segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

AVES

História das Aves...

As aves desenvolveram-se a partir dos répteis, provavelmente de um grupo de sáurios, os dinossauros. A primeira ave conhecida, Archaeopteryx, apareceu no Jurâssico. Existem cerca de 13 000 espécies descritas de aves.


Principais Características
Têm o corpo coberto de Penas;
A pele contêm apenas uma glândula, a glândula do uropígio;
Os machos têm, por regra, as pena mais coloridas;
O esqueleto é leve;
O número de vértebras cervicais varia de 8, nas aves canoras, a 23, nos cisnes;
O coração tem quatro cavidades;
As características do bico e dos pés das aves correspondem a diferentes modos de vida (marchar, empoleirar, trepar, nadar...)

Tipos de Aves
AVES CANORAS
Aves da ordem Passeriformes (Pássaros), subordem Oscines (Cantadoras), cujo aparelho vocal (siringe), situado na bifurcação dos dois brônquios, tem membranas vibratórias e músculos (7 a 9 pares) que fazem variar a posição das membranas.
AVES DE RAPINA
Geralmente assim designados – e também «Rapaces diurnas e nocturnas» - águias, milhafres, penereiros, etc., isto é, aves Accipitriformes, e as corujas e mochos, Strigiformes, que caçam de dia ou de noite respectivamente, umas e outras com dispositivos anatómicos, do bico e dos pés, característicos dos predadores.
AVES DE CAPOEIRA
Designam-se por aves de capoeira as espécies ornitológicas que foram amansadas pelo homem e se conservaram como animais domésticos, com vista ao aproveitamento da carne, dos ovos ou das penas. As mais importantes são as galinhas, os perus, os gansos e os patos, se bem que outras, como os faisões, as galinhas-da-índia, os pavões, os cisnes, os pombos e as rolas, criadas em certas regiões como animais domésticos.
AVES TROPICAIS
A avifauna das regiões tropicais impressiona principalmente, não só pela vivacidade das cores (exs.: araras e beija-flores), como pela variedade dos padrões (exs.: pavão, periquitos, etc.), e ainda também, em muitos casos, pela sua bizarra morfologia (exs.: tucanos, calaus, aves-do-paraíso, quivi ou aptérix, etc.). Algumas espécies são gigantes, como o casuar e o avestruz. Muitas aves que se alimentam de néctar (ex. : beija-flores) ou de pólen (ex.: certos periquitos), e cuja língua está correspondentemente adaptada, vivem enfeudadas a certas plantas ornitófilas, de cores berrantes, que assim as atraem. Estas aves desempenham um importantíssimo papel na polinização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário