quinta-feira, 28 de abril de 2011

Direito de Aprender

Comparação saudável

No texto Caminhos do Direito de Aprender, sobre Agente Agregador 2010:25, expõe:

“ Na pesquisa atual, o caráter catalisador da gestão municipal manifestou-se de três formas distintas:

- Pela capacidade do gestor de integrar as práticas e mobilizar os diversos atores comprometidos com a melhoria da aprendizagem.

- Pelo foco colocado no planejamento e acompanhamento de tais ações e práticas, de modo a orquestrá-las com um objetivo comum.

- Pela gestão democrática, que leva ao envolvimento de todos os segmentos da sociedade nesse processo de planejamento e monitoramento.”

Isso implica que o caminho que foi traçado para a educação nos estabelecimentos de Ensino da Rede Estadual de Colorado do Oeste, visa ao pleno exercício da cidadania do educando em seu percurso escolar. Assim ganha toda a comunidade escolar.

Documentos norteadores

A importância dos documentos norteadores como instrumentos de estruturação da rede foi reconhecida também em Campo Grande (MS). A articulação entre o PDE-Escola e os PPPs foi citada como guia efetivo da ação dos gestores e referência para o dia a dia das escolas. Segundo os entrevistados, essa articulação “ensinou os profissionais a planejar”, na medida em que o PDE-Escola estabelece parâmetros que direcionam as ações para as necessidades de cada escola, sempre mantendo o foco sobre a aprendizagem, ao mesmo tempo em que proporciona a cada uma delas maior autonomia.

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