Atividade 5: Projetos de trabalho em sala de aula com a integração de tecnologias ao currículo
- Levem em conta os pequenos lembretes da tela anterior ao elaborar um Plano de Aula(s) para o desenvolvimento de projetos de trabalho pelos alunos com o uso de tecnologias.
- Este Plano deverá ser realizado preferencialmente no período de 2 ou 3 semanas.
Por exemplo, projetos que propiciem o desenvolvimento da competência leitora e escritora; projetos temáticos transversais; projetos que surjam de questões ou curiosidades levantadas pelos alunos sobre determinado acontecimento do seu contexto ou tema de estudos da disciplina.
Este Plano poderá ser elaborado individualmente ou em grupos de professores de uma mesma escola, desde que se comprometam a desenvolver as ações de modo integrado. Antes de elaborar o Plano, vamos explorar o Portal do Professor e/ou os recursos existentes no computador na escola, a fim de reconhecermos as potencialidades dos recursos pedagógicos que favorecem a autoria do aluno com o uso de diferentes linguagens.
Orientar os alunos para desenvolver projetos com a integração de distintas linguagens (sonoras, imagéticas, hipermídias, escrita etc.) atende aos diferentes estilos e preferências de aprendizagem. Mas é importante que o professor conheça tais recursos para sugerir o seu uso pelos alunos no desenvolvimento dos projetos.
Orientações para a atividade
1. Explorar o Portal do Professor e/ou os recursos existentes no computador na escola e identificar os recursos pedagógicos disponíveis.
2. Elaborar o Plano de Aula(s) conforme roteiro disponível no Portal do Professor. Prever ações dos alunos no desenvolvimento de projetos de trabalho que têm os alunos como autores dos projetos.
3. Registrar o Plano de Aulas em documento do editor de texto
4. Salvar o documento na pasta “Meus documentos”, atribuindo-lhe um nome que facilite sua identificação da seguinte forma: ativ_5_AntonioS.
5. Postar este arquivo na Biblioteca, em Material do Aluno, tema "Unidade-4", sub-tema "Ativ-5 Plano de aula".
6. Ler de comentar os planos postados por pelo menos 2 colegas.
1. Explorar o Portal do Professor e/ou os recursos existentes no computador na escola e identificar os recursos pedagógicos disponíveis.
2. Elaborar o Plano de Aula(s) conforme roteiro disponível no Portal do Professor. Prever ações dos alunos no desenvolvimento de projetos de trabalho que têm os alunos como autores dos projetos.
3. Registrar o Plano de Aulas em documento do editor de texto
4. Salvar o documento na pasta “Meus documentos”, atribuindo-lhe um nome que facilite sua identificação da seguinte forma: ativ_5_AntonioS.
5. Postar este arquivo na Biblioteca, em Material do Aluno, tema "Unidade-4", sub-tema "Ativ-5 Plano de aula".
6. Ler de comentar os planos postados por pelo menos 2 colegas.
Conceituando Currículo e Ensino:
Currículo e ensino não são sinônimos, embora sejam conceitos inter-relacionados. A elaboração de um currículo depende diretamente da concepção de conhecimento, ensino e aprendizagem que se tem. O currículo tem sido orientado à transmissão de conhecimentos socialmente válidos e é resultante de uma seleção organizada intencionalmente com o objetivo de que o aluno alcance determinados resultados.
No entanto, o desenvolvimento do currículo na realidade da escola e no contexto da sala de aula vai além das grades curriculares e envolve toda a escola, a vida dos alunos, o entorno escolar e os acontecimentos locais e globais que interferem no sistema de relações estabelecido na dinâmica do processo educacional.
No entanto, o desenvolvimento do currículo na realidade da escola e no contexto da sala de aula vai além das grades curriculares e envolve toda a escola, a vida dos alunos, o entorno escolar e os acontecimentos locais e globais que interferem no sistema de relações estabelecido na dinâmica do processo educacional.
Dutra Ítalo Modesto; Piccinini, Carlos Augusto; Becker, Julia Lângaro; Johann, Stéfano Pupe; Fagundes, Léa da Cruz. Blog, Wiki e mapas conceituais digitais no desenvolvimento de Projetos de Aprendizagem com alunos do Ensino Fundamental. RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação. V. 4 Nº 2, Dezembro, 2006.
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