segunda-feira, 31 de maio de 2010

Hipertexto: Atividades Relacionadas / Pesquisa

Planejamento de Atividades com hipertexto

OBJETIVOS:
- Orientar para a pesquisa de conteúdos e informações na Internet e a seleção de dos mesmos para a realização das atividades propostas.

PRÉ-REQUISITOS:
- Ter conhecimentos básicos de informática: editor de textos e imagens, navegação web
- Saber usar a TV pen drive

PROCEDIMENTOS:
- Pesquisar na Internet, em grupos de 04 ou 05 pessoas, a biografia dos personagens históricos que aparecem no vídeo Ler devia ser proibido: Gandhi, Martin Luther King, Nelson Mandela, Spielberg, Einstein, Dalai Lama, Ziraldo, Jorge Amado, Betinho.
- Utilizar a Wikipédia e visitar as páginas das bibliotecas virtuais.
- Organizar as informações adquiridas para apresentação no Power point, convertendo para TV pen drive, associando imagens e texto.
- Apresentar a pesquisa para os demais grupos.

RECURSOS:
- Computador, TV e Pen drive

AVALIAÇÃO:
- Observação de todo processo de pesquisa e criação, pelo professor responsável;
- Análise de todo material produzido: imagens, texto claro, informações precisas
- Apresentação em sala, através de ficha avaliativa.

PESQUISA:

HIPERTEXTO: Tecnicamente, um hipertexto é uma rede composta de nós ligados por conexões. Os nós podem ser palavras, páginas, imagens ou partes de imagens, seqüências sonoras, referência a documentos complexos que podem ser eles mesmos hipertextos. Os nós não estão ligados linearmente, como em uma corda ou como nos elos de uma corrente mas cada um deles, ou a maioria, estende suas conexões em estrela, de modo reticular. "Ferramenta para o escritor e meio para o leitor, os documentos em hipertexto permitem ao escritor ou a grupos de autores conectar dados entre si, criar trajetos em um conjunto de material afim, anotar textos já existentes e criar notas que remetam tanto a dados bibliográficos como ao corpo do texto em questão. O leitor pode navegar pelos textos anotados, referidos e conectados de forma ordenada (no sentido de que se ligam a um objetivo) mesmo que não seqüencial" (Landow, 1995, p. 17), portanto, um hipertexto pode ser entendido como um conjunto de fragmentos de informação (nós) e um conjunto de nexos eletrônicos que os conectam entre si. O termo hiperdocumento simplesmente estende a noção hipertextual ao incluir informações visuais, sonoras e animações. O hipertexto ao possibilitar a passagem do discurso verbal a imagens, mapas, diagramas e sons ou outro fragmento textual expande a noção de texto muito além do meramente verbal, caminhando ao encontro das formulações pós-estruturalistas nos que diz respeito à ênfase na idéia de "texto".

Nenhum comentário:

Postar um comentário