sábado, 12 de junho de 2010

SOBRE HIPERTEXTO

Tecnicamente, um hipertexto é uma rede composta de nós ligados por conexões.

Os nós podem ser palavras, páginas, imagens ou partes de imagens, seqüências sonoras, referência a documentos complexos que podem ser eles mesmos hipertextos.

Os nós não estão ligados linearmente, como em uma corda ou como nos elos de uma corrente, mas cada um deles, ou a maioria, estende suas conexões em estrela, de modo reticular.
"Ferramenta para o escritor e meio para o leitor, os documentos em hipertexto permitem ao escritor ou a grupos de autores conectarem dados entre si, criar trajetos em um conjunto de material afim, anotar textos já existentes e criar notas que remetam tanto a dados bibliográficos como ao corpo do texto em questão. O leitor pode navegar pelos textos anotados, referidos e conectados de forma ordenada (no sentido de que se liga a um objetivo) mesmo que não seqüencial" (Landow, 1995, p. 17).
Um hipertexto pode ser entendido como um conjunto de fragmentos de informação (nós) e um conjunto de nexos eletrônicos que os conectam entre si.

O termo hiperdocumento simplesmente estende a noção hipertextual ao incluir informações visuais, sonoras e animações.

O hipertexto ao possibilitar a passagem do discurso verbal a imagens, mapas, diagramas e sons ou outro fragmento textual expande a noção de texto muito além do meramente verbal, caminhando ao encontro das formulações pós-estruturalistas nos que diz respeito à ênfase na idéia de "texto".

Nenhum comentário:

Postar um comentário