segunda-feira, 2 de maio de 2011

GIGANTES DIÁRIOS - Os Trabalhadores do Brasil

Alguns dizem que é dia do trabalho outros que é o dia do trabalhador. Meu professor de História dizia que era Dia do Trabalho, mas discussões à parte sem trabalhador não há trabalho, então tanto faz. A data comemorativa surge para comemorar as conquistas dos trabalhadores ao longo da história. Nessa data em 1886 trabalhadores norte-americanos protestavam contra as condições subumanas a que estavam sujeitos.

Hoje, 125 anos depois, muita coisa foi conquistada,mas há ainda muito a conquistar. Além do mais, se hoje os trabalhadores norte-americanos não são explorados e não trabalham em condições subumanas é graças as suas empresas multinacionais terem se mudado para países onde as leis trabalhistas são ínfimas e os trabalhadores vivem em condições subumanas como é o caso de países como China, Índia, México e vários outros. Seu tênis Nike é comprado por uma fortuna, mas para o esperto capitalista ele custa centavos já que dos EUA ela só leva a marca.

No Brasil sobra emprego e falta gente qualificada, isso eu sinceramente nunca consigo entender, porque sobram vagas e a gente estuda,estuda e nunca está qualificado o suficiente para trabalhar numa empresa? Se temos inglês, francês, moramos 1 ano na Nova Zelândia, ainda nos falta aprender o mandarim, se queremos um cargo gerencial nos falta experiência. Só tem um problema: se nunca nos derem uma oportunidade de começar como teremos experiência?

O problema do Brasil começa na educação básica, o que mais vemos são os empresários falarem que faltam investimentos na Educação Básica e pelo que tenho visto dia após dia é que nada é feito. As crianças saem do ensino fundamental sendo analfabetos funcionais, ou seja, eles leem,porém não conseguem interpretar um texto. De que adianta então ter o ensino fundamental completo? Para que isso vai servir no futuro quando essa criança estiver disputando uma vaga no mercado de trabalho?

As propagandas do governo insistem em dizer que o Brasil está melhorando na educação, eles estão tentando enganar a quem? Melhor em que sentido? Eu trabalho em banco e quase todos os dias vejo pessoas que sabem desenhar o nome e elas não constam nas pesquisas de analfabetos, já que no Brasil “se tu souber desenhar teu nome tu não é considerado analfabeto”. E o que mais me assusta é que não são só pessoas idosas são analfabetas, tem muita gente jovem 20, 30 anos que não sabe ler.

Nessas horas eu me lembro do sábio Poeta Renato Russo: que país é esse? Essa música cada dia que passa se torna mais atual. O problema é que chega uma hora que a gente cansa porque a gente fala, fala e nada muda, as coisas parecem só piorar. Gente Tiririca, Romário são deputados federais eles representam o povo, gente pelo amor de Deus que país é esse?

E o que mais me revolta é que para ser político não precisa ter nenhuma instrução, prova disso é que o nosso caro Tiririca se não é analfabeto é semi. Agora pensem, para ser gari dependendo da cidade é exigido ensino fundamental completo, nada contra ser gari, muito pelo contrário.Se eles pararem um dia a cidade fica um caos,mas poxa vida gente, se para ser gari é exigido uma escolaridade por que para ser político não?

Fonte: por Sibele Costa, do blog Palavras ao Vento

http://www.portogente.com.br/texto.php?cod=44689

"Meu Maio" (Vladimir Maiakovski)

A todos

Que saíram às ruas

De corpo-máquina cansado,

A todos

Que imploram feriado

Às costas que a terra extenua –

Primeiro de Maio!

Meu mundo, em primaveras,

Derrete a neve com sol gaio.

Sou operário –

Este é o meu maio!

Sou camponês - Este é o meu mês.

Sou ferro –

Eis o maio que eu quero!

Sou terra –

O maio é minha era!

http://www.vermelho.org.br/1demaio/noticia.php?id_noticia=152856&id_secao=292

Nenhum comentário:

Postar um comentário