Cidadão pode verificar pontos de acesso à internet em estados e municípios do País
15/05/2013 12:11 - Portal Brasil
O sistema "Fique Ligado" fornece informações sobre os locais de navegação, o tipo e a prestadora que oferece o serviço, e ainda, as restrições e dicas de uso
A partir de agora, os brasileiros poderão identificar os locais, nos estados e municípios, que oferecem serviço de internet com tecnologia Wi-Fi, assim como a velocidade mínima e máxima de navegação e se a conexão é gratuita ou não.
As informações sobre os pontos de acesso são apresentadas no sistema “Fique Ligado”, desenvolvido pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e disponibilizado para a população nessa terça-feira (14). O sistema pode ser acessado pelo site da Anatel.
Lançado em 2012, o Fique Ligado é um sistema que utiliza a ferramenta de georreferenciamento para disponibilizar na internet as informações dos serviços de telecomunicações. Inicialmente, o sistema apresentava, apenas, os dados dos orelhões, a partir de agora, também os pontos de acesso à internet, os chamados hotspots.
Com o novo módulo, é possível consultar, inclusive em inglês, a quantidade de hotspots em cada estado e município, sua localização georreferenciada, categoria que representa o tipo de local em que o serviço pode ser acessado (tais como: academia, aeroporto, café, centro de convenções, estádios), além do tipo de acesso. Também é possível obter dicas de uso, informações e a data na qual as elas foram atualizadas no sistema, além da prestadora do serviço.
A ação da Agência está relacionada à prestação de informações dos serviços de telecomunicações ligada aos grandes eventos internacionais, que serão sediados no Brasil de 2013 a 2016.
Prestadoras
Atualmente, estão disponíveis as informações das empresas que respondem por cerca de 90% dos pontos de acesso wi-fi, distribuídos conforme respectivas áreas de atuação. De acordo com a Anatel, todas as informações disponibilizadas são fornecidas periodicamente pelas prestadoras dos serviços.
- Equipamento irá melhorar serviço de telefonia móvel em locais com sinal fraco
- Universidades terão conexão com a internet 50 vezes mais rápida
- Prestadoras não podem condicionar a oferta da banda larga à aquisição de qualquer outro serviço ou facilidade
- Metas de qualidade da internet começam a valer no País
- Aparelho de avaliação da qualidade da internet chega a 7 estados e ao DF
Caso outras prestadoras tenham interesse em divulgar seus hotspots no Fique Ligado, poderão fazer o cadastro diretamente no SGMU, sistema disponibilizado na página da Anatel.
No módulo dos orelhões, o Fique Ligado oferece desde as quantidades instaladas em cada estado e município, até as características individuais de cada aparelho, como número, sua localização e mesmo seu status de funcionamento, sendo identificado na cor verde o orelhão em funcionamento e em laranja aquele que se encontra em manutenção. Essas funcionalidades se revestem de especial relevância, tendo em vista que os orelhões brasileiros além de realizar as chamadas, também as recebem, permitindo assim total comunicação com as pessoas que vivem em todas as localidades com pelo menos 100 habitantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário