quinta-feira, 5 de abril de 2012

PÁSCOA E CHOCOLATE

Quais os símbolos da páscoa?

símbolos da páscoa e seus significados 1 Símbolos Da Páscoa E Seus Significados
Os significados dos símbolos da páscoa são bem interessantes e prometem responder todas as dúvidas a respeito da data comemorativa. Confira:
- Ovo: está relacionado ao nascimento, que remete de certa forma a ressurreição de Cristo. Na cultura pagã, os ovos são coloridos e dados de presente entre as pessoas.
- Coelho: sua característica de fertilidade se sobressai e o animal passa a representar a reprodução constante.
- Chocolate: força rejuvenescedora da vida, já que o cacau era considerado o néctar dos Deuses.
- Cruz: está relacionada ao mesmo tempo ao calvário de Cristo e ressurreição.
- Cordeiro: sacrifício do filho de Deus.
- Pão e Vinho: corpo e sangue, presença da eucaristia.
- Girassol: almas voltadas para o divino.
- Peixe: símbolo antigo que faz referência a crença a Jesus Cristo.
- Sinos: representam a alegria da ressurreição.
- Vela: Cristo ressuscitado, vitorioso e radiante.  A vela pascal, por exemplo, significa que Deus é princípio e fim.
Alguns símbolos da data comemorativa não possuem nenhuma relação entre si, como é o caso do ovo, chocolate e coelho. Foi conveniente para o consumismo unir os símbolos para aumentar as vendas na ocasião e impulsionar determinados hábitos nos consumidores. Alguns símbolos religiosos são tão importantes do que ovos de chocolate e coelhinhos, mas acabam nem sendo lembrados.
Agora que você já sabe sobre a simbologia que envolve a páscoa, aproveite a data e os feriados com mais convicção, sempre pensando naquilo que é invisível aos olhos, não apenas ao consumismo.

 
 
A páscoa é uma data comemorativa que mexe com as pessoas, renovando a esperança e trabalhando em cima da idéia de renascimento. Sendo valorizada por várias culturas, a páscoa tem destaque no calendário, influencia nos hábitos de consumo e no comportamento de todos aqueles que acreditam na força da ocasião.
A cultura ocidental considera a páscoa como um dos dias mais importantes do ano, em especial os judeus e cristãos. No cristianismo a data para a ressurreição de Cristo, enquanto o judaísmo adota essa data para comemorar a libertação do Egito. As comemorações nesse período também eram comuns entre as civilizações da Antiguidade, como a Grécia, que comemorava a chegada da primavera (festa pagã).

O fato é que a páscoa se tornou uma data de prosperidade, união, amor e afeto. As pessoas adquiriram determinados hábitos ao longo do tempo para comemorar a ocasião, como presentear com ovos de chocolate ou mesmo organizar um almoço em família para colocar em prática a essência da data. Os cristãos, no domingo de Páscoa, costumam participar de missas e fazer uma refeição cujo peixe é o prato principal.

Algumas pessoas acham estranho a páscoa não cair sempre no mesmo dia todos os anos, mas o fato é que a formação do calendário depende do primeiro domingo depois da Lua Cheia. As comemorações acontecem sempre entre os meses de março e abril, respeitando o calendário religioso que inclui período de quaresma.

A simbologia da páscoa é também um assunto que impressiona as pessoas com sua profundidade. A data comemorativa está ligada a vários símbolos que já são populares na cultura e ilustram a ocasião em diversos aspectos. Alguns elementos que fazem referência a páscoa são bem reconhecidos, outros nem tanto.

Conhecer os símbolos da páscoa é algo importante para qualquer pessoa que comemore a ocasião. Os pais devem orientar seus filhos sobre determinados ícones e explanar o significado de cada um deles de forma contextualizada, cultural. Por que do coelho? Qual o sentido do ovo? O que o chocolate tem a ver com a páscoa? Todas essas perguntas precisam ser esclarecidas.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário