primeiro encontro. Até por que o ambiente já encontrava liberado aos cursistas desde o dia 05/04/2010, porém o primeiro encontro só aconteceu no dia 04/05/2010 com o Ambiente E-proinfo – Turma 10405,em Colorado do Oeste - RO.
Os objetivos norteadores desta Unidade 1- Tecnologias na sociedade e na escola, merecem destaques: conceituar o que são tecnologias e mídias; compreender a necessidade de refletir sobre as questões referente a inserção das tecnologias; formar uma idéia inicial a respeito das potencialidades de processamento de informação das tecnologias digitais; familiarizar-se com recursos mais básicos do computador, e com o uso dos fóruns de discussão e com a navegação em conteúdo da internet, além desses há a proposta para que o professor possa ampliar sua compreensão sobre as possibilidades de comunicação disponíveis com as TICs. Para que a comunicação se estabeleça, os momentos de aprendizagem devem seguir coordenadas, que o EPROINFO traz em sua bagagem inicial com conteúdos, que podem ser vivenciados com a utilização de diferentes mídias _ adequadas e eficazes às solicitações das mais diferentes situações.
Em outras palavras, o guia do cursista disponibilizado no ambiente, previamente demonstrado ao cursistas para acessá-lo através do endereço eletrônico http://eproinfo.mec.gov.br e também na tela no formato KPDF (PDF), nos computadores dos LIEs serviram para o conhecimento do módulo do curso e de base para a leitura do texto indicado da autora Edla Ramos, que após interpretados pelos cursistas foram postados no fórum, bem como o exercício pratico conhecendo e utilizando um editor de texto no sistema operacional LINUX, o BrOffice.org Writer, atividade essa bem prazerosa no qual os participantes se envolveram no processo ensino aprendizagem, e também agiram de forma colaborativa com os demais, interagindo em diferentes momentos, na hora da dúvida e questionamentos, os com mais facilidade tiveram a grandeza de apoiar os que apresentaram menor entrosamento com o uso do computador, da digitação e navegação.
De acordo com esse modo de conceber a aquisição, ou seja, a interação em um ambiente colaborativo o nosso olhar perpassa de simples espectador para apresentador de fatos e atos, como as postagens nos três fóruns, a pesquisa ora realizada pelos cursistas no Google e no Cadê Yahoo para a compra de um computador que atenda as necessidades do comprador e que sejam acessíveis ao poder de compra do professor interessado. Mas a pesquisa ainda teve outras funções como de navegar a busca do Link para assistir aos vídeos para futuras postagens no fórum no http://www.youtube.com, se ambientando com o formato e o destino dos vídeos, além de sua utilização pedagógica.
Á medida que os cursista obtiveram informações referentes à apresentação Inicial do Ambiente E-proinfo, bem como das unidades pertencentes ao curso Introdução à Educação Digital, aqui elencadas:
Unidade 1: Tecnologias na sociedade e na escola
Unidade 2: Navegação, pesquisa na internet e segurança na rede
Unidade 3: Blogs: O quê? Por quê? Como?
Unidade 4: Elaboração e edição de textos
Unidade 5: Cooperação (ou Interação?) na rede
Unidade 6: Cooperação pressupõe diálogo!
Unidade 7: Apresentação de Slides Digitais na Escola.
Unidade 8: Resolução de problemas com planilhas eletrônicas
Naturalmente perceberem que às 40 horas de curso, distribuída em três meses, não possibilitaria muitos arranjos mais uma organização previa das datas de inicio e fim das unidades, bem como o comprometimento do estudo individual a distancia.
Todas as situações didáticas propostas nesse curso estão organizadas em torno de uma perspectiva sócio-construtiva de aprendizagem, a partir da qual a formação da competência não é legado de pouco, mas conquista de todos sejam eles advindos de escolas de ensino fundamental como os professores, gestores e coordenadores de TV Escola das escolas: 16 de Junho, Governador Ângelo Angelin, Julieta Vilela Velozo e Prefeito Marcos Donadon; da Escola de Ensino Fundamental e Médio Paulo de Assis Ribeiro; do Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos Tancredo de Almeida Neves;ou do setor de Formação Continuada Profuncionario da REN/SEDUC de Colorado do Oeste, assim se constrói o novo, que também pode ser o velho depende do olhar e da forma que apresentamos aos diferentes pares nessa caminhada rumo a descoberto do que fazer com as TICs, por que já a temos, basta agora utilizá-las como instrumento para a pratica pedagógica e para tanto se faz necessária um exercício continuo de reflexão, de exploração, de investigação, de troca de idéias, de autoconhecimento, de construção e de aprimoramento da pratica educativa.
Contudo, no encontro presencial e nos plantões de atendimento aos cursistas a formadora é figura moderadora, por que desempenha um papel fundamental de mediador entre o cursista e o objeto de conhecimento, ajudando, guiando, orientando, desafiando, apoiando, promovendo a conquista do significado e da compreensão de todas as atividades indicadas e propostas a eles, valorizando as idéias que os mesmos venham a construir e a formalizar sobre a utilização das TICs.

