Paralelo entre o texto e o filme
Lendo a entrevista do professor Pedro Demo sober o tema “Os desafios da linguagem do século XXI para a aprendizagem nas escola”, pude perceber o quanto ainda se precisa definir qual o papel das tecnologias no processo ensino-aprendizagem e a que se prestam para a melhoria do rendimento do ambiente escolar.
Penso que quando se fala em tecnologia, recursos de multimeios, se está buscando com clareza e objetividade um referencial, um porto onde a grande embarcação de múltiplos conhecimentos em suas múltiplas formas possa aportar e fazer-se perceber como importante e, ouso dizer, até imprescindível neste mundo pós-moderno que ora vivenciamos.
Entendo que a questão muitas vezes sai do foco e, perde seu verdadeiro valor de conquista, por se pensar tão somente nos equipamentos. Mas se deve pensar a quem estes novos equipamentos trará benefícios: ao professor, ao aluno ou à escola. E podemos perfeitamente entender isto quando pensamos no computador como uma ferramenta pra otimizar o trabalho de elaboração de aula do professor, ou de otimização dos trabalhos de impressão de provas da escola, boletins dos alunos, organização da biblioteca e outras facetas possíveis. Ou ainda podemos imaginar o computador como sendo aquele equipamento que irá dar ao aluno uma sensação de produção própria, descobertas, rompimentos de barreiras de línguas, culturas, gostos, coerções e etc.
A grande pergunta é: a quem o computador trará mais benefício? Será que a questão é Tecnologia ou metodologia? Podemos imaginar uma charge onde numa determinada escola a professora está lá a fazer com que seus alunos internalizem a tabuada de multiplicar pelo método da repetição em voz alta: 4X1:4; 4X2:8; 4X3:12..... De repente entra na sala o diretor e anuncia uma verba que está chegando para equipar a escola com aquilo que tem de melhor em modernidade. Projetores multimídias; telões de grande dimensão e qualidade de imagem e etc.....
Só que passados alguns dias da instalação dos equipamentos ultramodernos, lá está o diretor ansioso por ver como os professores estão a utilizar tais equipamentos, aproxima-se da sala daquela professora do início de nossa conversa e, percebe o telão instalado, o projetor multimídia funcionando e sendo projetado no telão: 4X1:4; 4X2:8; 4X3:12..... e lá estava aquela professora fazendo seus alunos repetirem em voz alta após ela.
O que quero dizer é que não basta ter equipamento é preciso ser humano bastante pra dar a eles o objetivo devido e humanizado para o qual foram pensados. É aí onde entrará nossa capacidade de aprender e criar estratégias que nos possibilitem uma satisfação pessoal naquilo que nos propomos a fazer: potencializar a aprendizagem de nossos alunos.
*AD pesquisado na Internet
PS. Se souberem a fonte favor indicar recebi somente o texto sem os créditos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário