quinta-feira, 5 de maio de 2011

DIA 11/05 DIA CONTRA A VIOLÊNCIA NO TRÂNSITO

PESQUISA SOBRE VIOLÊNCIA

Redação Época com Agência Câmara

Mapa da Violência 2011 informa que 73,6% das mortes entre jovens são provocadas por causas externas como homicídios, acidentes ou suicídio

A pesquisa "Mapa da Violência 2011", apresentada nesta quinta-feira (5) em audiência pública da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados informa que 73,6% das mortes entre jovens são provocadas pelas chamadas causas externas (homicídios, acidentes ou suicídio), com destaque para os homicídios (39,7% do total de mortes). Pelo relatório, os estados com maior índice de mortes violentas de jovens são Espírito Santo e Paraná (com 83,2% e 81,8%, respectivamente).

O sociólogo Júlio Jacobo Waiselfisz, diretor de Pesquisa do Instituto Sangari, que apresenta o estudo, disse que as mortes por essas razões não passam de 9,9% entre as demais faixas etárias. “A história da violência no Brasil é a história de extermínio da sua juventude”, afirmou.

Segundo Waiselfisz, a situação entre os jovens é muito grave, mas a violência no País afeta todas as faixas etárias. “Temos no Brasil 50 mil homicídios por ano, um número muito superior ao verificado nos conflitos bélicos atuais”, observou.

Segundo dados do mapa, em 2008 houve 26,4 homicídios para cada 100 mil habitantes (considerando todas as faixas etárias) e 50 para cada 100 mil na faixa etária dos 15 aos 24 anos. “Mais de 10 homicídios para cada 100 mil habitantes já configura uma epidemia de violência. Todo os estados do Brasil estão em situação epidêmica”, acrescentou o sociólogo.

O Mapa da Violência 2011 faz uma análise dos registros de homicídios no País de 1998 a 2008.

http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI230945-15228,00-HOMICIDIO+E+A+PRINCIPAL+CAUSA+DE+MORTE+ENTRE+JOVENS+NO+BRASIL.html

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Eta Aquarídea / Chuva de meteoritos

Chuva de meteoritos será visível a olho nu

Quem olhar para o céu na noite dos próximos dias poderá se deparar com um espetáculo diferente. O horizonte será cortado por uma chuva de meteoritos do cometa Halley, visível a olho nu.

De acordo com a Nasa, o melhor período para observá-la é entre a noite de quinta-feira (5) e a manhã de sexta (6), no mês de maio.

Dessa vez, quem estiver no Brasil, se a meteorologia ajudar, poderá assistir de camarote. As melhores condições de visibilidade estarão no hemisfério Sul.

Em condições ideais, segundo a agência espacial americana, devem ser vistos entre 40 e 60 meteoritos por hora.

Para contemplar bem o fenômeno, o ideal é que se vá para um lugar sem muita iluminação.

“É um espetáculo muito bonito. É uma chuva de estrelas cadentes. Só que, com a luz de São Paulo, fica difícil de ver.

O ideal são locais mais afastados”, disse a astrobiólogo da USP Douglas Galante.

“Cada um desses meteoritos é um pedaço do cometa Halley fazendo um um voo kamikaze na atmosfera”, explica o astrônomo Bill Cooke, da Nasa.

“Muita gente nunca viu esse famoso cometa, mas, na manhã do dia 6 de maio, poderá assistir partes dele deixando rastros ardentes no céu”, completa.

O cometa - Um resquício antigo da formação do Sistema Solar, o cometa Halley completa uma volta ao redor do Sol a cada 76 anos. A última vez em que ele se aproximou da Terra foi em 1986.

Atualmente, ele se encontra bem longe daqui, para onde só deve voltar novamente em 2061.

Ainda assim, a trilha de poeira gelada que ele deixa pode ser vista duas vezes por ano, quando nosso planeta cruza o caminho dessas partículas.

No mês de maio, essa chuva recebe o nome de Eta Aquarídea, porque o fenômeno parece começar perto dessa estrela da constelação de Aquário. Em outubro, ela se chama Orionídea.

Apesar de começarem na constelação de Aquário, não será preciso olhar diretamente para ela para ver os meteoritos caindo.

“Os meteoritos podem aparecer em qualquer parte do céu”, disse Cooke. (Fonte: Giuliana Miranda/ Folha.com)

Saúde: Coração

INFARTO FEMININO

"...Ela comentou que não se sentia bem... Lhe doíam as costas.... Foi deitar-se um pouco até que passasse.. Mais tarde, quando fui ver como ela estava, a encontrei sem respiração... Não a puderam reviver..." Comentou o marido ao médico já no Hospital.

Eu sabia que os ataques cardíacos nas mulheres são diferentes, mas nunca imaginei nada como isto. Esta é a melhor descrição que li sobre esta terrível experiência...

Sabias que os ataques cardíacos nas mulheres raramente apresentam os mesmos sintomas 'dramáticos' que anunciam o infarto nos homens? Refiro-me à dor intensa no peito, o suor frio e o desfalecimento (desmaio, perda de
consciência) súbito que eles sofrem e que vemos representados em muitos filmes.

Para que saibam como é a versão feminina do infarto, uma mulher que experimentou um ataque cardíaco nos vai contar sua história:

'Eu tive um inesperado ataque do coração por volta de 22h30min, sem haver feito nenhum esforço físico exagerado nem haver sofrido algum trauma emocional que pudesse desencadeá-lo. Estava sentada, muito agasalhadinha, com meu gato nos joelhos vendo novela.
Um pouco mais tarde, senti uma horrível sensação de indigestão, como quando - estando com pressa - comemos um sanduíche, engolindo-o com um pouco de água.

Esta foi minha sensação inicial... O 'único problema' era que eu
NÃO HAVIA comido NADA desde às 17h00min...

Depois, desapareceu esta sensação e senti como se alguém me apertara a coluna vertebral (pensando bem, agora acredito que eram os espasmos em minha aorta).
Logo, a pressão começou a avançar para o meu esterno (osso de onde nascem as costelas no peito).

O processo continuou até que a pressão subiu à garganta e a sensação correu, então, até alcançar ambos os lados de meu queixo. Tirei os pés do puff e tratei de ir até o telefone, mas caí no chão...

Me levantei me apoiando em uma cadeira e caminhei devagar até o telefone para chamar a emergência. Lhes disse que acreditava que estava tendo um ataque cardíaco e descrevi meus sintomas.

Tratando de manter a calma, informei o que se passava comigo. Eles me disseram que viriam imediatamente e me aconselharam deitar-me perto da porta, depois de destrancá-la para que pudessem entrar e me
localizar rapidamente.

Segui suas instruções, me deitei no chão e, quase imediatamente, perdi os sentidos. Acordei com o cardiologista me informando que havia introduzido um pequeno balão em minha artéria femural para instalar dois 'stents' que mantivessem aberta minha artéria coronária do lado direito.

Graças a minhas explicações precisas, os médicos já estavam esperando prontos para atender-me adequadamente quando cheguei ao hospital.

Dicas importantes:

1. Dizem que muito mais mulheres que homens morrem em seu primeiro (e último) ataque cardíaco porque não identificam os sintomas e/ou os confundem com os de uma indigestão. CHAMEM a AMBULÂNCIA, se sentem que seu corpo experimenta algo estranho. Cada um conhece o estado natural (normal) de seu corpo. Mais vale uma 'falsa emergência' do que não atrever-se a chamar e perder a vida...

2. Notem que disse 'chamem os Paramédicos /Ambulân

cia'. AMIGAS, o tempo é importante, e as informações precisas também.

3. Não acreditem que não possam sofrer um ataque cardíaco porque seu colesterol é normal ou 'nunca tiveram problemas cardíacos'...

Os ataques cardíacos são o resultado de um stress prolongado que faz que nosso sistema segregue toda classe de hormônios daninhos que inflamam as artérias e tecido cardíaco. Por outro lado, as mulheres que estão entrando na menopausa ou já a ultrapassaram, perdem a proteção que lhes brindava os estrogênios, pelo que corre igual risco de sofrer mais problemas cardíacos do que os homens.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

GIGANTES DIÁRIOS - Os Trabalhadores do Brasil

Alguns dizem que é dia do trabalho outros que é o dia do trabalhador. Meu professor de História dizia que era Dia do Trabalho, mas discussões à parte sem trabalhador não há trabalho, então tanto faz. A data comemorativa surge para comemorar as conquistas dos trabalhadores ao longo da história. Nessa data em 1886 trabalhadores norte-americanos protestavam contra as condições subumanas a que estavam sujeitos.

Hoje, 125 anos depois, muita coisa foi conquistada,mas há ainda muito a conquistar. Além do mais, se hoje os trabalhadores norte-americanos não são explorados e não trabalham em condições subumanas é graças as suas empresas multinacionais terem se mudado para países onde as leis trabalhistas são ínfimas e os trabalhadores vivem em condições subumanas como é o caso de países como China, Índia, México e vários outros. Seu tênis Nike é comprado por uma fortuna, mas para o esperto capitalista ele custa centavos já que dos EUA ela só leva a marca.

No Brasil sobra emprego e falta gente qualificada, isso eu sinceramente nunca consigo entender, porque sobram vagas e a gente estuda,estuda e nunca está qualificado o suficiente para trabalhar numa empresa? Se temos inglês, francês, moramos 1 ano na Nova Zelândia, ainda nos falta aprender o mandarim, se queremos um cargo gerencial nos falta experiência. Só tem um problema: se nunca nos derem uma oportunidade de começar como teremos experiência?

O problema do Brasil começa na educação básica, o que mais vemos são os empresários falarem que faltam investimentos na Educação Básica e pelo que tenho visto dia após dia é que nada é feito. As crianças saem do ensino fundamental sendo analfabetos funcionais, ou seja, eles leem,porém não conseguem interpretar um texto. De que adianta então ter o ensino fundamental completo? Para que isso vai servir no futuro quando essa criança estiver disputando uma vaga no mercado de trabalho?

As propagandas do governo insistem em dizer que o Brasil está melhorando na educação, eles estão tentando enganar a quem? Melhor em que sentido? Eu trabalho em banco e quase todos os dias vejo pessoas que sabem desenhar o nome e elas não constam nas pesquisas de analfabetos, já que no Brasil “se tu souber desenhar teu nome tu não é considerado analfabeto”. E o que mais me assusta é que não são só pessoas idosas são analfabetas, tem muita gente jovem 20, 30 anos que não sabe ler.

Nessas horas eu me lembro do sábio Poeta Renato Russo: que país é esse? Essa música cada dia que passa se torna mais atual. O problema é que chega uma hora que a gente cansa porque a gente fala, fala e nada muda, as coisas parecem só piorar. Gente Tiririca, Romário são deputados federais eles representam o povo, gente pelo amor de Deus que país é esse?

E o que mais me revolta é que para ser político não precisa ter nenhuma instrução, prova disso é que o nosso caro Tiririca se não é analfabeto é semi. Agora pensem, para ser gari dependendo da cidade é exigido ensino fundamental completo, nada contra ser gari, muito pelo contrário.Se eles pararem um dia a cidade fica um caos,mas poxa vida gente, se para ser gari é exigido uma escolaridade por que para ser político não?

Fonte: por Sibele Costa, do blog Palavras ao Vento

http://www.portogente.com.br/texto.php?cod=44689

"Meu Maio" (Vladimir Maiakovski)

A todos

Que saíram às ruas

De corpo-máquina cansado,

A todos

Que imploram feriado

Às costas que a terra extenua –

Primeiro de Maio!

Meu mundo, em primaveras,

Derrete a neve com sol gaio.

Sou operário –

Este é o meu maio!

Sou camponês - Este é o meu mês.

Sou ferro –

Eis o maio que eu quero!

Sou terra –

O maio é minha era!

http://www.vermelho.org.br/1demaio/noticia.php?id_noticia=152856&id_secao=292