União, persistência e determinação: ingredientes do sucesso
Apesar das muitas diferenças geográficas, socioeconômicas, educacionais e culturais, o município de Colorado do Oeste apresentou um ponto em comum no quesito educação e valorização profissional, quanto aos demais do Estado de Rondônia. Porque foi identificada in loco uma ação ativa de persistência, de trabalho contíguo, e de determinação realizado de maneira articulada por diversos atores que compõem a comunidade escolar.
Foi com essa atitude que educadores, alunos e famílias das 07 escolas jurisdicionadas a Representação de Ensino / SEDUC de Colorado, compreendem ao romperem com os velhos paradigmas, como o de justificar os baixos resultados de aprendizagem dos alunos por sua difícil condição de vida ou realidade socioeconômica adversa, a falta de alimentação não está presente na vida dos Coloradense por ser este um município onde a agricultura e produtos hortifrutigranjeiros prosperam.
Para traçar os caminhos que as escolas analisadas percorreram para avançar no Ideb, foram realizadas entrevistas com os dirigentes municipais de educação e com toda a comunidade escolar (professores, alunos, pais, funcionários, conselheiros e coordenadores pedagógicos) e parceiros da rede estadual, além das visitas às escolas.
As visitas de campo aconteceram entre fevereiro de 2011 e abril de 2011. O trabalho foi feito por uma equipe de professores que atuam na REN-SEDUC. Todos eles com nível superior completo em Educação, ou outras áreas afins e com experiência comprovada em atividades de avaliação e pesquisa, autoria ou coautoria de textos monográficos e artigos ou publicações na área de educação dentro das formações continuadas em serviço.
As entrevistas sempre se iniciavam com uma pergunta: “A que fatores você imputa o avanço do Ideb que a sua escola obteve entre 2005 e 2007?” Com base nela seguiam outros questionamentos, que tinham como objetivo detalhar o que desencadeou os progressos, do IDEB como agente agregador.
No desenrolar das ações surgiram quatro fatores de vital importância como:
- fator desencadeador
Todas as escolas analisadas atribuíram ao resultado do Ideb 2005 parte de seu progresso em 2007. A partir da sua divulgação, as equipes escolares se organizaram para enfrentar a realidade e transformá-la.
- fator catalisador
A gestão também foi apontada pela comunidade escolar como ingrediente fundamental para o sucesso das mesmas. Segundo os dados coletados, a liderança do dirigente e de sua equipe na condução desse processo faz a diferença.
- fatores de avanço
Estão organizados em três dimensões: formação de professores, práticas pedagógicas e ambiente de aprendizagem. Entre todos os fatores apontados, as ações de formação e de apoio pedagógico foram as que mais se destacaram. Embora estejam direcionadas a públicos diferentes, ambas têm o mesmo propósito: apoiar professores e alunos para que eles possam aprender mais e melhor.
- fatores de base
Apesar de pouco citados como avanço, foram recorrentes em várias escolas. São eles: valorização profissional e boas condições de trabalho, ampliação do tempo na escola e documentos norteadores.
De forma geral, o conjunto de fatores aponta para uma questão estruturante: a responsabilização da gestão pública, da escola e do professor como uma equipe fundamental para o enfrentamento do desafio de garantir o direito de aprender.
Como resultado da amostragem envolvendo as unidades escolares destaca-se as práticas e atitudes identificadas pelos entrevistados como responsáveis pelos avanços da educação são, em geral, resultado de ampla mobilização para que todos, e cada um dos alunos, pudessem aprender. A intenção é que essas experiências possam, de alguma forma, inspirar outras pessoas da educação a caminhar a passos mais largos rumo à garantia do direito de aprender de todos – e de cada uma das crianças brasileiras, que vivem e convivem nesta pedaçinho do Brasil: Rondônia -Colorado do Oeste.
Nenhum comentário:
Postar um comentário