sábado, 12 de junho de 2010

PIA Exemplo Legal

Registrando um Projeto
@ Exemplos positivos para Aprendizagem por meio de Projetos (PIA)
@ Façam uma pesquisa sobre experiências desenvolvidas por meio do trabalho por projetos, realizada no contexto da escola.
@ A pesquisa pode ser feita na Internet ou por contato com professores (entrevistas, observação, leitura de artigos ou livros).
@ As informações obtidas devem ser documentadas, organizadas e analisadas, relate número de professores e alunos envolvidos, recursos tecnológicos, área de conhecimento, série, duração, objetivos, metas do projeto e avaliação.
@ Salve o documento como "seunome_pesquisa" , escolhendo um editor de texto de usa preferência (.doc / Word ou .odt / BrOffice )
@ Salve também no pendrive ou CD para ser apresentado aos demais professores.
@ Exemplo legal: Pesquisa sobre trabalho no Colégio Estadual Antonio Sa Pereira – Ilhéus
Ψ I Gincana de Leitura”
Ψ elaborado e coordenado pela professora Josete Ferreira Nunes dos Santos / 2009
Ψ Algumas fotos no blog da escola no endereço: http://colegiosapereira.blogspot.com/
Ψ META: “Envolver os alunos com a leitura, oportunizando o desenvolvimento da imaginação e da fantasia, criando condições necessárias para se pensar um projeto de vida com mais conhecimento sobre o mundo, sobre as coisas e sobre si mesmo”.
Ψ OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
•Promover práticas de oralidade e de letramento de forma integrada, levando o aluno a identificar as relações entre oralidade e escrita: relações de independência, de dependência, de interdependência.
•Desenvolver as habilidades de uso da língua escrita em situações diversificadas.
•Motivar a leitura de diferentes tipos de texto e gêneros e com diferentes funções.
•Desenvolver as habilidades de produzir e ouvir testos orais e escritos.
•Criar situações em que os alunos tenham oportunidades de refletir sobre os textos que lêem, escrevem, falam ou ouvem.
•Incentivar a leitura.
•Equipar a Biblioteca da Unidade Escolar para propiciar aos alunos momentos de interação com os livros e com a leitura.
•Integrar pais, alunos, professores e comunidade civil nas atividades escolares.
•Preparar o aluno do ensino médio para o vestibular, incentivando-o à leitura dos livros recomendados.
Ψ OBRAS LITERÁRIAS (2007-2009)
1. “Eu” – Augusto dos Anjos
2. “Os Becos do homem” – Jorge de Souza Araújo
3. “Noite na taverna” – Álvares de Azevedo
4. “ O livro das Ignoraçãs” – Manoel de Barros
5. “ O tempo é chegado” – Euclides Neto
6. “ O fogo morto” – José Lins do Rego
7. “ O Auto da Compadecida” – Ariano Suassuna
Ψ TAREFAS PRÉ – ESTABELECIDAS: 11
Ψ DURAÇÃO: 2 meses (01 tarefa por semana de cerca de 1h, a última 05/10/09 – 2hrs.
Ψ SÉRIES: 1os e 2os anos turno noturno; professora envolvida 01; professores e suporte júri-observador, entre 3 e 5 por tarefa.
Ψ ÁREA DE CONHECIMENTO: Língua portuguesa
Ψ RECURSOS TECNOLÓGICOS UTLIZADOS: dvd, caixa som, microfone, câmera digital (fotos e filmes); Posterior: montagem fotos no Picasa e montagem do filme utilizando as fotos e filmes feitos durante o processo.
Ψ OBSERVAÇÃO:
► Inicialmente seriam 3 turmas e no primeiro momento, umas das turmas do 1º ano C não se organizou, se desmotivou pela apresentação das outras turmas e “deixou” por isso mesmo.
► As turmas participaram ativamente, sendo que o 2º ano D de forma unida, todos sempre juntos, inovando a cada momento, sempre trazia coisas novas.
► O 1º ano D, o grupo que realmente participava, fazia as coisas acontecerem eram um pequeno grupo de 10, 15 alunos, os outros seguiam um pouco o bonde andando.
► Foi uma iniciativa maravilhosa da professora Josete e, pioneira na escola. Esperemos, que a partir desta primeira experiência outras e muito mais aconteçam daqui para a frente. Teresa
► Alguns princípios para uma gincana funcionar e foi isso que a professora Josete quis passar para o grupo:
@ Competências e habilidades desenvolvidas em uma boa gincana:
© Senso ético.
© Espírito negociador.
© Habilidade para trabalhar em equipe.
© Flexibilidade.
© Organização.
© Desenvolvimento de estratégias.
© Capacidade de diálogo.
© Percepção aguçada.
© Paciência.
© Resiliência.
© Atualização cultural.
© Responsabilidade social e solidariedade.
© Vocação para o improviso.
© Senso de pertinência.
fonte:http://www.gincanas.net/gincanas/index.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário