quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Painel de Atividade Unidade 4

Unidade 4 : CURRÍCULOS, PROJETOS E TECNOLOGIAS

Atividade 3: Socializando uma experiência com projeto em sala de aula

Você já vivenciou uma experiência trabalhando com projetos em sala de aula?

Ou conhece alguma experiência de trabalho com projetos em sala de aula?

Nessa atividade, cada participante deverá descrever uma experiência vivenciada ou conhecida de trabalho com projetos em sala de aula envolvendo o uso de tecnologias.

Orientações para a atividade 3

1. Elabore um texto descritivo no Editor de textos do BrOffice, destacando aspectos relacionados aos conteúdos curriculares trabalhados e aos recursos tecnológicos. Responda as questões:
* Quais os conceitos, atitudes e procedimentos mobilizados e/ou desenvolvidos pelos alunos?
* Como os conteúdos trabalhados se integram ao currículo das disciplinas envolvidas?
* Quais as contribuições das tecnologias e mídias utilizadas ao desenvolvimento da atividade?

2. Salve o documento na pasta “Meus documentos”, atribuindo um nome que facilite a sua identificação, da seguinte forma: ativ-X_seunome. Por exemplo: para esta atividade, realizada pelo João Carlos Pereira, o nome do arquivo será: ativ-3_joaocarlosp
Recomendamos não utilizar acentos, cedilha, sinais de pontuação e outros caracteres especiais. O traço que sugerimos utilizar (sinal de underline, underscore ou sublinhado) é aceito pelo computador como uma letra comum.

3. Poste o arquivo desta atividade na Biblioteca, em Material do Aluno, tema "Unidade-4", sub-tema: "Ativ_3 Socializando Experiência com Projeto".
4. Acesse as atividades elaboradas pelos colegas disponíveis no acervo da Biblioteca do Material do Aluno, para conhecer suas reflexões e relatos.

Projeto e integração
O trabalho por projeto potencializa a integração de:
* diferentes áreas de conhecimento, ou seja, a multidisciplinaridade e a interdisciplinaridade;
* várias mídias e recursos (livros, TV, rádio, computador, filmadora etc.).
No trabalho com projeto, desenvolvido na perspectiva integradora, o aluno pode expressar seu pensamento por meio de diferentes linguagens e formas de representação.

Projeto e interdisciplinaridade
[...] O projeto rompe com as fronteiras disciplinares, tornando-as permeáveis na ação de articular diferentes áreas de conhecimento, mobilizadas na investigação de problemáticas e situações da realidade. Isso não significa abandonar as disciplinas, mas integrá-las no desenvolvimento das investigações, aprofundando-as verticalmente em sua própria identidade, ao mesmo tempo que estabelecem articulações horizontais numa relação de reciprocidade entre elas, a qual tem como pano de fundo a unicidade do conhecimento em construção. (ALMEIDA, 2002, p. 58)
Isto significa que o projeto também pode ser feito a partir de um conteúdo disciplinar, o importante é que o seu desenvolvimento não se feche em si mesmo.
Veja o texto de Maria Elisabette B. B. Prado na íntegra.

Articulando saberes e transformando a prática. Livro “Integração das Tecnologias na
Educação”. Salto para o Futuro. Organização de Almeida, M.E.B.; Moran, J. M. Brasília:
Secretaria de Educação a Distância do MEC, 2005, p.54-58. Disponível no Portal do Professor.


Projeto e Interdisciplinaridade

A interdisciplinaridade se caracteriza como uma categoria de ação. A integração entre disciplinas se faz na prática, no desenvolvimento do currículo que trata o conhecimento em sua globalidade.
Essa atitude diante do conhecimento não elimina as disciplinas como um corpo organizado de conhecimentos, mas estes podem se integrar a conhecimentos de outras disciplinas no estudo de determinado fenômeno ou no desenvolvimento de um projeto.

O uso de tecnologias permite retomar a visão de conhecimento em sua unicidade por meio do estabelecimento de ligações em redes que integram idéias, conceitos, experiências, padrões de distintas áreas e disciplinas, reconfirmando a relatividade da ciência e a noção de espaço-tempo.
A pessoa aprende quando estabelece relações entre novas informações e conhecimentos que possuía e constrói novos significados. Isto ocorre tanto no âmbito de uma disciplina como na ntegração entre disciplinas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário