Alfabetização cartográfica: três momentos
Miriam Orensztejn e Neuza GUELLI
Em “Cartografia: a linguagem da geografia”proposta de trabalho:
1 Observação de pontos de referência, localização com a utilização de retas coordenadas como pontos de referência, proporcionalidade, conservação de forma, tamanho e comprimento (atividade de orientação).
2 Elaboração de legendas (atividade de codificação do cotidiano visando a compreensão da função semiótica).
3 Leitura cartográfica (atividade de decodificação, isto é, relacionar o significante das legendas e de toda a simbologia dos mapas a seus significados).
O aprendizado em três momentos proporciona ao aluno condições de construir internamente os pré-requisitos para a leitura de mapas. Espera-se que ao final do processo de educação cartográfica, o aluno compreenda o significado de limites e fronteiras, além de ter desenvolvido seu senso de orientação e localização.
CARTOGRAFIA
Mapas em diferentes escalas servem para diferentes tipos de necessidades:
• mapas em pequena escala (como 1:25.000.000) proporcionam uma visão geral de um grande espaço, como um país ou um continente;
• mapas em grande escala (como 1:10.000) fornecem detalhes de um espaço geográfico de dimensões regionais ou locais.
Por exemplo, em um mapa do Brasil na escala 1:25.000.000, qualquer capital de estado será representada apenas por um ponto, ao passo que num mapa 1:10.000 aparecerão detalhes do sítio urbano de qualquer cidade.
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