domingo, 2 de agosto de 2009

MENSAGEM

Diabetes pode causar pálpebra caída?

Paulo Augusto de Arruda Mello Filho
Indiretamente sim e quando provocada pelo diabetes é consequência da glicemia fora de controle, como explica o oftalmologista Paulo Augusto de Arruda Mello Filho, do Setor de Retina da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Segundo Paulo Augusto de Arruda Mello Filho - "A pálpebra caída é chamada de ptose, definida como um tipo de comprometimento dos músculos responsáveis pelo movimento de elevação da pálpebra”. A ptose acontece por um defeito na transmissão do impulso nervoso para o músculo, através do nervo oculomotor ou inervação simpática, ou por outras doenças como a miastenia grave, que é um distúrbio neuromuscular. Para o diagnóstico do problema é necessário realizar uma série de exames, incluindo tomografia. O tratamento, para os casos decorrentes de diabetes, exige que o paciente passe a ter melhor controle clínico e a boa notícia é que o problema pode ser revertido.
Em geral, quando chega a ocorrer a pálpebra caída, o paciente está tão descontrolado em seu diabetes que já pode ter também retinopatia diabética, que se caracteriza por lesões dos pequenos vasos da retina, provocando perda de visão e crescimento de novos vasos sanguíneos. Essa sim, a retinopatia diabética, é a principal seqüela do diabetes mal controlado nos olhos e a principal causa de cegueira irreversível em adultos jovens.
Estar atento à glicemia, pressão arterial, colesterol e manter atividades físicas é fundamental para o paciente diabético porque a principal causa de cegueira em pessoas com 20 a 60 anos de idade é a retinopatia diabética. A recomendação é que o diabético faça um exame oftalmológico anualmente para verificar se sua retina está dentro da normalidade. Os casos graves podem se beneficiar de tratamentos como fotocoagulação a laser ou cirurgia de vitrectomia.
* Entrevista com Paulo Augusto de Arruda Mello Filho, oftalmologista, da Unifesp
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário