Mulher e Política
Carlota Pereira de Queiróz, médica paulista (a numero 1 ) foi eleita em 3 de maio de 1933, para a Assembléia Nacional Constituinte ( ano em que a mulher votaria e seria votada no Brasil). Ela conseguiu por havia se notabilizado como voluntária na assistência aos feridos durante a Revolução Constitucionalista. Mas Carlota também foi reeleita em 1934.
Bertha Lutz, a bióloga e advogada, segunda deputada brasileira. Ela tinha sido também a segunda mulher a ingressar nos quadros do serviço público brasileiro em 1919 - , que assumiria a cadeira na Câmara Federal em julho de 1936, quando do falecimento de um deputado. Uma representante classista, Almerinda Farias Gama, seria indicada pelo Sindicato dos Datilógrafos e Taquígrafos e pela Federação do Trabalho do Distrito Federal para a Câmara Federal.
No ano de 1934, foram realizadas eleições em todo o país. Na cidade de São João dos Patos, no Maranhão, Joanna da Rocha Santos, do PSD, seria eleita prefeita por todos os 800 eleitores do município.
Antonietta de Barros, professora de Santa Catarina seria a primeira mulher eleita deputada, em 1934, sendo também a primeira mulher negra em todo o Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário