quarta-feira, 6 de abril de 2011

CULTURA

Cultura para os antropólogos, o que é?

Para os antropólogos, a cultura pode ser lida em vários níveis.
No primeiro deles, compreende características de comportamento que são exclusivas dos seres humanos em relação a outras espécies. Também traz consigo a noção de comportamento aprendido e ensinado, em vez de instintivo.
Num segundo nível, refere-se à capacidade humana para gerar comportamentos e especialmente à capacidade da mente humana de gerar uma quase infinita flexibilidade de reações, através de seu potencial simbólico e lingüístico.

1- A escola antropológica estruturalista, de Lévi-Strauss, defende que é necessário identificar o que existe de diferente entre cada cultura, a fim de compreender sua especificidade em relação às demais.

2 - Para os antropólogos interpretativistas, como Geertz, o foco central do pesquisador de uma cultura deve ser o que ela tem de comum, de semelhante com as outras culturas, como, por exemplo, a formação de famílias.

3 - É preciso distinguir a concepção geral de cultura da Antropologia de outras definições mais específicas, como a “cultura erudita”, a “cultura clássica”, a “cultura popular” ou a “cultura de massa”, pois estas são apenas subclassificações de uma cultura maior.

4 - As características biológicas ou hereditárias das diferentes etnias são objeto de investigação da Antropologia, e são priorizadas nas análises da Antropologia Cultural.

5 - Os antropólogos, independentemente de suas filiações teórico-metodológicas, concordam que a cultura é o elemento integrador entre as diferentes etnias, desde o início da história humana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário