quinta-feira, 12 de novembro de 2009

GRAFOLOGIA


As revelações de sua escrita: grafologia
José Bosco

Até onde podemos nos conhecer e avaliar uma pessoa após ter apresentado uma assinatura ou mesmo ter escrito um texto? Esse é um estudo da Grafologia que cada vez mais está sendo aplicada na área de recursos humanos.

O grafologista (ou grafólogo) José Bosco, autor de 2 livros, “Grafologia, a ciência da escrita” e “Grafoterapia e Grafopatologia”, afirma que “não existem duas escritas iguais no mundo, porque não existem duas personalidades iguais”.

A principal aplicação desse estudo é na área de Recursos Humanos; muitas empresas solicitam a análise grafológica para ver o perfil do profissional candidato à vaga. A Grafologia revela as aptidões, angústias e medos. Na parte pericial, prova cientificamente se a assinatura de um cheque é falsa ou verdadeira. Um perito grafotécnico, que tenha autorização legal, pode utilizar este laudo como valor legal e documental. A letra revela inclusive, num laudo psicológico, se as pessoas têm problemas psicóticos, principalmente, ligados à infância.

Segundo Bosco, já no século XVI existiam publicações que tratavam do assunto, porém nos últimos 100 anos a Grafologia, tendo como base a teoria da Psicanálise de Freud, desenvolveu-se como base científica.

O assunto é tão interessante e vasto que ter conhecimento sobre esse tema facilita diagnosticar problemas de ordem fisiológica, causados por fundo emocional e depressão, como problemas hormonais, cardíacos, de visão e outros.

As três zonas gráficas da letra

A letra é dividida em três zonas:

Zona Superior: análoga ao superego (o lado controlador) - mostrará características da personalidade relacionadas ao âmbito e o controle do superego, tais como imposição social quanto ao comportamento, desejos de estudo e crescimento intelectual, religiosidade, idealismo etc...

A Zona Média: representa lado social do indivíduo, ou seja, o Eu. A Zona Inferior: é o Id, ou seja, o lado instintivo do indivíduo. A letra f está na zona superior, a letra a está na zona média e a barriga da letra g está na zona inferior (isto na letra corrida e não na letra de imprensa).

As letras e a personalidade

Não dá para tirar uma conclusão apenas com uma característica e dizer, por exemplo, que uma pessoa é introvertida, só porque possui uma inclinação da letra para a esquerda. Tem que se olhar vários traços da escrita para se poder fazer a Grafologia. É só no conjunto que você chega à conclusão sobre a personalidade da pessoa.

Tipos de personalidade

O fiel: quem junta a letra g com a letra seguinte sem deixar espaço está tranqüilo sexualmente e bem na vida afetiva, não sentindo necessidade de procurar outra pessoa. A letra m em forma de u representa a fidelidade e a honestidade e com os laços representa a infidelidade e a mentira.

O infiel: o infiel não deixa de ser uma pessoa que está enganando o outro, pode ser incluído no mesmo rol de pessoas que têm tendência à mentira. Tudo que se refere a coisas ocultas e aos infiéis está relacionado a esconder a própria personalidade. Na parte central da escrita aquele m escrito em arcos parecendo um u, são de pessoas mais benevolentes, mas se é em guirlanda com laços já mostra infidelidade. A inclinação excessiva para a esquerda, letras que voltam para a esquerda, quando normalmente deveriam ir para a direita. Exemplo: têm pessoas que conseguem fazer um g e um q indo para a direita em vez de ir para a esquerda, deturpando o sentido natural da letra. Retoques excessivos na escrita também são uma forma psicológica de se esconder. Estas são as três características de uma pessoa que não é digna de confiança, as guirlandas com laços, a inclinação para a esquerda e os retoques.

O bom caráter, o confiável: uma assinatura e uma escrita legíveis mostram que a pessoa é sempre a mesma. Assinaturas e textos com letras do mesmo tipo são típicas de pessoas de confiança. As letras escritas em guirlanda, parecendo uma letra u, são letras em geral de pessoas honestas e confiáveis. A parte superior da escrita está bem feita e mostra a intelectualidade, a espiritualidade e o lado altruísta bem elaborado.

O ciumento: o ciumento cai no território da insegurança. Isto se reflete numa escrita estreita, inclinada para a direita e letras finais em clava à direita.

O sexualmente quente: toda a parte instintiva e o vigor sexual físico são vistos na parte inferior da escrita. Portanto, a letra que mais revela a sexualidade é o g. Isto porque o g tem uma forte barriga para baixo e se liga à próxima letra que vai ser escrita, mostrando como a pessoa mostra a sua sexualidade na sociedade. Uma pessoa sexualmente quente tem a barriga do g mais ampla e letras grandes e largas na zona inferior.

Pontos mais importantes e que mais pesam


1ª) A Inclinação

Normalmente a pessoa extrovertida tem inclinação para a direita e o introvertido para a esquerda.
Escrita perpendicular - É de uma pessoa equilibrada, mas isto não significa que ela será equilibrada em todos os momentos da vida. Isto demonstra uma tendência para ser uma pessoa equilibrada, mas tem que avaliar outras características para se ter certeza absoluta.

2ª) A ligação

As letras ligadas mostram uma pessoa com raciocínio lógico e racional e as letras separadas mostram uma pessoa mais intuitiva. Um artista terá letras desligadas, mas normalmente uma pessoa não é só lógica e só intuição, ela tem os dois lados, podendo ter uma parte da letra ligada e um outro agrupamento desligado. Enfim, isto está relacionado à maneira como a pessoa vê o mundo. Se é de forma objetiva ou subjetiva. Letras ligadas e desligadas mostram o quanto você está ligado à sociedade ou não.

A velocidade da letra - A pessoa que escreve muito rápido acaba deturpando a letra. A velocidade da escrita revela a velocidade mental. A pessoa que escreve rápido é ágil nas conclusões e na compreensão do mundo. A escrita muito lenta, não necessariamente lenta, implica baixo potencial intelectual com suas respectivas conseqüências, tais como falta de iniciativa, excessiva cautela e submissão.

A assinatura - A assinatura é o nome da pessoa é o Eu. São características que demonstram o quanto a pessoa quer dizer "Este sou eu". Pontos na assinatura indicam autoridade, tipo ponto final e acabou. Os traços na assinatura demonstram relevância. Você sublinha uma palavra no texto para valorizá-la? Isto inconscientemente representa uma pessoa que se auto-valoriza demais. A pessoa que faz uma bola em volta é o oposto como se quisesse esconder o Eu num invólucro.

O nome - Quem dá mais ênfase ao nome demonstra que teve uma infância feliz. Uma pessoa que dá ênfase ao sobrenome é uma pessoa mais orgulhosa de si. A assinatura do ex-presidente Fernando Collor é F. Collor.

Estrelas & Moléculas
George F. Jorge e Márcia Bernardo
http://www.jornaldaorla.com.br/blog_integra.asp?cd_autor=22&cd_blog=268

Nenhum comentário:

Postar um comentário