quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Painel de Atividade Unidade 4

Unidade 4 : CURRÍCULOS, PROJETOS E TECNOLOGIAS

Desenvolvimento de projetos de trabalho em sala de aula com a integração de tecnologias ao currículo

Durante as próximas duas semanas, quando vamos realizar o Plano de Aulas voltado ao desenvolvimento de projetos de trabalho pelos alunos, leve em conta a possibilidade de orientar os alunos para a integração de diferentes tecnologias a esse trabalho.
Orientações:
1. Desenvolver o Plano de Aulas e registrar no Fórum “Relato de projetos de trabalho” as atividades desenvolvidas, as estratégias criadas pelos alunos com os respectivos conhecimentos, atitudes e procedimentos mobilizados ou aprendidos, as tecnologias e mídias empregadas.
2. Comentar os relatos registrados pelos colegas.
3. Após a conclusão do projeto, analisar o previsto e o realizado, comparando o Plano de Aula com os relatos registrados no Fórum e fazer uma síntese das atividades desenvolvidas, principais estratégias criadas pelos alunos com os respectivos conhecimentos, atitudes e procedimentos mobilizados ou aprendidos pelos alunos e tecnologias e mídias empregadas.
4. Inserir no Fórum “Currículo desenvolvido na ação” sua análise sobre como os conceitos e estratégias, as mídias e tecnologias identificados se integram ao currículo das disciplinas envolvidas.
5. Reelaborar o Plano de Aulas em arquivo de texto.
6. Salvar o documento na pasta “Meus documentos”, atribuindo-lhe um nome que facilite sua identificação, da seguinte forma: ativ_6_MariaJ.
7. Postar este arquivo na Biblioteca, em Material do Aluno, tema “Unidade-4",sub-tema "Ativ-6 Plano de aula reelaborado".
8. Inserir o Plano de Aula reelaborado no Portal do Professor.
9. Para melhor compreendermos o conceito de currículo e como as tecnologias se integraram ao currículo dos projetos desenvolvidos durante este curso, vamos refletir sobre as questões propostas nesta página, entre outras mais interessantes que vocês, com certeza, levantarão.

Alguns pontos para que você reflita:
• Os conteúdos identificados nos projetos desenvolvidos pelos alunos estão inseridos no currículo formal?
• Podemos inferir quais foram os conceitos, atitudes e procedimentos desenvolvidos que não estavam previstos no currículo formal ou não foram explicitados no Plano de Aula elaborado? Estes conceitos, atitudes e procedimentos fazem parte do currículo?
• O uso das tecnologias e mídias fazia parte dos planos de ensino? O que os alunos poderiam ter aprendido sobre o uso de mídias e tecnologias como parte do currículo?

Então, o que é currículo?
Currículo, projetos e tecnologias?

 O que é currículo?

 Quais as contribuições das tecnologias ao desenvolvimento do currículo?

 Como integrar efetivamente as tecnologias ao desenvolvimento do currículo?

 Como desenvolver projetos no âmbito do currículo?

“Há necessidade de sermos homens e mulheres de nosso tempo que empregam todos os recursos disponíveis para dar o grande salto que nossa educação está a exigir”. Paulo Freire

IN: ALMEIDA, M. E. B. e PRADO, M. E. B. B. Desafios e possibilidades da integração de tecnologias ao currículo. Brasília, Ministério da Educação, Secretaria de Educação a Distância – SEED/MEC, 2008 OU Prado, M. E. B. B. Pedagogia de projetos: fundamentos e implicações In: Moran, J. M.e ALMEIDA, M. E. B. Integração de tecnologias na educação. Brasília, DF: SEED/MEC, 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário