sábado, 28 de julho de 2012

Manecón é o Vinho do Fogo

Bebida: Vinho do Fogo
 
Dja’r Fogo é a forma como é habitualmente referida a Ilha que alberga o vulcão que a rebaptizou de Fogo. Anteriormente denominada por São Filipe a ilha possui o ponto mais elevado do arquipélago, o pico vulcão atinge 2829 metros de altitude.
A ilha é mesmo fogo, com um sol a pique é uma das ilhas mais quentes do arquipélago, mas também uma das mais bonitas. Conserva a arquitectura cuidada desde os tempos coloniais presentes nos sobrados que ainda são cuidadosamente conservados, pinturas nalguns espaços públicos e em casas privadas.

A cidade São Filipe é limpa e organizada, construída nas encostas que vão descendo até a extensa praia de areia preta.
Dja'r Fogo

Desde os tempos idos a ilha é uma rica produtora agrícola focando-se, na produção de uva, nas encostas do vulcão, que dá origem ao excelente vinho do fogo designado de Manecón. Vinho que conserva a pureza e a força do vulcão. Natural, sem qualquer adição de químicos, o vinho de sabor doce e quente pode ser provado mesmo no sopé do vulcão.
Existe uma cooperativa de agricultores que produzem o vinho de Chã das caldeiras com uma oferta  arrojada do vinho do fogo nas versões branco, rosé e o licor moscatel Passito.

Produzem também licor de romã, com um intenso sabor a fruta, bagaceira de uva com elevado teor alcoólico e um excelente digestivo de aguardente de uva com ervas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário