Como trabalhar com infográficos na escola
O uso de infográficos está modificando o modo como nos relacionamos com a linguagem e o conhecimento, possibilitando uma leitura não linear. A imagem tem ganhado cada vez mais importância na nossa sociedade (linguagem não verbal) e, nesse contexto, os infográficos vêm conquistando espaço por conseguirem organizar, apresentar e transmitir informações integrando ilustrações, textos e dados.
“O ser humano é uma espécie
visual. Mais da metade do nosso cérebro está relacionada com atividades
que têm a ver com o processamento de informação visual.”
Alberto Cairo
Dicas para fazer um bom infográfico:
- escolher informações corretas;
- interpretar a informação, cuidando para que ela expresse aquilo que se quer dizer;
- escolher as formas gráficas que facilitem a leitura e estejam adaptadas à natureza dos dados expostos.
- A leitura de um infográfico é um processo dinâmico que estimula a investigação.
- Ele mostra uma narrativa que pode ser lida de forma não linear.
- Normalmente se começa com uma leitura ampla, de todo o infográfico.
- Em seguida se lê cada elemento: definições, listas, tópicos, mapas, gráficos, etc.
- É comum olhar primeiro o todo, depois se aproximar para ver detalhes, se distanciar novamente e assim por diante.
- A informação é reconstruída gradualmente pela exploração dos significados de suas partes e por sua articulação por meio da distribuição dos componentes na página, pelo uso de marcadores gráficos e por referências escritas e visuais cruzadas.
- Os olhos se movimentam entre as partes semanticamente relacionadas de textos e imagens. Veja como:
Nenhum comentário:
Postar um comentário