domingo, 5 de dezembro de 2010

Pensado sobre Tecnologia no Currículo



Tecnologia e Ação Didática

O uso das tecnologias na ação didática contribui para uma prática pedagógica diferente. Porém isso só é possível se o professor estiver preparado para conduzir a aprendizagem dos alunos usando as tecnologias como ferramenta de trabalho. Portanto, é necessário que o seu uso não torne o trabalho do professor mais difícil, ofereça flexibilidade pedagógica (a tecnologia deve apoiar as várias formas que um professor usa para ensinar) e estar acessível (o professor tem que ter acesso à tecnologia dentro e fora da sala de aula).

Atualmente vivemos no mundo globalizado, onde temos ao nosso alcance as mais diversas tecnologias. A escola que é um ambiente preparado, sistematizado para oferecer o conhecimento, não pode ficar parada olhando de longe os alunos, peças fundamentais para a construção e otimização do conhecimento, se afastarem cada vez mais desse universo. Portanto é preciso que se busquem formas diferenciadas de ensinar e aprender. Acreditamos que os usos de novas tecnologias fazem parte dessa nova forma de ensinar. Porém não basta apenas dizer que usa que vai usar, mas é fundamental saber usar com responsabilidade, criatividade e conhecimento.

Contudo, não restam dúvidas de que o uso das novas tecnologias como ferramenta pedagógica é essencial no mundo em que vivemos cada vez mais dinâmicos nas possibilidades e informações. E é por isso que o educador de hoje deve e precisa buscar se capacitar diante dessa nossa nova realidade que por sinal vêm se desenvolvendo às grandes passos à frente nos países europeus.

Neste contexto o uso de computadores e Internet nas atividades curriculares, é um meio pelo qual irá ajudar ao professor e aluno. Agora se o professor não tiver o aprendizado e o interesse de utilizar estes recursos para melhoria de seu trabalho, é claro que não haverá mudanças, continuará na mesmice.

Estes novos recursos que são os computadores e internet e outras tecnologias, surgiram não foi à toa, vieram para acelerar a educação que até então estava estagnada, sem muitas perspectivas para a pesquisa, para o desenvolvimento da criatividade.

O professor deve ficar bastante atento para que o aluno não procure brincar, jogar ou outra prática desnecessária, afastando-se de buscar os conhecimentos que estão sendo propostos. Observamos, na prática grande interesse dos alunos com relação ao uso de computadores. Porém os laboratórios das escolas públicas possuem poucas máquinas para uma turma com muitos alunos. Então, o revezamento se faz necessário para que todos possam manusear os computadores.

E a partir desta criatividade incentivada pelo professor o aluno irá moldando sua aprendizagem, por que ele será o dono do seu saber, das suas buscas, mas lógico que tudo isso com o auxílio, orientação do professor, que será o seu instigador. Cabe ao professor orientar bem esta prática para que o aluno não se perda por completo, que use-a de forma adequada e sábia.

As estratégias são muitas, dentre elas cito: criação de grupos de discussão sobre temas desenvolvidos em sala de aula; a pesquisa; criação de projetos; construção de blogs; apresentação de slides com vídeos, fotos...e por aí vai...vídeos produzidos pelo próprio aluno, etc, estas são algumas das estratégias que poderemos utilizar, além do editor de textos, cal, impress...

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