O curso Introdução à Educação Digital, do PROINFO INTEGRADO, Turma 10405, teve continuidade no dia 11/05/2010, com uma baixa significativa de participantes, mas como havia um acordo inicial houve dois momentos de Encontro Presencial, no período matutino para os docentes que trabalham a tarde e vice e versa ambos de 4 horas para vivenciar a Unidade 2: Navegação, pesquisa na internet e segurança na rede, os locais dos encontros foram os LIEs: da Escola Estadual de Ensino Fundamental Prefeito Marcos Donadon e da Escola Estadual de Ensino Fundamental 16 de Junho. Nestes espaços o tutor e cursistas foram bem acolhidos pela equipe escolar e pelo coordenador do LIE, deixaram os espaços previamente organizados para receber os cursistas, a desistência do curso de alguns profissionais da Escola Prefeito Marcos Donadon teve repercussão, principalmente por que nessa escola há cursistas de duas escolas diferentes, que vem do outro lado da cidade. Os gestores escolares das duas instituições são pessoas idôneas e que valorizam a aprendizagem do professor por que acreditam que essa transforma o ambiente escolar e contribuem para o crescimento profissional na prática docente dos cursistas, e da valorização e incentivo ao uso dos laboratórios como espaço de aprendizagem. Na Escola 16 de Junho, há um coordenador e um aluno monitor que muito apoio os cursistas com menos prática no encontro dessa unidade, já na Escola Prefeito Marcos Donadon, ainda não há um coordenador e esta sendo usado apenas nos dias de encontro presencial e plantões, tenho que abrir e fazer a organização necessária para o encontro, meu grande aliado nessa tarefa e o vice-diretor que também é cursistas, mas tenho valorizado esses momentos da atividade presencial para que os professores cursistas possam se ambientar com o Sistema Operacional Linux, no começo alguns acreditava que a senha do ambiente e-proinfo era a mesma senha de abertura dos computadores da rede, tentavam e nada e outros se esqueciam de ligar o botão de acesso aos números e nada de acessar o ambiente, me chamavam e quando lá chegavam olhavam desconfiados para a luz acessa, piscando verdinha. A aprendizagem é feita de descoberta, é assim eles descobriram que para ligar o computador tem todo um ritual a essa descoberta uma reação nada positiva, por que fez com que alguns cursistas desistissem com medo de não atingirem os objetivos do curso e de saber que sua experiência com a máquina era mínima, o ir além deixou marcas que deveriam ser superadas não renegadas. A senha professor e aluno integrante deste sistema, hoje são uma realidade e a cada encontro novas descobertas acontecem para o que querem continuar, para eles o curso está atendendo suas expectativas e para alguns conforme comentários verbais e até escritos está além de suas expectativas. A formatação dos módulos e atividades tem possibilitado uma gama variada de informações. As situações mais interessantes vão surgindo e para cada ação uma reação assim é fato que a grande capacidade do ser humano é a superação, do ser que constrói e reconstrói a cada nova etapa.

O curso Introdução à Educação Digital, do PROINFO INTEGRADO, Turma 10405, teve continuidade no dia 18/05/2010, com a Unidade 3: Blogs: O quê? Por quê? Como? Realizada em duas etapas, ou seja, com 08 horas de momento presencial, em três escolas diferentes, incluindo além dos LIEs: da Escola Estadual de Ensino Fundamental Prefeito Marcos Donadon, da Escola Estadual de Ensino Fundamental 16 de Junho, o da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Paulo de Assis Ribeiro. Os plantões referentes a essa unidade exigiram uma esticada significativa com atendimento nos três LIES e ainda na Escola Estadual de Ensino Fundamental Governador Ângelo Angelin e Escola Estadual de Ensino Fundamental Julieta Vilela Velozo, ressaltando que as escolas não possuem LIE, mas ambas contam com uma sala de professores, com computadores com acesso a internet e datashow, porém o que conta é o resultado positivo: cursista atendido e atividade realizada com prazer e a aprendizagem movem moinhos, mesmo que o vento seja contrario. O grupo se encontra mais animado e os que continuaram estabeleceram um manejo de convivência excelente, que influencia de forma positiva na realização das atividades. Quanto ao atendimento do NTE de Vilhena pode-se dizer que há um bom entrosamento e pronto atendimento, principalmente na alocação dos novos cursistas para o grupo, que estavam à espera de vaga para ingressar na turma, ação realizada após a desistência de outros que estavam inscritos, outros fator que para a turma não foi legal se deu em decorrência de pessoas que desistiram após o dia trinta de abril, impedindo que novos cursistas pudessem participar do curso Introdução à Educação Digital, porque mesmo que esses novatos fossem esforçados, estariam duas unidades atrasadas. Pensar a escola e fazer dela um espaço de aproximação com a ética é iluminá-la com: razão, estudo, postura, verdade, ideal, esperança, fraternidade, caráter, ciência, filosofia, crença, renúncia, solidariedade, trabalho, relação, desilusão, alegrias, paixão e orgulho. Esse último se destina aos professores cursistas que chegaram nessa unidade, porque possibilidades visualizaram através deste curso. É ter essa possibilidade de encontrar, construir e reconstruir caminhos que se fazem possíveis; necessários e reais evidencia o comprometimento da pessoa com a pessoa e com os outros que participam dessa jornada que nos une a educação democrática e cidadã, e ajuda a transformar a práxis.

Relatório Descrito Curso Introdução Digital

RELATO DO FORMADOR(A) SOBRE O DESENVOLVIMENTO
DO CURSO E APOIO PARA REALIZAÇÃO


O curso Introdução à Educação Digital, do PROINFO INTEGRADO, Turma 10405, iniciou no dia 04/05/2010, cuja inscrição inicial era de 60 participantes, por isso foram agendados dois encontros de 4 horas para vivenciar a Unidade 1: Tecnologias na sociedade e na escola, organizados da seguinte forma: cursistas que trabalham a tarde foram atendidos no Encontro Presencial do período Matutino no LIE da Escola Estadual de Ensino Fundamental 16 de Junho _ identificados como turma “A”, e os cursistas que atuam de manhã foram distribuídos para o encontro no LIE da Escola Estadual de Ensino Fundamental Prefeito Marcos Donadon no período Vespertino _ identificados como turma “B”. Assim com 30 participantes em cada turma os espaços seriam suficientes, ressaltando que em nossa cidade não há escola com espaço para atender a demanda de 60 cursistas ao mesmo tempo, especificamente com a disponibilidade de computador e internet.
O LIE da Escola Prefeito Marcos Donadon, teve sua aula inaugural com este curso, todos os professores foram convidados a ligarem as maquinas como ponta pé inicial ao sistema operacional LINUX, entre eles haviam aqueles que pela primeira vez ligava um computador, _ momento único, uma conquista a cada momento para os cursistas. Até por que a Tecnologia na sociedade e na escola tem que acontecer de fato, não apenas no papel. O LIE da outra escola já é ambiente de aprendizagem para professores e alunos. Depois de relevantes informações sobre a organização da turma e distribuição dos locais para que o curso Introdução à Educação Digital, acontecesse de fato. Iniciou o encontro em dois locais com pessoas diferentes, mas ansiosas para aprender um pouco mais, e assim melhorarem suas performances como educador, como gestor, como formador ou como orientador de TV Escola no que tange a utilização das mídias, foi apresentado o linear do curso, com a projeção de Slides informativos, valorizando a apresentação eletrônica BrOffice.org impress através dos quais os cursistas puderam visualizar a seqüência de oitos unidades que compõem o módulo, e a parte introdutória da Unidade 1, iniciado no primeiro encontro. Até por que o ambiente já encontrava liberado aos cursistas desde o dia 05/04/2010, porém o primeiro encontro só aconteceu no dia 04/05/2010 com o Ambiente E-proinfo – Turma 10405,em Colorado do Oeste - RO.

Os objetivos norteadores desta Unidade 1- Tecnologias na sociedade e na escola, merecem destaques: conceituar o que são tecnologias e mídias; compreender a necessidade de refletir sobre as questões referente a inserção das tecnologias; formar uma idéia inicial a respeito das potencialidades de processamento de informação das tecnologias digitais; familiarizar-se com recursos mais básicos do computador, e com o uso dos fóruns de discussão e com a navegação em conteúdo da internet, além desses há a proposta para que o professor possa ampliar sua compreensão sobre as possibilidades de comunicação disponíveis com as TICs. Para que a comunicação se estabeleça, os momentos de aprendizagem devem seguir coordenadas, que o EPROINFO traz em sua bagagem inicial com conteúdos, que podem ser vivenciados com a utilização de diferentes mídias _ adequadas e eficazes às solicitações das mais diferentes situações.
Em outras palavras, o guia do cursista disponibilizado no ambiente, previamente demonstrado ao cursistas para acessá-lo através do endereço eletrônico http://eproinfo.mec.gov.br e também na tela no formato KPDF (PDF), nos computadores dos LIEs serviram para o conhecimento do módulo do curso e de base para a leitura do texto indicado da autora Edla Ramos, que após interpretados pelos cursistas foram postados no fórum, bem como o exercício pratico conhecendo e utilizando um editor de texto no sistema operacional LINUX, o BrOffice.org Writer, atividade essa bem prazerosa no qual os participantes se envolveram no processo ensino aprendizagem, e também agiram de forma colaborativa com os demais, interagindo em diferentes momentos, na hora da dúvida e questionamentos, os com mais facilidade tiveram a grandeza de apoiar os que apresentaram menor entrosamento com o uso do computador, da digitação e navegação.
De acordo com esse modo de conceber a aquisição, ou seja, a interação em um ambiente colaborativo o nosso olhar perpassa de simples espectador para apresentador de fatos e atos, como as postagens nos três fóruns, a pesquisa ora realizada pelos cursistas no Google e no Cadê Yahoo para a compra de um computador que atenda as necessidades do comprador e que sejam acessíveis ao poder de compra do professor interessado. Mas a pesquisa ainda teve outras funções como de navegar a busca do Link para assistir aos vídeos para futuras postagens no fórum no http://www.youtube.com, se ambientando com o formato e o destino dos vídeos, além de sua utilização pedagógica. Naturalmente perceberem que às 40 horas de curso, distribuída em três meses, não possibilitaria muitos arranjos mais uma organização previa das datas de inicio e fim das unidades, bem como o comprometimento do estudo individual a distancia.
Todas as situações didáticas propostas nesse curso estão organizadas em torno de uma perspectiva sócio-construtiva de aprendizagem, a partir da qual a formação da competência não é legado de pouco, mas conquista de todos sejam eles advindos de escolas de ensino fundamental como os professores, gestores e coordenadores de TV Escola das escolas: 16 de Junho, Governador Ângelo Angelin, Julieta Vilela Velozo e Prefeito Marcos Donadon; da Escola de Ensino Fundamental e Médio Paulo de Assis Ribeiro; do Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos Tancredo de Almeida Neves;ou do setor de Formação Continuada Profuncionario da REN/SEDUC de Colorado do Oeste, assim se constrói o novo, que também pode ser o velho depende do olhar e da forma que apresentamos aos diferentes pares nessa caminhada rumo a descoberto do que fazer com as TICs, por que já a temos, basta agora utilizá-las como instrumento para a pratica pedagógica e para tanto se faz necessária um exercício continuo de reflexão, de exploração, de investigação, de troca de idéias, de autoconhecimento, de construção e de aprimoramento da pratica educativa.
Contudo, no encontro presencial e nos plantões de atendimento aos cursistas a formadora é figura moderadora, por que desempenha um papel fundamental de mediador entre o cursista e o objeto de conhecimento, ajudando, guiando, orientando, desafiando, apoiando, promovendo a conquista do significado e da compreensão de todas as atividades indicadas e propostas a eles, valorizando as idéias que os mesmos venham a construir e a formalizar sobre a utilização das TICs. O curso Introdução à Educação Digital, do PROINFO INTEGRADO, Turma 10405, teve continuidade no dia 11/05/2010, com uma baixa significativa de participantes, mas como havia um acordo inicial houve dois momentos de Encontro Presencial, no período matutino para os docentes que trabalham a tarde e vice e versa ambos de 4 horas para vivenciar a Unidade 2: Navegação, pesquisa na internet e segurança na rede, os locais dos encontros foram os LIEs: da Escola Estadual de Ensino Fundamental Prefeito Marcos Donadon e da Escola Estadual de Ensino Fundamental 16 de Junho. Nestes espaços o tutor e cursistas foram bem acolhidos pela equipe escolar e pelo coordenador do LIE, deixaram os espaços previamente organizados para receber os cursistas, a desistência do curso de alguns profissionais da Escola Prefeito Marcos Donadon teve repercussão, principalmente por que nessa escola há cursistas de duas escolas diferentes, que vem do outro lado da cidade. Os gestores escolares das duas instituições são pessoas idôneas e que valorizam a aprendizagem do professor por que acreditam que essa transforma o ambiente escolar e contribuem para o crescimento profissional na prática docente dos cursistas, e da valorização e incentivo ao uso dos laboratórios como espaço de aprendizagem. Na Escola 16 de Junho, há um coordenador e um aluno monitor que muito apoio os cursistas com menos prática no encontro dessa unidade, já na Escola Prefeito Marcos Donadon, ainda não há um coordenador e esta sendo usado apenas nos dias de encontro presencial e plantões, tenho que abrir e fazer a organização necessária para o encontro, meu grande aliado nessa tarefa e o vice-diretor que também é cursistas, mas tenho valorizado esses momentos da atividade presencial para que os professores cursistas possam se ambientar com o Sistema Operacional Linux, no começo alguns acreditava que a senha do ambiente e-proinfo era a mesma senha de abertura dos computadores da rede, tentavam e nada e outros se esqueciam de ligar o botão de acesso aos números e nada de acessar o ambiente, me chamavam e quando lá chegavam olhavam desconfiados para a luz acessa, piscando verdinha.
A aprendizagem é feita de descoberta, é assim eles descobriram que para ligar o computador tem todo um ritual a essa descoberta uma reação nada positiva, por que fez com que alguns cursistas desistissem com medo de não atingirem os objetivos do curso e de saber que sua experiência com a máquina era mínima, o ir além deixou marcas que deveriam ser superadas não renegadas. A senha professor e aluno integrante deste sistema, hoje são uma realidade e a cada encontro novas descobertas acontecem para o que querem continuar, para eles o curso está atendendo suas expectativas e para alguns conforme comentários verbais e até escritos está além de suas expectativas. A formatação dos módulos e atividades tem possibilitado uma gama variada de informações. As situações mais interessantes vão surgindo e para cada ação uma reação assim é fato que a grande capacidade do ser humano é a superação, do ser que constrói e reconstrói a cada nova etapa.

