segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Informativo Cartografia

OS TRÊS ATRIBUTOS IMPRESCINDÍVEIS
“O que é um mapa ?”
Os três atributos imprescindíveis de todos os mapas são:
1 - Escala
2 - Projeção
3 - Simbolização
Todas as vantagens e limitações dos mapas derivam do grau pelo qual os mapas (1) reduzem e generalizam a realidade, (2) comprimem ou expandem formas e distâncias por projeção e (3) apresentam fenômenos selecionados através de sinais que, sem necessariamente possuírem semelhanças com a realidade, comunicam as características visíveis ou invisíveis da paisagem.
MAPAS (CARTAS) SISTEMÁTICAS, TOPOGRÁFICAS, TEMÁTICAS E ESPECIAIS
Existem muitas classificações e subdivisões dos produtos cartográficos, sejam eles cartas ou mapas. Uma delas é a que os divide em especiais e sistemáticos.
Os especiais são mapas avulsos ou de uma pequena série, como os de um Atlas, e, geralmente, de escalas pequenas.
Os sistemáticos são os que, de forma séria e organizada, cobrem um país ou uma região através de dezenas ou até milhares de cartas produzidas.
MAPAS (CARTAS) SISTEMÁTICAS, TOPOGRÁFICAS, TEMÁTICAS E ESPECIAIS
As cartas sistemáticas podem ser subdivididas em topográficas e temáticas.
Os mapas temáticos apresentam temas como a geologia, as rotas de navegação, a vegetação, etc., de uma forma sistematizada, frequentemente através do uso das cartas topográficas como a base cartográfica.
Cartas Geográficas
(topográficas e planimétricas)
Cartas náuticas
(temática)
Cartas Meteorológicas
(temática)
Aeronáuticas
(temática)
Globos
(especial)
Cartas de vegetação
(temática)
CARTOGRAFIA COMO CIÊNCIA E ARTE
A cartografia é arte nos mapas de alta qualidade, especialmente em antigos mapas históricos.
A cartografia como ciência vem do conhecimento de como comunicar, com quais instrumentos e técnicas, para que a realidade representada fique bem mais exata.
É o conhecimento de quais símbolos colocar no mapa e quais itens omitir. É o conhecimento da projeção usada no mapa e de como os mapas são produzidos.
É importante entender e lembrar dessas duas faces tão distintas, porém interligadas.
OS GRANDES COMPONENTES DA CARTOGRAFIA
Visão Integrada e O Ensino de Cartografia.
Este elemento é o primeiro passo do estudo do processo cartográfico completo, sem o qual ninguém pode considerar-se um cartógrafo.
Visa o entendimento da cartografia como disciplina unificada, porém com subdivisões.
A visão integrada está intimamente ligado ao ensino da cartografia, que deve ser amplamente variado para servir os diversos fins de vários cursos e níveis de ensino.
História da Cartografia
A história da cartografia é um aspeto que nos ajuda a entender como ciência e a arte se desenvolveram na cartografia e porque ela existe com a atual estrutura.
A história também nos ajuda a entender que direção poderá tomar a cartografia.
Ligada a história cartográfica está a cartografia histórica, no qual os velhos mapas e as cartas são estudados para que se possa entender melhor o passado.
Escala
A representação de uma área em um mapa é feita num tamanho reduzido.
Esta redução de escala para um tamanho adequado, de acordo com as finalidades do mapa, é a base de muitos usos qualitativos das cartas.
Assim, a escala é tão fundamental que é considerada um dos três atributos imprescindíveis de um mapa ou carta juntamente com a projeção e simbolização.
Projeção
Um aspeto fundamental da cartografia é de entender e tentar corrigir os problemas relacionados com a transformação da superfície esférica (a Terra) uma superfície plana (o papel).
Isto é chamado de projeção. Existem uma variedade de maneiras diferentes de representar uma esfera num pedaço de papel, porém deve-se ter conhecimento desde o início do que uma esfera pode somente ser produzida sem deformações numa outra esfera.
Sendo assim, todas as projeções tem deformações, imperfeições e problemas.
Acomodar estes problemas é um dos afazeres do cartógrafo e uma das melhores maneiras de distinguir um cartógrafo de um desenhista técnico.
Simbolização e Conteúdo de Mapas
O cartógrafo está constantemente preocupado com o conteúdo dos seus mapas. Um mapa não pode mostrar tudo que existe numa qualquer realidade. Tampouco pode conter todos os detalhes que existem numa fotografia aérea. Mas o mapa difere de uma fotografia no sentido que ele pode ser seletivo e fazer sobressair dois ou três temas, os quais sejam o seu objetivo.

Um mapa pode ainda mostrar coisas que não são visíveis em fotografias, tais como divisões políticas, densidade demográficas, ou formações geológicas subterrâneas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário