sexta-feira, 13 de abril de 2012

Apenas descanço


A Ovelha Perdida ( H.C. 156)
O bom Pastor buscou-me
Já longe do redil,
E com ternura achou-me,
Caído, triste, vil!
As chagas com amor pensou,
E ao lar nos braços me levou.
Sim, Jesus amou-me,
Com amor buscou-me,
Ele mesmo restaurou-me a Deus;
Por Seu sangue, restaurou-me a Deus
.
Seguiu-me, bem distante
Do Seu lugar, no céu,
E disse, em voz amante:
"Achei-te, tu és Meu".
Jamais senti tão grande amor
Como este do meu bom Pastor.
Por Ele sou querido,
Que graça singular!
Pois Ele foi ferido,
A fim de me salvar;
Assim, ovelha dele sou,
E com o seu rebanho vou.
Prossigo alegre agora;
Deus dá poder cabal
E graça salvadora;
Protege-me do mal,
O bom Pastor comigo está
Meus passos Ele guiará.

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Insuficiência Renal


Insuficiência renal

A insuficiência renal é a falência do rim, é a impossibilidade de realizar suas funções de maneira satisfatória.

A função do rim

O rim é o órgão responsável pela filtragem do sangue, retirando do sangue a uréia, o ácido úrico, o fósforo e o hidrogênio. Além disso, reabsorve albumina, sódio, potássio e cálcio.
O rim também é responsável pela produção dos seguintes hormônios:
        Eritropoietina - estimula a produção de glóbulos vermelhos
        Sistema renina angiotensina aldosterona - Aumenta a pressão arterial
        Calcitriol - Vitamina D ativada, aumentando o cálcio dos ossos

Diagnóstico

O diagnóstico da insuficiência renal se dá através da estimação da Taxa de filtração glomerular. A mesma pode ser estimada através de amostra isolada de Creatinina sérica. Porém este não é considerado um bom método para o diagnóstico. Atualmente os mais aceitos e utilizados se baseiam em fórmulas de Clearance de creatinina, como a de Cockcroft-Gault ou a de Urina de 24 horas.

Tratamento

O tratamento da insuficiência renal vai depender da fase em que o paciente se encontra. Caso seja uma insuficiência renal aguda do tipo pré renal recomenda-se fornecer volume na forma de solução salina, cuidando para evitar a sobrecarga e insuficiência cardíaca congestiva. Também é possível através de uma massagem melhorar. A insuficiência aguda pós renal,o tratamento consiste em desobstruir a saída da urina. Para o tipo renal, o melhor tratamento é a prevenção, tratando adequadamente a hipertensão arterial, o diabetes mellitus e evitando medicamentos nefrotóxicos. As infecções devem ser prontamente tratadas para evitar suas complicações, portanto se você acha que se encontra com um desses quadros clínicos, procure imediatamente um nefrologista, pois ele é o profissional indicado para prescrever-te um tratamento.

Doenças Renais no Brasil e no Mundo

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) , um grande número de pessoas sofre de doenças renais. Algumas apresentam doenças como diabetes e pressão alta que, senão tratadas corretamente podem ocasionar à falência total do funcionamento renal. Existem outras que quando são diagnosticadas já estão com os rins totalmente debilitados, ocorrendo neste caso o encaminhamento do paciente para a diálise. Na maioria dos casos, este tratamento acaba sendo feito para o resto da vida, caso não haja a possibilidade de se fazer o transplante.
Em todo o mundo, 500 milhões de pessoas sofrem de problemas renais e 1,5 milhão delas estão em diálise. As estatísticas revelam também que uma em cada dez pessoas no mundo sofre de doença renal crônica. De acordo com os dados, pacientes com esse tipo de doença têm 10 vezes mais riscos de morte prematura por doenças cardiovasculares. A estimativa é de que 12 milhões de pessoas no mundo morrem por ano de doenças cardiovasculares relacionadas a problemas renais crônicos.
Mais de 80% dos pacientes que fazem diálise, segundo informações da Sociedade Brasileira de Nefrologia, estão nos países desenvolvidos. Na Índia e Paquistão, por exemplo, menos de 10% das pessoas que precisam recebem algum tipo de terapia e na África quase não há acesso ao tratamento e as pessoas acabam morrendo.
O crescente número de doentes renais no Brasil já o tornou o terceiro maior mercado de hemodiálise do mundo. No Brasil a doença atinge 2 milhões de pessoas, sendo que 60% não sabem . Segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia, em 2005, foram 32.329 novos pacientes. A taxa de aumento de 2005 para 2006 foi estimada em 8,8%. Segundo as informações, dos 120 mil brasileiros que precisam fazer hemodiálise, apenas 70 mil estão em tratamento. Em janeiro de 2006 o número de pacientes chegou a 70.872. O número de óbitos em 2005 foi de 12.528, sendo a taxa de mortalidade de 13%.
No Brasil, 98,2% dos centros de tratamento dialítico possuem convênio com o SUS; 89,9% dos pacientes são reembolsados pelo SUS e, 12,1% dos pacientes possuem outros convênios. Os números apontam ainda que 47% dos pacientes em diálise estão na fila do transplante renal e 25% dos pacientes em tratamento, são diabéticos. Estima-se que em 2010 o número de pessoas em diálise no Brasil seja de 125 mil.

Projetos de Prevenção às Doenças Renais

Existem empresas e entidades que desenvolvem ações para conscientizar as pessoas sobre às doenças renais. A maioria delas têm como objetivo despertar na população, que a prevenção ainda é o melhor remédio.
Entre eles podemos destacar:
Campanha de Prevenção de Doença Renal da Sociedade Brasileira de Nefrologia[2]; Blog cuide dos seus rins[3] - Este Blog pretende abrir um espaço para a discussão em torno do assunto e foi desenvolvido pela Sultech; Liga Acadêmica de Prevenção às Doenças Renais (PRE-RENAL), da UFJF[4]; e A PRE-RENAL é uma Liga Acadêmica da UFJF que realiza ações e campanhas com o intuito de despertar a atenção da população para a importância de prevenir e tratar a DRC nas suas fases iniciais.

TABELA DE DOENÇAS NOS RINS

Doenças do glomérulo
Por síndrome
Por condição

Doenças tubulointersticiais do rim
Insuficiência renal
Urolitíase

Doenças do túbulo renal e
outras doenças do rim e ureter

Outras doenças
do sistema urinário
uretra: Uretrite (Uretrite não-gonocócica) - Síndrome uretral - Estenose uretral
                          Tumores do rim

Doenças dos Rins


quinta-feira, 5 de abril de 2012

Símbolos da Páscoa

Símbolos da Páscoa

  Olá amiguinhos, estamos vivendo dias especiais esta semana, são dias que nos faz lembrar do que Jesus foi capaz de fazer para nos salvar e nos libertar do pecado, Ele deu a sua própria vida.
Estamos prestes a comemorar a páscoa do Senhor, não esperemos ganhar ovos de chocolate, e coisas do tipo, esperemos a vinda daquele que nos ama e nos dá a vida eterna, Jesus Cristo.
Deixo abaixo um desenho personalizado com os símbolos da páscoa, mais vocês podem conferir outros que já postei aqui no Blog.
Obs: tenho percebido que nos comentários, muitos me perguntam se não fiz todos os símbolos, aviso que todos estão aqui no blog, só que separadamente, deixo abaixo o link dos posts com cada símbolo da páscoa, é só clicar e baixar:
 
Olá amiguinhos, hoje estou dando continuidade a série de posts sobre os símbolos da páscoa. Neste post temos o ovo, que simboliza a vida que surge repentinamente, a Vela que representa Cristo a Luz do Mundo, o Girassol que representa nossas vidas que devem estar voltadas sempre para Cristo ressuscitado, e o peixe que é um dos mais antigos símbolos de Cristo.



Oi amiguinhos, posto pra vocês agora mais alguns símbolos da páscoa, a uva, com o qual se faz o vinho, que representa o sangue de Jesus, o trigo, com o qual se faz o pão, e representa o corpo de Cristo, e o sino expressam os cânticos de Aleluia.

O cordeiro é o símbolo mais antigo da Páscoa. É o símbolo da aliança feita entre Deus e o povo judeu na páscoa do Antigo Testamento. No Antigo Testamento, a Páscoa era celebrada com os pães sem fermento e com o sacrifício de um cordeiro.
Jesus Cristo é o Cordeiro de Deus, que foi sacrificado na cruz pelos nossos pecados, e cujo sangue nos redimiu: "morrendo, destruiu nossa morte, e ressuscitando, restituiu-nos a vida". É a nova Aliança de Deus realizada por Seu Filho, agora não só com um povo, mas com todos os povos.

Molde de coelho de Páscoa de feltro

Coelho da Páscoa de feltro: moldes

Já virou tradição oferecer ovos de Páscoa aos amigos e principalmente às crianças. Se o presente for acompanhado de um coelhinho de Páscoa fica ainda mais especial.

 No Brasil, a Páscoa  é celebrada para comemorar a Ressurreição de Jesus Cristo, sua passagem da morte para a vida. É considerada a data mais importante da maioria das igrejas cristãs. A origem da palavra vem do hebraico “pessach” (passagem), que tinha como significado o final da escravidão e a libertação dos judeus. A Páscoa é comemorada sempre no domingo seguinte à primeira lua cheia da primavera, após o dia 21 de março.

413931 Coelho de páscoa7 Coelho da Páscoa de feltro: moldes
Ovos de chocolate e coelhos são símbolos da Páscoa 

Em 2012, o feriado será celebrado no dia 8 de abril. Entre os símbolos mais importantes da data estão o coelho. O animal representa a fertilidade, por se reproduzir com rapidez e ser muito fecundo.
 Outro símbolo são os ovos que representam o surgimento da vida nova.
 Antigamente os cristãos ofereciam ovos coloridos aos amigos como presentes na época da Páscoa. 
 Os ovos, que eram de verdade, cozidos e pintados.
 A tradição de se oferecer ovos de chocolate surgiu somente no século XVIII, por intermédio de confeiteiros franceses, que começaram a esvaziar os ovos, recheá-los com chocolate e pintarem a casca.
Já virou tradição oferecer ovos de Páscoa aos amigos e principalmente às crianças.
Se o presente for acompanhado de um coelhinho de Páscoa fica ainda mais especial. 
Caso você goste de customizar seus presentes, pode oferecer os ovos de chocolate guardados em “coelhinhos de Páscoa” de feltro
Pode-se também fazer em parceria com as crianças, o que irá se tornar uma atividade lúdica para ser feita em familia.
 Confira algumas dicas para fazer você mesmo.


Molde:
413931 Coelho de páscoa Coelho da Páscoa de feltro: moldes
Molde de coelho de Páscoa de feltro
413931 Coelho de páscoa1 Coelho da Páscoa de feltro: moldes
O molde do rosto, pés e mãos deve ser cortado em feltro branco. O triângulo com outra cor.
413931 Coelho de páscoa2 Coelho da Páscoa de feltro: moldes

Costure a cabeça do coelho e deixe um espaço para inserir o enchimento. Você pode colocar olhinhos com conta de bijuteria ou feltro de outra cor. Use linha de bordar para costurar o contorno. Um coração pequeno de feltro vermelho fica como nariz do coelho.

413931 Coelho de páscoa3 Coelho da Páscoa de feltro: moldes

Para o cone, una e costure o triângulo.
 Os bracinhos e patinhas são costurados depois deixando espaço para enchimento.
 Se quiser marcar os dedinhos do coelho dê três laçadas com a agulha.
 Costure as patinhas no cone.

413931 Coelho de páscoa4 Coelho da Páscoa de feltro: moldes

No lado pontudo do cone, costure a cabeça do coelho e depois as mãozinhas.
413931 Coelho de páscoa5 Coelho da Páscoa de feltro: moldes

Se quiser complementar, pregue um laço entre as mãozinhas e use blush ou pó mágico para pintar orelhas e bochechas.
413931 Coelho de páscoa6 Coelho da Páscoa de feltro: moldes
Depois de pronto o coelho poderá guardar doces, ovinhos de chocolate e outras guloseimas.
O molde foi reproduzido do blog Artemelza.

Símbolos da Páscoa

Símbolos da Páscoa

Milhares de pessoas ao redor do mundo festejam a Páscoa e muitos não sabem o real significado dos símbolos da Páscoa, nesse artigo vamos mostrar e detalhar um pouco para todos leitores do blog. A palavra Páscoa surgiu a partir da palavra hebraica “pessach” (“passagem”), que para os hebreus significava o fim da escravidão e o início da libertação do povo judeu (marcado pela travessia do Mar Vermelho, que se tinha aberto para “abrir passagem” aos filhos de Israel que Moisés ia conduzir para a Terra Prometida).
Na visão dos cristãos, a Páscoa representa a passagem de Jesus Cristo da morte para a vida, ou seja a Ressurreição. Ela é considerada a festa das festas.

Conheça agora os principais Símbolos de Páscoa

Ovos de Páscoa

pascoa2 Símbolos da Páscoa
E certo que entre todos os símbolos, o ovo de páscoa é o mais querido e desejado entre as crianças e também por alguns adultos.
São muitas as lendas sobre o ovo, em culturas pagãs ele significa começo de vida, já os chineses entregavam ovos coloridos entre os amigos, na primavera, como referência à renovação da vida.
Talvez a lenda mais conhecida seja a dos persas: Para eles, havia caído um ovo gigante na terra, por este motivo, os ovos tornaram-se sagrados.
Antigamente os ovos eram pintados e cozidos, eles foram substituidos por ovos de chocolates pela proibição do consumo de carne animal, por alguns cristãos, no período da quaresma.
O que vemos com mais lógica é que após o surgimento da indústria do chocolate, em 1830, na Inglaterra, fez o consumo de ovos de chocolate aumentar

Coelhinho da Páscoa

coelho da pascoa Símbolos da Páscoa
O coelho tem uma grande facilidade de fecundar, diante disso ele se tornou o símbolo mais popular na Páscoa. O coelho simboliza a Igreja, pelo poder de Cristo, é fecunda em sua missão de propagar a palavra de Deus a todos os povos.

Cordeiro

cordeiro deus Símbolos da Páscoa
O cordeiro é o símbolo mais antigo da Páscoa, é o símbolo da aliança feita entre Deus e o povo judeu na páscoa da antiga lei.
Para os cristãos, o cordeiro é o próprio Jesus, Cordeiro de Deus, que foi sacrificado na cruz pelos nossos pecados, e cujo sangue nos redimiu.

Círio Pascal

 050139 10 07 48 63 050139 10 07 48 Símbolos da Páscoa
É uma grande vela que se acende na igreja, no sábado de aleluia. Significa que “Cristo é a luz dos povos”.
O Círio Pascal simboliza o Cristo que ressurgiu das trevas para iluminar o nosso caminho.

Girassol

girassol Símbolos da Páscoa
O girassol, como símbolo da páscoa, representa a busca da luz que é Cristo Jesus e, assim como ele segue o astrorei, os cristãos buscam em Cristo o caminho, a verdade e a vida.

Pão e Vinho

bread wine Símbolos da Páscoa
O pão e o vinho, principalmente na antiguidade, foram a comida e bebida mais comum para muitos povos. Cristo ao instituir a Eucaristia se serviu dos alimentos mais comuns para simbolizar sua presença constante entre e nas pessoas de boa vontade. Assim, o pão e o vinho simbolizam essa aliança eterna do Criador com a sua criatura e sua presença no meio de nós.

Colomba Pascal

colombabrownie Símbolos da Páscoa
O bolo em forma de “pomba da paz” significa a vinda do Espírito Santo. Diz a lenda que a tradição surgiu na vila de Pavia (norte da Itália), onde um confeiteiro teria presenteado o rei Lombardo Albuíno com a guloseima. O soberano, por sua vez, teria poupado a cidade de uma cruel invasão graças ao agrado.

Sino

sino01limpo Símbolos da Páscoa
O sino é um símbolo da páscoa. No domingo de páscoa, tocando festivo, os sinos anunciam com alegria a celebração da ressurreição de Cristo.
Feliz Páscoa para todos!
via Portal da Família

Como surgiu o Ovo da Páscoa

Como surgiu o Ovo da Páscoa

Conheça um pouco sobre a origem e a história do ovo de chocolate, que nem sempre teve este formato e passou por várias mudanças ao longo dos séculos

419284 Como surgiu o Ovo da Páscoa 1 Como surgiu o Ovo da Páscoa
O ovo de Páscoa simboliza o nascimento, mas nem sempre foi de chocolate.

Com a Páscoa se aproximando, as pessoas ficam ansiosas de saborear os ovos de chocolate, elementos tradicionais da ocasião. No entanto, a maioria dos consumidores compram os produtos sazonais sem nem saber o significado ou a origem.

A Páscoa é uma celebração religiosa, sendo muito importante para os cristãos e judeus. No Brasil, a data comemorativa serve para comemorar a ressurreição de Jesus Cristo, transmitindo a ideia de renascimento aos fiéis. No entanto, em meio à religiosidade da Páscoa, eis que surge um hábito pagão e consumista: a troca de ovos de chocolate.

Origem dos ovos de Páscoa

419284 Como surgiu o Ovo da Páscoa 2 Como surgiu o Ovo da Páscoa
Os primeiros ovos de Páscoa não eram decorados e não comestíveis.

O ovo de chocolate é um dos principais símbolos da Páscoa, juntamente com o coelho. Seu caráter simbólico fascina crianças, jovens e adultos, além de aquecer as  vendas no comércio  entre os meses de março e abril. Apesar de a Páscoa ter como principal objetivo celebrar a ressurreição de Cristo, os ovos não se enquadram neste contexto.
O anúncio da Primavera foi, por muito tempo, um pretexto para presentear com ovos coloridos ou enfeitados com capricho, tornando-se um costume entre as civilizações pagãs. Depois, as festividades cristãs incorporaram os símbolos.
O ovo começou a ser associado à Páscoa entre os cristãos primitivos da Mesopotâmia. Depois de um tempo, o costume começou finalmente a ser difundido na Europa e passou por algumas alterações. Na Grã Bretanha, por exemplo, os ovos eram acompanhados por mensagens, enquanto na Alemanha eram dados de presente para as pessoas queridas. Nesta época, os ovos serviam simplesmente para simbolizar o nascimento e não eram comestíveis.
O chocolate só foi incorporado à ideia de ovo de Páscoa quando os franceses entraram em contato com o doce feito a partir do cacau. Apesar de ter sido inventado pelos Maias e considerado uma bebida dos Deuses, o chocolate chegou ao território europeu, ganhou mais sabor e foi transformado em tabletes.
419284 Como surgiu o Ovo da Páscoa Como surgiu o Ovo da Páscoa
O chocolate foi o principal avanço na história do ovo de Páscoa.
No século XVIII, alguns confeiteiros da França resolveram criar ovos de chocolate para celebrar a Páscoa, substituindo as versões coloridas e que não eram comestíveis. Não demorou muito para que a nova iguaria se tornasse conhecida em toda a Europa e, posteriormente, no mundo.
Os ovos que eram dados de presente durante a Páscoa passaram por várias mudanças, sendo que a melhor adaptação foi o uso do chocolate. Mesmo depois de ter assumido tantos formatos, os ovos de Páscoa continuam assumindo caráter simbólico e estão diretamente ligados a celebração da vida.



PÁSCOA E CHOCOLATE

Quais os símbolos da páscoa?

símbolos da páscoa e seus significados 1 Símbolos Da Páscoa E Seus Significados
Os significados dos símbolos da páscoa são bem interessantes e prometem responder todas as dúvidas a respeito da data comemorativa. Confira:
- Ovo: está relacionado ao nascimento, que remete de certa forma a ressurreição de Cristo. Na cultura pagã, os ovos são coloridos e dados de presente entre as pessoas.
- Coelho: sua característica de fertilidade se sobressai e o animal passa a representar a reprodução constante.
- Chocolate: força rejuvenescedora da vida, já que o cacau era considerado o néctar dos Deuses.
- Cruz: está relacionada ao mesmo tempo ao calvário de Cristo e ressurreição.
- Cordeiro: sacrifício do filho de Deus.
- Pão e Vinho: corpo e sangue, presença da eucaristia.
- Girassol: almas voltadas para o divino.
- Peixe: símbolo antigo que faz referência a crença a Jesus Cristo.
- Sinos: representam a alegria da ressurreição.
- Vela: Cristo ressuscitado, vitorioso e radiante.  A vela pascal, por exemplo, significa que Deus é princípio e fim.
Alguns símbolos da data comemorativa não possuem nenhuma relação entre si, como é o caso do ovo, chocolate e coelho. Foi conveniente para o consumismo unir os símbolos para aumentar as vendas na ocasião e impulsionar determinados hábitos nos consumidores. Alguns símbolos religiosos são tão importantes do que ovos de chocolate e coelhinhos, mas acabam nem sendo lembrados.
Agora que você já sabe sobre a simbologia que envolve a páscoa, aproveite a data e os feriados com mais convicção, sempre pensando naquilo que é invisível aos olhos, não apenas ao consumismo.

 
 
A páscoa é uma data comemorativa que mexe com as pessoas, renovando a esperança e trabalhando em cima da idéia de renascimento. Sendo valorizada por várias culturas, a páscoa tem destaque no calendário, influencia nos hábitos de consumo e no comportamento de todos aqueles que acreditam na força da ocasião.
A cultura ocidental considera a páscoa como um dos dias mais importantes do ano, em especial os judeus e cristãos. No cristianismo a data para a ressurreição de Cristo, enquanto o judaísmo adota essa data para comemorar a libertação do Egito. As comemorações nesse período também eram comuns entre as civilizações da Antiguidade, como a Grécia, que comemorava a chegada da primavera (festa pagã).

O fato é que a páscoa se tornou uma data de prosperidade, união, amor e afeto. As pessoas adquiriram determinados hábitos ao longo do tempo para comemorar a ocasião, como presentear com ovos de chocolate ou mesmo organizar um almoço em família para colocar em prática a essência da data. Os cristãos, no domingo de Páscoa, costumam participar de missas e fazer uma refeição cujo peixe é o prato principal.

Algumas pessoas acham estranho a páscoa não cair sempre no mesmo dia todos os anos, mas o fato é que a formação do calendário depende do primeiro domingo depois da Lua Cheia. As comemorações acontecem sempre entre os meses de março e abril, respeitando o calendário religioso que inclui período de quaresma.

A simbologia da páscoa é também um assunto que impressiona as pessoas com sua profundidade. A data comemorativa está ligada a vários símbolos que já são populares na cultura e ilustram a ocasião em diversos aspectos. Alguns elementos que fazem referência a páscoa são bem reconhecidos, outros nem tanto.

Conhecer os símbolos da páscoa é algo importante para qualquer pessoa que comemore a ocasião. Os pais devem orientar seus filhos sobre determinados ícones e explanar o significado de cada um deles de forma contextualizada, cultural. Por que do coelho? Qual o sentido do ovo? O que o chocolate tem a ver com a páscoa? Todas essas perguntas precisam ser esclarecidas.