O curso Introdução à Educação Digital, do PROINFO INTEGRADO, Turma 10405, teve continuidade no dia 18/05/2010, com a Unidade 3: Blogs: O quê? Por quê? Como? Realizada em duas etapas, ou seja, com 08 horas de momento presencial, em três escolas diferentes, incluindo além dos LIEs: da Escola Estadual de Ensino Fundamental Prefeito Marcos Donadon, da Escola Estadual de Ensino Fundamental 16 de Junho, o da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Paulo de Assis Ribeiro. Os plantões referentes a essa unidade exigiram uma esticada significativa com atendimento nos três LIES e ainda na Escola Estadual de Ensino Fundamental Governador Ângelo Angelin e Escola Estadual de Ensino Fundamental Julieta Vilela Velozo, ressaltando que as escolas não possuem LIE, mas ambas contam com uma sala de professores, com computadores com acesso a internet e datashow, porém o que conta é o resultado positivo: cursista atendido e atividade realizada com prazer e a aprendizagem movem moinhos, mesmo que o vento seja contrario. O grupo se encontra mais animado e os que continuaram estabeleceram um manejo de convivência excelente, que influencia de forma positiva na realização das atividades. Quanto ao atendimento do NTE de Vilhena pode-se dizer que há um bom entrosamento e pronto atendimento, principalmente na alocação dos novos cursistas para o grupo, que estavam à espera de vaga para ingressar na turma, ação realizada após a desistência de outros que estavam inscritos, outros fator que para a turma não foi legal se deu em decorrência de pessoas que desistiram após o dia trinta de abril, impedindo que novos cursistas pudessem participar do curso Introdução à Educação Digital, porque mesmo que esses novatos fossem esforçados, estariam duas unidades atrasadas. Pensar a escola e fazer dela um espaço de aproximação com a ética é iluminá-la com: razão, estudo, postura, verdade, ideal, esperança, fraternidade, caráter, ciência, filosofia, crença, renúncia, solidariedade, trabalho, relação, desilusão, alegrias, paixão e orgulho. Esse último se destina aos professores cursistas que chegaram nessa unidade, porque possibilidades visualizaram através deste curso. É ter essa possibilidade de encontrar, construir e reconstruir caminhos que se fazem possíveis; necessários e reais evidencia o comprometimento da pessoa com a pessoa e com os outros que participam dessa jornada que nos une a educação democrática e cidadã, e ajuda a transformar a práxis.

2. Depoimentos de Cursistas

(TRANSCRIÇÃO DE MENSAGENS/COMENTÁRIO RELEVANTE):

Depoimento Cursista A:

Trabalho na REN/SEDUC – Assessoria Pedagógica / Penso que através desse curso vou adquirir uma grande experiência, vou aprender muito..., pois o meu conhecimento é pouco diante dessa nova tecnologia. Não sou fã de computador, mas penso que é necessário, vou fazer um grande esforço, vou me dedicar muito, prometo. / Já trabalhei com educação Infantil, por cinco anos. Na educação do Ensino Fundamental por seis anos. Gosto do trabalho que faço.

Depoimento Cursitas B:

Olá, sou formada em Letras pela UNIR. Atualmente estou atuando na escola C, nas disciplinas de Língua Portuguesa em duas turmas, História e Artes no Ens. Fundamental ll. Quanto a este curso, minha expectativa é aperfeiçoar na área "Dígital" ou Mídias, para melhor desenvolver meu trabalho, e aprender sobre esse novo sistema.

Depoimento da Cursista C

OLÁ!!! Sou formada em LETRAS pela FAEC- Colorado - e pós-graduada em Língua Inglesa pela AJES. Leciono as disciplinas de Português e Inglês do Ensino Fundamental desde 2001. Já trabalhei nas Escolas Municipais e Estaduais. Apesar da grande dificuldade que é ser professor nos dias de hoje, sinto-me privilegiada por exercer essa profissão e tento desenvolvê-la com muita dedicação. É esse, portanto um dos motivos mais fortes por estar aqui, pois quero aprender mais sobre Educação Digital, para aperfeiçoar ainda mais minha prática docente... Além é claro de ser essa uma oportunidade a mais para estar mais próximo de meus colegas de profissão e podermos trocar informações ...