Arte e Matemática - Formas geométricas
O Cubismo
Cubismo
é um movimento artístico que ocorreu entre 1907 e 1914, nas artes
plásticas, tendo como principais fundadores Pablo Picasso e Georges
Braque e tendo se expandido para a literatura e a poesia pela influência
de escritores como Guillaume Apollinaire, John dos Passos e Vladimir
Maiakovski. O quadro "Les demoiselles d'Avignon", de Picasso, 1907 é
conhecido como marco inicial do Cubismo. Nele ficam evidentes as
referências a máscaras africanas, que inspiraram a fase inicial do
cubismo, juntamente com a obra de Paul Cézanne.
O
Cubismo tratava as formas da natureza por meio de figuras geométricas,
representando todas as partes de um objeto no mesmo plano. A
representação do mundo passava a não ter nenhum compromisso com a
aparência real das coisas.
O movimento cubista evoluiu constantemente em três fases:
· Fase cezannista ou cezaniana entre 1907 e 1909 -
· Fase
analítica ou hermética entre 1909 a 1912 - que se caracterizava pela
desestruturação da obra, pela decomposição de suas partes constitutivas;
· Fase
sintética (contendo a experimentação das colagens) - foi uma reação ao
cubismo analítico, que tentava tornar as figuras novamente
reconhecíveis, como colando pequenos pedaços de jornal e letras.
Desta última fase decorrem dois movimentos:
· Orfismo
· Secção de Ouro
Historicamente
o Cubismo originou-se na obra de Cézanne, pois para ele a pintura
deveria tratar as formas da natureza como se fossem cones, esferas e
cilindros. Entretanto, os cubistas foram mais longe do que Cézanne.
Passaram a representar os objetos com todas as suas partes num mesmo
plano. É como se eles estivessem abertos e apresentassem todos os seus
lados no plano frontal em relação ao espectador. Na verdade, essa
atitude de decompor os objetos não tinha nenhum compromisso de
fidelidade com a aparência real das coisas.
O
pintor cubista tenta representar os objetos em três dimensões, numa
superfície plana, sob formas geométricas, com o predomínio de linhas
retas. Não representa, mas sugere a estrutura dos corpos ou objetos.
Representa-os como se movimentassem em torno deles, vendo-os sob todos
os ângulos visuais, por cima e por baixo, percebendo todos os planos e
volumes.
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