quinta-feira, 5 de abril de 2012

Como surgiu o Ovo da Páscoa

Como surgiu o Ovo da Páscoa

Conheça um pouco sobre a origem e a história do ovo de chocolate, que nem sempre teve este formato e passou por várias mudanças ao longo dos séculos

419284 Como surgiu o Ovo da Páscoa 1 Como surgiu o Ovo da Páscoa
O ovo de Páscoa simboliza o nascimento, mas nem sempre foi de chocolate.

Com a Páscoa se aproximando, as pessoas ficam ansiosas de saborear os ovos de chocolate, elementos tradicionais da ocasião. No entanto, a maioria dos consumidores compram os produtos sazonais sem nem saber o significado ou a origem.

A Páscoa é uma celebração religiosa, sendo muito importante para os cristãos e judeus. No Brasil, a data comemorativa serve para comemorar a ressurreição de Jesus Cristo, transmitindo a ideia de renascimento aos fiéis. No entanto, em meio à religiosidade da Páscoa, eis que surge um hábito pagão e consumista: a troca de ovos de chocolate.

Origem dos ovos de Páscoa

419284 Como surgiu o Ovo da Páscoa 2 Como surgiu o Ovo da Páscoa
Os primeiros ovos de Páscoa não eram decorados e não comestíveis.

O ovo de chocolate é um dos principais símbolos da Páscoa, juntamente com o coelho. Seu caráter simbólico fascina crianças, jovens e adultos, além de aquecer as  vendas no comércio  entre os meses de março e abril. Apesar de a Páscoa ter como principal objetivo celebrar a ressurreição de Cristo, os ovos não se enquadram neste contexto.
O anúncio da Primavera foi, por muito tempo, um pretexto para presentear com ovos coloridos ou enfeitados com capricho, tornando-se um costume entre as civilizações pagãs. Depois, as festividades cristãs incorporaram os símbolos.
O ovo começou a ser associado à Páscoa entre os cristãos primitivos da Mesopotâmia. Depois de um tempo, o costume começou finalmente a ser difundido na Europa e passou por algumas alterações. Na Grã Bretanha, por exemplo, os ovos eram acompanhados por mensagens, enquanto na Alemanha eram dados de presente para as pessoas queridas. Nesta época, os ovos serviam simplesmente para simbolizar o nascimento e não eram comestíveis.
O chocolate só foi incorporado à ideia de ovo de Páscoa quando os franceses entraram em contato com o doce feito a partir do cacau. Apesar de ter sido inventado pelos Maias e considerado uma bebida dos Deuses, o chocolate chegou ao território europeu, ganhou mais sabor e foi transformado em tabletes.
419284 Como surgiu o Ovo da Páscoa Como surgiu o Ovo da Páscoa
O chocolate foi o principal avanço na história do ovo de Páscoa.
No século XVIII, alguns confeiteiros da França resolveram criar ovos de chocolate para celebrar a Páscoa, substituindo as versões coloridas e que não eram comestíveis. Não demorou muito para que a nova iguaria se tornasse conhecida em toda a Europa e, posteriormente, no mundo.
Os ovos que eram dados de presente durante a Páscoa passaram por várias mudanças, sendo que a melhor adaptação foi o uso do chocolate. Mesmo depois de ter assumido tantos formatos, os ovos de Páscoa continuam assumindo caráter simbólico e estão diretamente ligados a celebração da vida.



Nenhum comentário:

Postar um comentário