domingo, 19 de julho de 2009

METODOLOGIA CIENTIFICA

Diferença entre Pesquisa Qualitativa e Quantitativa
Maria Glória da Silva
Ao estudar o assunto abordado, a diferenciação entre a Pesquisa Qualitativa e a Pesquisa Quantitativa, o que chama a atenção é o fato de que, frequentemente, a pesquisa qualitativa não está sendo definida por si só, mas em contraponto a pesquisa quantitativa.
Em decorrência, da diferenciação entre essas pesquisas, o que se pode compreender e que há contrastes e comparações que podem ser estudadas como: as características da pesquisa, a postura do pesquisador, a estratégia de coleta de dados, o estudo de caso, o papel do sujeito, e a aplicabilidade dos resultados da pesquisa.
A pesquisa quantitativa é um método de pesquisa social que utiliza técnicas de estatísticas. Basicamente, ela é a que busca entender um fenômeno especifico em profundidade, por que trabalha com: descrições, comparações e interpretações, ou seja, ela se preocupara com um nível de realidade que não pode ser quantificado. Contudo, o pesquisador ao escolher essa forma de pesquisa tem que ter em mente que uma não substitui a outra: elas se complementam.
As pesquisas quantitativas são mais adequadas para apurar opiniões e atitudes explicitas e conscientes dos entrevistados, pois utilizam instrumentos padronizados, sendo através delas mais fácil a realização de projeção para a população representada e ainda fornecem índices que podem ser comparados com outros.
Em síntese, os Métodos Quantitativos se caracteriza pelo emprego da quantificação tanto nas modalidades de coleta de informação, quanto no tratamento delas por meio de técnicas estatísticas, e os Métodos Qualitativos não emprega um referencial estatístico como base do processo de análise de um problema. Mas a Investigação sobre fatos do passado ou grupos dos quais se dispõe de pouca informação; aspectos psicológicos e indicadores do funcionamento de estruturas sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário