quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Painel de Atividade Unidade 4

Unidade 4 : CURRÍCULOS, PROJETOS E TECNOLOGIAS

O uso do software HAGAQUÊ no Projeto

O software HAGAQUÊ é um importante instrumento de trabalho para o aluno aprender com a criação de histórias usando outras linguagens além da escrita.

Projeto e currículo

- O que é currículo?
- Quais as contribuições das tecnologias ao desenvolvimento do currículo?
- Como integrar efetivamente as tecnologias ao desenvolvimento do currículo?
- Como desenvolver projetos no âmbito do currículo?

Tratamos neste curso de um conceito de currículo situado historicamente, que trabalha tanto com o conhecimento organizado, sistematizado, aceito socialmente e selecionado em estruturas previamente concebidas como do conhecimento que o aluno traz de seu contexto, da vida, mas que não se limita ao conhecimento cotidiano. Logo, o currículo não é apenas uma lista de conteúdos prontos a serem transmitidos aos alunos e não se esgota na aplicação do conhecimento a experiências do cotidiano.

Uma educação voltada à construção de uma sociedade justa e igualitária, que respeite as diferenças e os diferentes, trabalha no sentido de ampliar os direitos dos educandos às ciências, às artes, à cultura, às tecnologias de comunicação e informação e às múltiplas linguagens de expressão e comunicação que constituem os sistemas simbólicos de uma sociedade.
Essas concepções estão presentes em um documento do Ministério da Educação intitulado “Inda-
gações sobre Currículo. Currículo e Desenvolvimento Humano”, produzido pela Secretaria de Educação Básica em 2007.

Atividade 4: Experiências com a integração de tecnologias ao currículo
Vamos agora trabalhar em pequenos grupos para conhecer experiências de uso de tecnologias integradas ao currículo vivenciadas pelos colegas.
Orientações:
1. Escolher um representante do grupo para registrar a síntese das análises e atribuir um nome ao grupo. Por exemplo: Aplicativos.

2. Cada grupo vai debater sobre as experiências de seus membros relacionadas ao uso de tecnologias no currículo.
3. Identificar, em relação às experiências: disciplinas envolvidas, atividades desenvolvidas, objetivos da atividade, conteúdos trabalhados, tecnologias e mídias utilizadas, duração da atividade, os conhecimentos, atitudes e procedimentos que os alunos mobilizaram ou aprenderam.
4. Registrar, em documento do editor de texto, a síntese das análises do grupo sobre as experiências.
5. Salvar o documento na pasta “Meus documentos”, atribuindo-lhe um nome que facilite sua identificação da seguinte forma: ativ_4_Canela
6. Postar este arquivo na Biblioteca, em Material do Aluno, tema "Unidade-4", sub-tema: "Ativ_4 Síntese Integra TIC".
Análise das atividades realizadas no Projeto
Texto da entrevista de José Manoel Moran sobre a convergência de tecnologias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário