quinta-feira, 11 de abril de 2013

Que tal criar um BLOG de turma

Plano de aula: Criando um diário virtual



Professora da turma: Elair Cristofolini Milchert
Professora de Informática Pedagógica: Aurea Vieira
Turmas: 8º Ano A-B-C 
Meu Diário!
As pessoas sempre gostaram fazer registros da sua vida, dos fatos que lhe acontecem e das suas impressões sobre o cotidiano. Escrever um diário é uma forma de falar da vida, das coisas que gostamos, dos sentimentos, dos sonhos...
Nas aulas de Português, estamos estudando sobre a escrita dos diários e analisando os seus textos, tanto os verdadeiros, como as obras ficcionais.

Diário Virtual!
Se antigamente os diários íntimos eram feitos em cadernos que ficavam escondidos a sete chaves, com a chegada da Web eles mudaram de endereços. Uma rápida busca no Google, achamos milhares de textos, páginas de pessoas que se atrevem divulgar os registros da sua vida e seus pensamentos.
Mesmo que você diga hoje que não gosta de escrever sobre vocês ou de mostrar para as pessoas os seus textos, nas próximas aulas iremos criar um diário virtual.
A criação do diário, da configuração da página e dos primeiros textos serão avaliados pela professora, portanto, seja bem criterioso com a qualidade do trabalho. Depois, quando terminarmos o estudo, o diário irá pertencer a você e, se gostou da experiência, continue e mantenha-o no ar; porque escrever é uma experiência maravilhosa.
Para entender melhor, conheça dois modelos de diários virtuais:
Criando um Diário Virtual!
Há várias maneiras de ser ter um diário virtual. Há inclusive diários virtuais privados, são diários que você cria em algum endereço online e o mantém protegido com senha, não permitindo que outras pessoas leiam os seus texto.
O diário virtual que iremos criar será público, onde qualquer pessoa poderá fazer a leitura.
Mas, antes de iniciarmos a tarefa, leia um texto que a Camila, do Blog da Camila, escreveu dando algumas dicas de para fazer um diário: Como Criar Seu Diário Virtual

Vamos ao trabalho!
1º Passo: Criar uma conta de email: Entre os vários provedores gratuitos que há na web, escolhi, criar o nosso email no Yahoo Brasil. Então, acesse o portal, clique em cadastrar e siga as instruções: http://br.yahoo.com/
2º Passo: Criar o blog: é uma tarefa bem fácil. Também há na internet vários locais de hospedagem gratuita para blogs. Para o nosso projeto, escolhi o Blogs do Sapo, pois é bastante fácil fazer um cadastro e publicar no blog. Acesse o link, clique em Criar o seu blog!, depois em registre-se e siga as instruções:  http://blogs.sapo.pt/
Lembre-se de escolher um nome bem bacana para o blog.
3º PassoEscrever o perfil: O perfil é a sua apresentação. Cada aluno deverá escrever o seu perfil em seu blog contando quem você é, o que você gosta, quais são seus interesses e sobre o que você irá escrever no seu blog. vocês também podem postar uma foto sua (somente quem possuir autorização de uso de imagem).
4º PassoComeçar a postar: Agora que você já possui o seu diário virtual, já escreveu o seu perfil, é hora de publicar os seus textos. Semanalmente teremos uma aula para a atualização do Blog. E em cada aula a professora irá dar uma orientação sobre o deverá acrescentar no Blog, além dos seus textos pessoais. 
Dicas importantes:
  • Criatividade: Quando colocamos o nosso diário no ar, ele deixa de ser pessoal. Ninguém vai querer ler uma lista das suas atividades de rotina, então capriche no texto e escrevam as suas impressões sobre os fatos que deseja contar.
  • Cuidado: Publicar um texto com erros ortográficos, frases mal escritas ou sem sentido nem pensar. Também não fica bem as abreviações e a linguagem do MSN. Aqui vale as regras da escrita correta da língua portuguesa.
  • Ética: Não exponha as pessoas que fazem parte da sua vida, talvez elas não queiram que você contem algo pessoal delas. Nunca escreva algo que possa deixar outra pessoa constrangida ou ofendida.
  • Segurança: Não forneçam informações que possa atrair pessoas mal intencionadas para o seu blog. Nunca escreva endereços, telefones, locais de trabalho dos seus pais, horários e rotina.
  • Honestidade: Vocês podem incluir poemas, textos diversos, imagens nas suas postagens. Mas existe uma coisa que se chama plágio. Então, se não foi você quem criou, diga quem é o autor.

5º PassoIncrementando o seu diárioConforme vocês forem mexendo no seu blog, vocês irão descobrindo que dá para deixá-lo com uma cara bem bonita. Tendo tempo, façam algumas pesquisa e postem imagens, vídeos, adicione Gadgets...


6º Passo: Comentando no Blog dos Amigos da turma: Agora que todos já possuem os seus blogs, vamos conhecer os blogs da turma e trocar informações e conhecimentos.  Então acesse na lista abaixo os links para os blogs dos coletas da sua turma, observe com atenção e leia os textos, depois deixe um comentário. No comentário escreva o que você mais gostou no blog do colega, elogio e de sugestões... Mas atenção: cuidado com a qualidade do texto, capriche na escrita e não faça comentários negativos ou que possam ser ofensivos.

FONTE:


Nenhum comentário:

Postar um comentário