sábado, 22 de setembro de 2012

Infográficos na Escola

Como trabalhar com infográficos na escola

O uso de infográficos está modificando o modo como nos relacionamos com a linguagem e o conhecimento, possibilitando uma leitura não linear. A imagem tem ganhado cada vez mais importância na nossa sociedade (linguagem não verbal) e, nesse contexto, os infográficos vêm conquistando espaço por conseguirem organizar, apresentar e transmitir informações integrando ilustrações, textos e dados.

“O ser humano é uma espécie visual. Mais da metade do nosso cérebro está relacionada com atividades que têm a ver com o processamento de informação visual.”
Alberto Cairo

Dicas para fazer um bom infográfico:
  • escolher informações corretas;
  • interpretar a informação, cuidando para que ela expresse aquilo que se quer dizer;
  • escolher as formas gráficas que facilitem a leitura e estejam adaptadas à natureza dos dados expostos.
Dicas para ler e interpretar um infográfico:
  • A leitura de um infográfico é um processo dinâmico que estimula a investigação.
  • Ele mostra uma narrativa que pode ser lida de forma não linear.
  • Normalmente se começa com uma leitura ampla, de todo o infográfico.
  • Em seguida se lê cada elemento: definições, listas, tópicos, mapas, gráficos, etc.
  • É comum olhar primeiro o todo, depois se aproximar para ver detalhes, se distanciar novamente e assim por diante.
  • A informação é reconstruída gradualmente pela exploração dos significados de suas partes e por sua articulação por meio da distribuição dos componentes na página, pelo uso de marcadores gráficos e por referências escritas e visuais cruzadas.
  • Os olhos se movimentam entre as partes semanticamente relacionadas de textos e imagens. Veja como:

Nenhum comentário:

Postar um comentário