segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Indicação de livro Meio Ambiente

Arte Ambiental Para Crianças


Por Schirlei Moraes

Diante os desafios dos novos tempos onde os jovens crescem conectados ao sedutor mundo da tecnologia, como introduzir a educação ambiental no universo infantil, contribuindo desde cedo na formação de cidadãos conscientes para um tema tão relevante?
Encontrei numa obra em particular uma maneira simples, porém muito criativa para se atingir tal objetivo. Publicado em 1995 pela Editora Augustus, “Fazendo Arte com as Coisas da Terra – Arte Ambiental para Crianças” é uma tradução do livro de Mary Ann F. Kohl e Cindy Gainer que desperta a consciência do meio ambiente e estimula atitudes de respeito e carinho com o planeta.

 
Com uma linguagem clara e objetiva, este trabalho traz diversas atividades que poderão ser aplicadas por todas as idades, utilizando materiais coletados da natureza como folhas, sementes, casca de frutos, pedras ou ainda reciclados de sucatas que encontramos facilmente pela casa. É uma proposta lúdica para ensinar e, ao mesmo tempo, entreter as crianças, explorando a inteligência, liberando a imaginação e desenvolvendo a criatividade.

Algumas opções de atividades oferecidas nesta obra são: Pintura feita com coisas da natureza (utilizando terra vermelha, areia ou folhas verdes e frescas, por exemplo); escultura feita com elementos naturais (pinhas, gravetos e pedaços de madeira), fantoches feitos com meias velhas, botões, contas ou fio de lã, retalhos de tecido, entre outras sugestões.
Este livro foi uma de minhas fontes bibliográficas para o meu Trabalho de Conclusão da Faculdade de Artes Plásticas e para a criação de projetos como Arte-Educadora. Porém, não me limito a recomendar esta obra apenas para uso em sala de aula. Acredito que suas atividades poderão ser aplicadas em diversas ocasiões, pois, além de divertir pequenos e grandes, resgatam a verdadeira essência das brincadeiras infantis que estão sendo esquecidas e o contato saudável com a Terra.


Fazendo Arte com as Coisas da Terra - Arte Ambiental para Crianças


 
Autor: Mary Ann F. Kohl & Cindy Gainer

Ano: 1995

Edição:

Formato: 20X21

Editora: Augustus

Idioma: Português

Acabamento: Brochura

Número de Páginas: 220

Nenhum comentário:

Postar um comentário