Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Curso - Tecnologia na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
Secretaria de Estado da Educação - SEDUC
Núcleo de Tecnologia Educacional – NTE
Representação de Ensino - SEDUC
Colorado do Oeste – RO
UNIDADE – 3 - PRÁTICA PEDAGÓGICA E MÍDIAS DIGITAIS
REPOSITÓRIOS DE MATERIAIS DIGITAIS
Curso - Tecnologia na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
Secretaria de Estado da Educação - SEDUC
Núcleo de Tecnologia Educacional – NTE
Representação de Ensino - SEDUC
Colorado do Oeste – RO
UNIDADE – 3 - PRÁTICA PEDAGÓGICA E MÍDIAS DIGITAIS
REPOSITÓRIOS DE MATERIAIS DIGITAIS
Atividade: 3.2 - Fórum Conhecendo Repositórios de Material Digital
USO DE OBJETOS EM MÍDIAS DIGITAIS
Atividade: 3.6 - Biblioteca Planejando uma atividades usando Mídias Digitais
Reúna em grupo de quatro ou cinco pessoas, analisem os esboços produzidos pelos colegas professores - escolham um que contemplem o interesse de todos, caso contrário elejam um novo tema.
Escolhido o tema, planejem uma aula para ser trabalhada com os alunos.
Escolhido o tema, planejem uma aula para ser trabalhada com os alunos.
Procurem utilizar os recursos disponíveis na escola, adaptar atividades que já tenham experimentados, pesquisar no Portal do Professor etc.
Não esqueçam de garantir no planejamento da atividade os seguintes pontos: Título da aula,
Objetivos de Aprendizagem (o que se espera que os alunos aprendam com a aula), Duração das Atividades (especificar número de aulas previstas para o desenvolvimento das atividades propostas), Conhecimentos prévios do aluno (Descreva os conhecimentos prévios de que os alunos necessitam para um maior aproveitamento da(s) atividade(s) proposta),
Estratégias e recurso da aula (apresentação dos materiais e recursos interativos que serão utilizados pelos alunos em cada uma das atividades: simulação, animação, vídeo, áudio, hipertexto, mapas etc), Estratégias pedagógicas: (Informe como sua aula poderá ser desenvolvida: a) Será um projeto de aprendizagem; b) Uma atividade colaborativa presencial ou a distância; c) Um trabalho em grupo com experimentações virtuais ou práticas; d) Uma atividade de pesquisa e resoluções de problemas; e) Uma atividade com comunicações e trocas em grupos e turmas), Recursos complementares: (Indique outros materiais pertinentes ao tema tais como: vídeo, texto, áudio, imagem, softwares, sites, blogs etc. que poderá enriquecer ainda mais a aprendizagem. Lembre-se de indicar os endereços eletrônicos das fontes utilizadas), Avaliação (Sugira como os alunos poderão ser avaliados considerando os objetivos da aula)
(Etapas da atividade, Recursos necessários, Pré requisitos em termo de conhecimento e competência dos alunos e Forma de avaliação.
Depois de planejada a atividade um componente do grupo publica a atividade na biblioteca em nome de todos.
Em seguida cada grupo irá analisar o trabalho de outros colegas, conforme definição do formador. Essas análises têm como objetivo melhorar ou ampliar a atividade planejada pelos colegas. (onde o grupo vai dar sugestão para os colegas?)
Após a análise dos colegas o grupo deve dar uma forma final ao trabalho.
Esse trabalho será levado ao encontro presencial para ser discutido e aperfeiçoado em coletivo. Para isso preparem uma apresentação no impress.
Observação demais atividades a serem realizadam: leitura do texto pag. 122
-“O Mito da Telina”de Graziela Giusti Pachane;e navegação, pasta/arquivo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário