quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Painel de Atividade Unidade 4

Unidade 4 : CURRÍCULOS, PROJETOS E TECNOLOGIAS
Atividade 1: Questões Iniciais:

Será que usando computadores e Internet nas atividades curriculares faremos as mesmas coisas que fazíamos antes?
Será que haverá mudanças em nossa atuação docente?
O que mudará na aprendizagem do aluno?
Que novos aspectos vão requerer maior atenção de nossa parte?
Poderemos criar novas estratégias que potencializem a aprendizagem de nossos alunos?

Para tal ler a entrevista de Pedro Demo sobre o tema:
“Os desafios da linguagem do século XXI para a aprendizagem na escola”.


Atividade 2: Apoiando
Desejamos que esta unidade seja encarada como uma aventura de exploração de novos mares e que vocês possam mergulhar fundo em novas aprendizagens e possam enriquecer as áreas de conhecimento em que atuam com novas propostas de trabalho, fazendo das tecnologias suas parceiras no processo de inovação curricular.

Poesia
Mãos Dadas

Carlos Drummond de Andrade

Não serei o poeta de um mundo caduco.
Também não cantarei o mundo futuro.
Estou preso à vida e olho meus companheiros.
Estão taciturnos mas nutrem grandes esperanças.
Entre eles, considero a enorme realidade.
O presente é tão grande, não nos afastemos.
Não nos afastemos muito, vamos de mãos dadas.

http://memoriaviva.com.br/drummond/index2.htm

Atividade 1: Pensando sobre as possíveis mudanças
Considerando as questões colocadas no reflita da página 1 desta unidade, identifique as possíveis mudanças que podem ocorrer nos processos de ensino e aprendizagem.

Orientações para a atividade 1
1. Componha dois grupos na turma (grupo A e grupo B), sendo que o grupo A ficará responsável por construir argumentos relacionados às possíveis mudanças na forma de o aluno aprender, e o grupo B, responsável por argumentar sobre as possíveis mudanças das estratégias de ensino.
2. Organize subgrupos menores, de 3 a 5 componentes, em cada um dos grupos A e B, para identificar aspectos de mudança e apontar os argumentos que justificam ser determinado aspecto uma possível mudança.
3. Registre em papel os aspectos e respectivos argumentos de cada subgrupo.
4. Faça um debate coletivo colocando, de um lado, os participantes do grupo A, e do grupo B.
5. Elabore uma síntese, a partir do debate entre os grupos A e B.
Atividade 2: Compartilhando possibilidades de contribuições das tecnologias
Nessa atividade, cada participante deverá explicitar alguma característica das tecnologias de informação e comunicação que poderá trazer significativas contribuições ao integrá-las à sua prática pedagógica. Ao mesmo tempo, também conhecerá as características apontadas pelos colegas do curso, criando, com isso, uma rede de reflexão coletiva da turma.
Orientações para a atividade 2
1. Entre no Fórum “Possibilidades de contribuições das tecnologias” para explicitar as características das tecnologias de informação e comunicação que podem trazer significativas contribuições ao integrá-las à prática pedagógica.
2. Leia as características apontadas pelos colegas e comente-as, escrevendo suas contribuições para a reflexão coletiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário