quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Painel de Atividade Unidade 4

Unidade 4 : CURRÍCULOS, PROJETOS E TECNOLOGIAS

Nesta Unidade existem finalidades que devem ser compreendidas para o seu futuro desempenho como:
- Reconhecer as contribuições das tecnologias;
- Integrar os recursos tecnológicos;
- Identificar as implicações pedagógicas com a integração de tecnologias.

Fórum 4 – Características da comunicação.

a) Teça comentário sobre sua prática e a integração dessas tecnologias de informação e comunicação e explicite suas características;
b) Leia as características apontadas pelos colegas e comente-as, escrevendo suas contribuições para a reflexão coletiva.

CONCEITUANDO ABORDAGENS: INSTRUCIONISTA X CONSTRUCIONISMO

Na abordagem instrucionista, o computador é utilizado como máquina de ensinar; consiste na informatização dos métodos de ensino tradicionais em que o aluno passivamente recebe as informações disponibilizadas nas telas do computador. Neste caso, alguém implementa no computador uma série de informações e essas informações são passadas ao aluno na forma de um tutorial e de exercício-e-prática (Valente, 1993).

Existe uma teoria proposta por Seymour Papert que explica a construção do conhecimento baseada na realização de uma ação concreta que resulta em um produto palpável (um artigo, um projeto, um objeto) de interesse pessoal de quem produz, usando o computador (Valente, 1993). Nesta abordagem o aluno aprende-fazendo com a “mão na massa” e a mente envolvida, imprimindo a sua autoria, resolvendo problemas, representando suas idéias e conhecimentos.

Assim na Prática Pedagógica...

Vivemos um momento em que a abordagem construcionista ganha espaço em sala de aula. Contudo, cabe ao professor orientar o aluno para que ele possa ter acesso a informações em diferentes fontes (livros didáticos e paradidáticos, revistas, jornais, Internet, filmes, programas de rádio, especialistas etc.), atribuir-lhes significado e construir conhecimento.

Através do diálogo, o professor pode entender o mundo do aluno, identificar os conhecimentos que ele traz do cotidiano, orientá-lo para que possa reconstruir significados e formalizar o conhecimento científico.

É papel da escola o trabalho com o conhecimento científico, mas isso não significa empurrar para o aluno o conhecimento abstrato, e sim realizar um trabalho pedagógico a partir do conhecimento que o aluno demonstra possuir para que ele possa se desenvolver e atingir o novo patamar do conhecimento científico sistematizado.

Portanto a aprendizagem ...

A aprendizagem não se restringe à acumulação de conteúdos ou a doses de informações isoladas, e sim é um processo que ocorre de modo diferente em cada pessoa, e cada pessoa está inserida em um contexto sócio-histórico. Logo, a aprendizagem ocorre nas interações que se estabelecem em um meio social, com as pessoas e com os instrumentos desse meio, percorrendo múltiplos caminhos e utilizando distintas linguagens de expressão.

Assim, as metodologias tradicionais que se alinham com a abordagem instrucionista, centrada na transmissão de informações ao aluno por meio do livro texto, da exposição do professor ou de um software do tipo tutorial, impõem ou depositam as informações sobre o aluno, que tem poucas chances de apreender tais informações. Se, ao invés disso, as informações forem buscadas pelo aluno ou mesmo fornecidas a ele no decorrer de experiências ou a partir de vivências anteriores, será mais fácil que ele estabeleça relações entre essas situações e as informações, atribuindo-lhes significados por meio de um processo de aprendizagem significativa.

O construcionismo e o trabalho por projeto

A pedagogia de projeto deve permitir que o aluno aprenda-fazendo e reconheça a própria autoria naquilo que produz por meio de questões de investigação que lhe impulsionam a contextualizar conceitos já conhecidos e descobrir outros que emergem durante o desenvolvimento do projeto. (PRADO, 2005)

Conceito de projeto
Projeto é uma construção própria do ser humano que se concretiza a partir de uma descrição inicial de um conjunto de atividades cuja realização produz um movimento no sentido de buscar no futuro uma nova situação que responda às suas indagações ou caminhe na direção de melhor compreendê-las.
Reflita
a) Como a escola trabalha com projetos? E o professor? E o aluno?
b) Quais implicações existem no desenvolvimento do trabalho com projetos em sala de aula?
O trabalho por projeto potencializa a articulação entre os saberes das diversas áreas de conhecimento, das relações com o cotidiano e do uso de diferentes meios tecnológicos ou não.
Durante o desenvolvimento do projeto, o aluno tem a oportunidade de recontextualizar conceitos e estratégias, bem como estabelecer relações significativas entre as várias áreas de conhecimento.

Para isto, cabe ao professor adotar uma postura de observação e de análise sobre as necessidades conceituais que emergem no desenvolvimento de um projeto e desenvolver estratégias pedagógicas que possibilitem o aprendizado do aluno tanto no sentido da abrangência como no sentido do aprofundamento (FREIRE e PRADO, 1999).

Os movimento de abrangência e aprofundamento – devem estar inter-relacionados no projeto
O artigo “Projeto pedagógico: pano de fundo para escolha de um software educacional” consta na íntegra no livro O computador na sociedade do conhecimento, organizado por José Armando Valente (1999).
Projeto na Escola:
O uso das tecnologias e mídias no desenvolvimento de projetos favorece uma nova visão educacional ao propiciar:
• O reconhecimento da escola como um espaço privilegiado de interação social, integrada a outros espaços de produção do conhecimento.
• A promoção da colaboração e do diálogo entre alunos, professores, gestores e comunidade.
• A construção de pontes entre conhecimentos, valores, crenças, usos e costumes.
• O desenvolvimento de ações em prol da transformação individual e social.
• A identificação do currículo construído na ação, por meio da análise dos registros digitais.
“as certezas provisórias são as dúvidas temporárias” Lea Fagundes (FAGUNDES et al,1999).
PRADO, M. E. B. B. Pedagogia de projetos: fundamentos e implicações In: Moran, J. M.e ALMEIDA, M. E. B. Integração de tecnologias na educação. Brasília, DF: SEED/MEC, 2005.

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