Por Schirlei Moraes
O
ballet é um estilo de dança que acho fascinante. É algo quase mágico observar
uma bailarina equilibrar-se de forma tão suave e etérea na ponta dos
pés.
Acredito que, em algum momento da vida, toda menina já se imaginou usando sapatilhas e o famoso tutu cor-de-rosa e comigo não foi diferente. Já vivi fantasias onde me via dando piruetas graciosas embaladas por belas músicas instrumentais, como uma pequena bailarina que rodopia numa caixinha musical.
O Lago
dos Cisnes, Dom Quixote, Giselle, A Bela Adormecida , Romeo e Julieta ,
Raymonda.... Muitas são as peças de ballet, mas, dentre todas, uma que sempre me
encantou é o famoso “O Quebra-Nozes” por seu encanto, magia e
romantismo.
Inspirada
em uma adaptação francesa de um trecho do conto Nussknacker und Mauserkonig
(Quebra-Nozes e o Rei dos Camundongos), de Hoffmann, o escritor Alexandre Dumas
(famoso por sua obra “Os Três Mosqueteiros) adaptou a obra a uma história
infantil e Tchaikovsky compôs a trilha sonora, a pedido do célebre coreógrafo
Marius Petipa, tornando esta uma das peças mais populares e famosas da música
clássica.
Este
ballet conta as aventuras de Clara, uma menina que na noite de natal recebe
de presente um “Quebra-Nozes” de aparência humana, vestido como um soldado, mas que tem as pernas e a cabeça de
tamanho desmensurado.
Uma das cenas mais famosas desse ballet
é a “Dança da Fada Açucarada”, ou “Dança da Fada do Açúcar” (em
francês, “Danse de la Feé Dragée”). Expressa a magia de uma fada com uma melodia
rica e inovadora, através de um instrumento musical novo na época, a celesta. O
instrumento é um teclado, em que as teclas são conectadas com martelos, que
batem em um conjunto de placas de metal graduadas por som, suspensas acima de
uma tábua de madeira. Pela primeira vez na dança da fada, Tchaikovsky importou o
instrumento em segredo para que nenhum outro compositor pudesse usá-lo antes
dele.
A
primeira bailarina a dançar a fada foi Antonietta Dell’Era. Na época, era moda
ter a primeira apresentação de um ballet dançado por uma bailarina Italiana e,
segundo os pesquisadores, Petipa ou Tchaikovsky não gostaram da
escolha.
A magia expressada nesta personagem é que fez-me adotar o apelido de
“Fada Açucarada” no mundo virtual, pois assim como a doçura transmitida por este
lindo contode Natal, gostaria
muito de poder invocá-la para conseguir adoçar um pouco a vidas da
pessoas.
Solo
de Nina Kaptsova, uma das principais bailarinas do Bolshoi Theater
Apresentação do
Ballet Quebra-Nozes em 2010
Afinal, se a arte tem a função de transformar e inspirar, que possamos ter a ternura da "Fada Açucarada", e levar coisas boas para todos os lugares!
E
que possamos viajar num mundo de sonhos e doces...
Beijinhos Açucarados
Shi (Fada Açucarada)
O Enredo de “O Quebra-Nozes”
A
história se passa na Europa Oriental, durante o século XIX. Um médico e prefeito
da cidade, Jans Stahlbaum se maravilha ao realizar um Natal para sua família e
amigos.
Os
filhos, Clara e Fritz, esperam pelos convidados que logo se entusiasmam com a
entrega dos presentes e as danças natalinas. De repente uma figura misteriosa
chega para a festa: Drosselmeyer, o mágico, padrinho de Clara, juntamente com o
seu sobrinho.
Entre os presentes estão bonecos mecânicos com aparência humana, que dançam. Todos se comovem com a beleza e graciosidade da cena. Drosselmeyer dá de presente à Clara um Quebra-Nozes com aparência de soldadinho.
Clara,
encantada, começa a dançar com seu novo brinquedo, mas seu irmão Fritz toma -
lhe o boneco que se quebra na confusão. Drosselmeyer conserta-o e consola Clara.
Os
convidados dançam, a festa termina e eles se retiram. Todos dormem na casa da
família Stahlbaum, menos Clara que vai até a sala ver seu boneco que havia
deixado perto da árvore e adormece a seu lado.
Na
sala escura, Clara ouve ruídos de ratos que tentam atacá-la. De repente, toda a
sala parece crescer, o boneco toma vida e Clara parece estar do tamanho deles. O
Quebra-Nozes luta com os ratos para defendê-la, quando surgem o Rei dos Ratos e
o pelotão dos soldados de chumbo.
O
Rei dos Ratos e o Quebra-Nozes lutam até se ferirem mortalmente. Os ratos
retiram seu rei e Clara corre ao encontro do seu Quebra-Nozes. Ao vê-lo morto,
começa a chorar; suas lágrimas quebram o encanto e o boneco transforma-se em um
lindo príncipe- o sobrinho de Drosselmeyer - que leva Clara para visitar o Reino
Encantado.
Ao
chegarem ao Reino Encantado são recebidos pelos Anjos da Árvore de Natal,
juntamente com a Fada Açucarada, que convoca seus súditos:
Chocolate
Quente da Espanha,
Café da Arábia,
Chá Chinês,
Pirulitos,
Marzipan,
a Mamãe Bom-Bom com os Polichinelos,
Gotas de Orvalho e suas Guirlandas de Flores.
Café da Arábia,
Chá Chinês,
Pirulitos,
Marzipan,
a Mamãe Bom-Bom com os Polichinelos,
Gotas de Orvalho e suas Guirlandas de Flores.
A
Fada anuncia que todos executariam danças para prestar-lhes
homenagens.
Finalmente
Clara percebe que está na hora de deixar o Reino Encantado, mas tudo o que vira,
como um lindo sonho, ficará com ela para sempre. Seu príncipe a acompanha na
volta ao lar, nessa mágica noite de Natal...
Curiosidades :
· Todas
as apresentações do Ballet quebra-nozes sofreram mudanças no roteiro. Em algumas
montagens, o padrinho de Clara nunca está presente, ele é sempre parte do sonho
da menina. Em outras montagens, Clara dança o solo “pas de deux”.
· Tanto Nureyev quanto Baryshnikov fizeram a sua versão do ballet quebra-nozes.
·
Segundo
pesquisas e, ao contrário do que se pensa, Tchaikovsky não estava nada contente
com essa escolha da adaptação francesa de Alexandre Dumas para ser usada ao
invés da fábula original, que era mais forte e marcante, escrita por E.T.A.
Hoffman, “O quebra-nozes e o rei dos ratos”.
·
Os
historiadores ligados à área de dança dizem que, quando Marius Petipa percebeu
que a montagem seria um fracasso, ele pediu para sair de licença médica,
deixando seu assistente em seu lugar, Leon Ivanov. Porém o crédito do espetáculo
é dado a ambos em conjunto.
·
Mesmo
enfrentando fortes crítica, o espetáculo teve 18 apresentações e se espalhou
pelo mundo a fora, tomando várias formas e estilos de produção. E em 1928, na
montagem de Fyodor Lopukhov, o texto original de Hoffman foi utilizado e era
recitado pelos bailarinos. A única coisa que permanece fiel a primeira montagem
é a trilha sonora que foi criada por Tchaikovsky, que é reconhecida como uma das
peças mais populares e famosas da música clássica. A versão resumida da suíte
quebra-nozes é provavelmente a obra clássica mais gravada da história da música
clássica.
Fontes:
Nenhum comentário:
Postar um comentário