quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Painel de Atividade Unidade 1

Unidade 1: Tecnologia na sociedade, na vida e na escola

Reflita

O que é ser professor hoje?

Quem sou eu (professor) neste contexto?

Identidade do professor
No contexto atual o professor precisa:
• ter domínio do conteúdo de sua área;
• entender os processos de aprendizagem dos alunos;
• saber ensinar, criando situações que favoreçam ao aluno encontrar sentido para aquilo que está aprendendo;
• conhecer e saber usar as tecnologias disponíveis no sistema escolar;
entender as implicações do uso das tecnologias e mídias nos processos de ensino e aprendizagem.

Texto compementar JOSE ARMANDO VALENTE

O que será que a tecnologia oferece de novo?
Será necessário mudar a prática pedagógica em função da tecnologia?
Quais contribuições a tecnologia pode trazer para a aprendizagem dos alunos?
E para o seu dia-a-dia como professor?

Realize a atividade 2
Registrando a própria reflexão
A partir das questões colocadas nos pontos de reflexão e levantadas
nos momentos de aprendizagem, registre alguns aspectos relacionados
à sua preocupação e/ou expectativa no que diz respeito ao uso da
tecnologia nos processos de ensino e aprendizagem.

Orientações para a realização da atividade 2
1. Acesse o item Diário de Bordo.
2. Selecione seu nome na listagem.
3. Escreva sua reflexão no espaço próprio do Diário de Bordo.

Refletindo
Como a escola vem lidando com as novas tecnologias?
Como vem sendo a aprendizagem dos professores, gestores e alunos para utilizar as tecnologias no seu cotidiano?
E com isso, como fica o processo de ensino e aprendizagem?

Realize a atividade 3
Vamos assistir à entrevista do Prof. Dr. Ladislau Dowbor sobre Educação e Tecnologia e discutir sobre uma de suas idéias, mais especificamente a respeito do seguinte trecho: “[...] É necessário repensar a escola e a educação no sentido mais amplo. A escola deve ser menos lecionadora e mais organizadora de conhecimento, articuladora dos diversos espaços do conhecimento.”
(Dowbor, L., 2001)

Nenhum comentário:

Postar um comentário