1) AFINAL, O QUE É RESPONSABILIDADE SOCIAL ?
2) A EMPRESA QUE TEM UM PROGRAMA DE VOLUNTARIADO TEM RESPONSABILIDADE SOCIAL ?
3) QUAL A DIFERENÇA ENTRE RESPONSABILIDADE SOCIAL E PROGRAMAS ou PROMOÇÕES SOCIAIS ?
Segundo o Instituto Ethos de Empresas: "A responsabilidade social envolve aspectos que vão desde ética e transparência até a relação com os consumidores/clientes, passando por meio ambiente, comunidade, fornecedores, público interno, governo e sociedade.
Por toda essa abrangência, implementar uma política de responsabilidade social exige esforço amplo e não se restringe à promoção de alguma ação social ou ambiental."
Ser socialmente responsável é, em primeiro lugar, imprimir um comportamento ético ba relação com todos os stakeholders (isto é: todos os públicos). No meio de dúvidas e desconhecimentos, muitas empresas podem acabar incentivando o trabalho voluntário e não praticar nenhuma política de avaliação dos seus fornecedores ou financiar entidades do terceiro setor e não estimular a diversidade no seu quadro de funcionários.
A responsabilidade social é um valor, uma forma de olhar o mundo que transcende a função que a pessoa desempenha na empresa, tem de ser levada para a vida dela.
Como a relação com todos os públicos é extremamente importante, a responsabilidade social deve ser exercida por todas as áreas da empresa. Todos têm que estar entendendo e expandindo esse conceito.
Quando uma empresa é doa, ela não vê, na busca saber do resultado alcançado com essa doação. Por isso, tem de haver um planejamento e um acompanhamento dos projetos.
PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS:
Primeiro: uma mudança positiva de atitude para incorporar as mudanças.
Segundo: buscar informações nos sites e nas instituições especializadas.
Terceiro: promover uma discussão interna sobre o que a empresa pretende
fazer e também como envolver as pessoas.
Quarto: buscar o foco de atuação e, a partir daí, começar a monitorar.
MARKETING SOCIAL:
É o mercado que tem de reconhecer que a empresa é cidadã: o público, os fornecedores, os funcionários, todos os seus stakeholders.
Um dos pecados da empresa, é investir na divulgação mais do que na própria ação social. As empresas jamais devem investir em comunicação e marketing, valores superiores ao que está destinado para a causa social. Isso é marketing às custas de uma ação social.
É ruim para as empresas se o consumidor percebe que elas têm o discurso maior do que a ação. O marketing deve ser uma conseqüência da ação social e não a sua causa. Não é feio divulgar, apenas o motivo da ação não pode ser a divulgação. Dessa forma, o projeto já tende ao fracasso.
Texto tirado da Revista "O melhor do RH" - Anuário 2003.
http://gestaoemrecursoshumanos.blogspot.com/2010/10/limpando-alguns-conceitos.html
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