terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

DECÁLOGO DO BOM ÂNIMO

1- Dificuldades? Não percas tempo, lamuriando. Trabalhe.

2- Críticas? Nunca aborrecer-se com elas. Aproveite-as no que mostrem de útil.

3- Incompreensões? Não busque torná-las maiores, através de exigências e queixas. Facilite o caminho.

4- Intrigas? Não lhes estendas a sombra. Faça alguma luz com o óleo da caridade.

5- Perseguições? Jamais revidá-las. Perdoe esquecendo.

6- Tristezas? Afaste-se de qualquer disposição ao desânimo. Ore abraçando os próprios deveres.

7- Desilusões? Por que debitar aos outros a conta de nossos erros? Caminhe para frente, dando ao mundo e à vida o melhor ao seu alcance.

8- Doenças? Evite a irritação e a inconformidade. Raciocine nos benefícios que os sofrimentos do corpo passageiro trazem à alma eterna.

9- Descanso? Lute pelos dias que pode ficar com a familia e saberás fazer a festa.

10- Fracassos? Não acredite em derrotas. Lembre-se de que, pela bênção de Deus, você está agora em seu melhor tempo - o tempo de HOJE, no qual você pode sorrir e recomeçar, renovar e servir, em meio de recursos imensos da paz.

DECÁLOGO DO EDUCANDO

1. Amarás o Senhor teu Deus com todo o teu ser, único e irrepetível! Amá-lo-ás com toda a tua inteligência esclarecida, com toda a tua vontade activa e com todo o teu coração, capaz de amar e de se deixar amar. No teu esforço de saber e de conhecer, de aprender e de crescer, de estudar e de conviver, encontrarás sempre Deus, bem dentro de ti e à tua volta, tão próximo de ti, como acima de todas as coisas. Só na sua luz, verás a Luz!
2. Não invocarás o santo nome de Deus em vão. Este Deus, que te criou sem ti, não age sem ti nem contra ti. Não o chames, nem contes com Ele, para aquilo que tu mesmo podes e deves fazer todos os dias: é teu dever estudar, é teu dever participar nas actividades da catequese, é teu dever colaborar na vida familiar, empenhando-te na tua educação integral. Deus não é teu concorrente nem teu substituto; não é a tua sombra, nem o teu vigia. Ele tem o nome e o rosto humano de Jesus Cristo. E serás tanto mais pessoa, quanto mais te deixares moldar e modelar por Ele.
3. Guardarás o descanso e saberás fazer a festa, não para fugires às responsabilidades do quotidiano, mas para refazeres as tuas energias, físicas e espirituais, e para experimentares a beleza da amizade, na alegria de irmãos que se encontram. E aproveitarás o intervalo, como tempo e espaço de vivência alegre na convivência feliz com os outros. Sê assíduo, pontual e empenhado no cumprimento de todos os teus deveres e o teu tempo livre dilatar-se-á.
4. Honrarás pai e mãe. Saberás que, apesar de algumas das suas fraquezas, eles te amam, mais do que ninguém, e que a eles deves a tua vida. Reconhece a sua experiência e a sabedoria aprendida no esforço quotidiano de lutar pelo bem da família. E, não esqueças que os demais educadores são verdadeiros colaboradores dos teus pais, que por terem escolhido dedicar-se à tua educação, te merecem idêntico respeito, interesse e obediência.
5. Cuidarás da saúde do teu corpo e do teu espírito com uma alimentação e uma vida saudáveis, rejeitando o consumo de tudo o que se destine a destruir-te ou a diminuir-te. Não matarás o teu tempo, com ruídos perturbadores ou passatempos inúteis, que prejudiquem a tua saúde ou equilíbrio pessoais. Não matarás o teu próximo, com o teu olhar indiferente, com alguma palavra ofensiva, ou com qualquer gesto desprezível e violento. Acima de tudo, amarás a vida, com a sua beleza e exigência, com todas as suas dádivas e desafios.
6. Guardarás a integridade e autenticidade de coração, em todas as tuas palavras e gestos. Só a delicadeza da tua linguagem pode dar beleza às tuas expressões. Os teus gestos são palavras visíveis. Não descuides, por isso, a atenção devida ao outro, seja ele teu colega ou educador; prima pela simpatia, pela presença solícita, de modo a suscitares, entre todos, o calor da verdadeira amizade.
7. Saberás respeitar o que não é teu e jamais dirás que é teu aquilo que não te pertence. Aprenderás assim a valorizar o que, na Escola, na Paróquia, nos espaços que frequentas, é de todos. Porque os bens públicos são de todos e não são só teus, esforçar-te-ás por melhorar e enriquecer aquilo que recebeste. Deves zelar pela preservação, conservação e asseio das instalações, material didáctico, mobiliário, equipamentos e espaços verdes, fazendo uso correcto dos mesmos.
8. Procurarás a verdade, marca indelével da dignidade humana. Chegarás à verdade, pela via da razão, com o esforço persistente da tua inteligência! Mas a verdade, estará sempre para lá da razão; escuta-a, bem inscrita no teu coração! Essa verdade, também chegará a ti, pela via da fé. Porque és cristão, podes contemplar em Jesus Cristo, a palavra e o rosto, o caminho e o esplendor dessa Verdade.
9. Guardarás a bondade dos teus pensamentos e dominarás, com equilíbrio, a fantasia do teu desejo. Conserva na tua mente e no teu coração somente o que simultaneamente te edifica e engrandece o outro! A integridade dos teus sentimentos conduzirá, por bom caminho, toda a tua energia afectiva: o teu desejo de ser amado, a tua grande capacidade de amar.
10. Não cobiçarás as coisas alheias, evitando qualquer espécie de ciúme e inveja, por causa daquilo que o outro é, sabe ou possui. Antes de pensares no que poderias ter, lembra-te, primeiro, do muito que tens para dar. Na verdade, cada um só vale por aquilo que dá. Partilha, com alegria, o teu ser, o teu ter, o teu saber e o teu modo de fazer.
Saberes o que fazer da tua vida, a quem ou por quem a entregar, é a principal tarefa que tens pela frente. A vida é um dom que se recebe, para se tornar um dom que se oferece. Faz isto e serás feliz.

SNEC, 2006. Setembro

DECÁLOGO DA SERENIDADE



1-Procurarei viver pensando apenas no dia de hoje, exclusivamente neste dia, sem querer resolver todos os problemas da minha vida deuma só vez.

2-Hoje, apenas hoje, procurarei ter o máximo cuidado na minha convivência, cortês nas minhas maneiras, a ninguém criticarei, nem pretenderei melhorar ou corrigir à força ninguém, senão a mim mesmo.

3- Hoje, apenas hoje, serei feliz. Na certeza de que fui criado para a felicidade, não só no outro mundo, mas também já neste.

4-Hoje, apenas hoje, adaptar-me-ei às circunstâncias, sem pretender que sejam todas as circunstâncias a se adaptarem aos meus desejos.

5-Hoje, apenas hoje, dedicarei 10 minutos do meu tempo à uma boa leitura, recordando que assim como o alimento é necessário para a vida do corpo, a boa leitura é necessária para a vida da alma.

6-Hoje, apenas hoje, farei uma boa ação, e não direi a ninguém.

7-Hoje, apenas hoje, farei ao menos uma coisa que me custe fazer, e se me sentir ofendido nos meus sentimentos, procurarei que ninguém o saiba.

8-Hoje, apenas hoje, executarei um programa pormenorizado, talvez não o cumpra perfeitamente, mas ao menos escrevê-lo-ei, e fugirei de dois males, a pressa e a indecisão.

9-Hoje, apenas hoje, acreditarei firmemente, embora as circunstâncias mostrem ao contrário, que a Providência de Deus se ocupa de mim, como se não existisse mais ninguém no mundo.

10-Hoje, apenas hoje, não terei nenhum temor, de modo especial não terei medo de gozar o que é belo, e de crer na bondade.


http://eu-estou-aki.blogspot.com/2009/01/declogo-da-serenidade.html