domingo, 2 de agosto de 2009

Informativo OSTEOPOROSE




Correr fortalece os ossos contra a osteoporose

Michael E. Mussolino
Homens na faixa dos 30 anos que correm regularmente têm mais massa óssea e menos probabilidade de desenvolver osteoporose.
Homens na faixa dos 30 anos que correm pelo menos nove vezes no mês desenvolvem densidade óssea, no mínimo, 5% maior à daqueles que correm menos e 8% em relação aos que fazem pouco ou nenhum exercício, é o que sugere um estudo publicado recentemente no American Journal of Public Health.
A osteoporose é uma doença caracterizada pela perda progressiva da densidade óssea, que ocorre quando o organismo não é capaz de regular o conteúdo de minerais, como cálcio e fósforo. Além dos minerais, determinados hormônios e vitamina D ajudam a manter a densidade. Mais comum nas mulheres após a menopausa, a osteoporose não é incomum nos homens. Uma em cada duas mulheres e um em cada oito homens terão uma fratura de osso como resultado da osteoporose.
Os ossos são normalmente mais fortes em torno dos 30 anos de idade. A partir daí, enfraquecem lentamente pelo resto da vida. Na osteoporose, os ossos ficam fracos e rarefeitos, resultando em fraturas que podem dificultar e encurtar a vida.
Para Mussolino o estudo mostra que não é necessário correr uma maratona para construir ossos fortes, basta manter certa regularidade. O estudo não analisou os efeitos de outros tipos de exercício e não pode tirar conclusões sobre seus benefícios.
*Michael E. Mussolino e pesquisador do centro de estatísticas de saúde do escritório dos Centros para Controle e Prevenção de Doenças em Hyattesville, Maryland, é o principal autor do estudo publicado no American Journal of Public Health, da American Public Health Association.

Nenhum comentário:

Postar um comentário