segunda-feira, 31 de maio de 2010

4. Relato da Ações Desenvolvidas em Cada Unidade do Curso:

Unidade 1- Tecnologias na sociedade e na escola
Conhecer bem a turma é o primeiro passo para um bom trabalho. Nesse contexto, o maior desafio para o encontro presencial partiu da organização da acolhida aos participantes do curso Introdução à Educação Digital, informando através de documento oficial o local e o número de participantes para cada turma, e assim poder acompanhar cuidadosamente o processo de construção de conhecimento de cada cursista, verificando entre os presentes os que já estavam no ambiente e os que ainda não possuíam seus dados de acesso como: a senha e o login. No momento inicial a apresentação do formador, bem como seu perfil subsidia a entrada de acesso de forma contributiva para a inclusão digital de professores da educação básica dos sistemas publico de ensino através da Educação a Distancia com as formações continuadas em serviço, assim a postura do mesmo deve ser de companheiro de aprendizagem para que outros também aprendam a gostar desse novo oficio _ ensinar teclando é bom, mas aprender vale mais_ por que só aprendemos a amar aquilo que conhecemos, portanto, há noção de que a Tecnologia nos cerca já temos, mais falta saber o que fazer com ela?. Assim o foco do Encontro Inicial parte da apresentação das metas a serem alcançadas pelo MEC, os objetivos do curso e da unidade selecionada para o encontro. Não perdendo de vista que todo o encontro deveria ser organizado o passo seguinte foi apresentação do cronograma, através da projeção do slide. Na seqüência os participantes assistiram e se divertiram com a mensagem ‘o ponto’. Assim o curso começou com a projeção sobre o curso Introdução A Educação Digital, e o acesso ao ambiente do e-proinfo, a partir do Mozilla Firefox 3.0 que é um navegador livre e multi-plataforma desenvolvido pela Mozilla Foundation, por que também é a maneira mais rápida, segura e personalizada de navegar na web, que o sistema operacional LINUX tem como aliado. Os cursistas foram informados que o e-Proinfo é um ambiente colaborativo de aprendizagem, ou seja, um ambiente virtual colaborativo de aprendizagem que permite aos participantes fazer suas atividades a distância, além das atividades presenciais. Ficou claro, dessa forma que o passo seguinte seria de atividades a serem realizadas por eles, na comanda da primeira atividade havia três momentos: leitura, elaboração e discussão do texto “ Por que precisamos usar a tecnologia na escola?” de Edla Ramos, os cursistas foram orientados as anotar as idéias principais, pontos para discussão, questionamentos e dúvidas que fossem surgindo, usando o editor de texto do Linux, os cursistas digitaram seus textos para depois postarem no fórum, assim esse texto do guia trouxe um comentário do maravilhoso Leonardo Boff que diz “ O uso da TIC na escola conhecida está promovendo ou não à capacidade de ser críticos, criativos e cuidantes”, portanto, os cursistas puderam conhecer melhor uma das ferramentas do ambiente o fórum, mas poucos tinham a senha de acesso e puderam fazer o fórum de apresentação, postando suas produções de cunho pessoal sobre o texto lido, e como formadora tentei demonstrar que ali era um a mais cuidantes de suas aprendizagens. Para a atividade 1.2 Reflexões com o vídeo, os cursistas foram informados que através do link http://www.yotube.com os mesmos poderem escolher entre cinco opções dois vídeos para serem assistidos e comentá-los após no fórum, em destaque os pré-selecionados: um documentário (Criança); Viciado em World of warcraft; uma aula de história (Fases da Revolução Industrial); uma reportagem (O impacto da Tecnologia da Informação na vida social ) e uma entrevista (Ladislau Dowbor – Educação e Tecnologia), os cursistas comentaram os fóruns dos colegas, alguns me confidenciaram que tiveram dificuldade para falar sobre o texto dos colegas. Contudo, a ultima atividade a ser realizada no fórum. Quanto a Atividade sobre o Projeto Integrado de Aprendizagem foi indicado a leitura do texto sobre Projetos, informando aos cursistas onde encontrarem o material para estudo e referencial para a escrita, sendo o site http://www.tvebrasil.com.br/salto/boletins2002/cp/texto1.htm O titulo do texto é “Trabalhando com projetos” (TV ESCOLA) que é a adaptação do texto “Gestão de Projeto” do livro Gestão da Escola. (SP:1999), na seqüência, foram dadas as instruções necessária para a construção elaboração do projeto: titulo, tema/foco, problematização, subtema (desdobrado do tema-foco), justificativa ( responde as indagações), hipóteses, resultados, produto final. O momento mais esperado foi o de participação no fórum, os mesmos foram avisados a ser precavido sempre digitando o texto a ser postado em um editor de texto e depois postá-los no ambientes. No encontro os cursistas vivenciaram a projeção de slides abordando o tema ‘computado: que máquina é essa, e responderam a duas questões: - Quantas coisas podem ser feitas com ele? - O que você gostaria de aprender a fazer?, Após os comentários e registros os cursistas realizaram uma pesquisa na internet para comprar um computador, foi indicado para pesquisa o GOOGLE e o CADÊ YAHOO, para fazer pesquisa sobre computador acessível a situação financeira dos cursistas. Foram indicados vários sites para que os cursistas pudessem saber mais sobre o Sistema Operacional Linux como: http://pt.wikipedia.org/wiki/Software_livre;Link / wiki/Movimento_software_livre#Movimento_software_livre;
http://br-linux.org/faq-softwarelivre/; http://www.youtube.com/watch?v=UvWRhnc_77Y;
http://www.youtube.com/watch?v=IJfcQq_elw e http://pt.wikipedia.org. Para estrear as postagens na biblioteca os cursistas foram informados que o registro da Unidade 1, de punho pessoal seria em forma de memorial, no qual poderiam registrar suas impressões, dificuldades, avanços e desafios enfrentados, no encerramento o texto “Falso e Verdadeiro” alegrou o encontro quando varias situações do cotidiano no contato com o computador surpreendeu os cursistas às vezes errando e outras acertando as situações apresentadas. No primeiro encontro, uma situação nada esperada aconteceu dos inscritos no curso apenas os professores que não estavam em situação de greve compareceram. Mas no decorrer dos plantões aos poucos foram comparecendo e também foram comunicando suas vontades de permanecerem ou não no curso Introdução a Educação Digital.
Unidade 2: Navegação, pesquisa na internet e segurança na rede
Nessa unidade, os conhecimentos sobre navegação dos cursistas obtiveram grande repercussão, também a pesquisa na internet e a segurança na rede, os professores aprendem de maneira muito diferente em função de seus interesses, de suas possibilidades e das situações em que se encontra porem foram orientados a conhecer um hipertexto, a fazerem uma navegação segura e os perigos que circulam pela internet através de três momentos significativos como: aprendendo a navegar na Internet; ainda Navegando e conhecendo endereços na Web; também postou em fórum a visita com finalidade ao Portal do Professor, e ainda comentaram sobre a sua visita ao site dia-a-dia para assistir a um programa de TV, bem como primeira postagem em um diário de bordo. O texto ‘O papel da Internet na escola’ foi valorizado na apresentação da temática junto aos cursistas. Uma atividade que mereceu destaque quanto à leitura dos endereços eletrônicos da web essa que é um instrumento poderoso que pretende ampliar o horizonte cultural e o repertório de informações de seus navegantes. No entanto, o que freqüentemente se oferece para professor são recortes, mais a descoberta do Portal trouxe muitas sugestões importantes a prática pedagógica dos mesmos que viajaram em um ambiente completo e que proporcionaram ampliar os conhecimentos. Assim a leitura do endereço http://www.mec.gov.br, em parte recebeu comentários positivos, por entre eles o conhecimento sobre a leitura real e concreta se deu nesse momento com a atividade presencial e as informações pertinentes como se lê: http – é o protocolo de identificação e transferência de documentos na internet; ou www – significa que o endereço está na World Wide Web; ou seja, na WEB, e ainda as parte que compõem o endereço exemplificando: mec – é o domínio (nome registrado) do site; ou mesmo o gov — é o código para sites de instituições governamentais; e o ultimo elemento que compõem o endereço as duas letras finais br – é o código para sites registrados no Brasil. Logo após a atividade aprendendo a navegar na internet, a partir do navegador Firefox 3.0, receberam o encaminhamento do passo a passo como digitar no campo de endereços para conhecer como o http://portaldoprofessor.mec.gov.br e e, em seguida os comandos como pressione a tecla enter e aguarde, o que estaria a sua espera, e a tela do Portal do Professor, é bastante convidativa, apresentando vários links (ícones) disponibilizados na tela inicial do Portal do Professor, contendo um espaço de aprendizagem como o Espaço de Aula, Jornal do Professor , Recursos Educacionais, Cursos e materiais, Interação e comunicação e links, isto tudo os incentivou a navegarem, alguns curiosos foram logo descobrindo o que procuravam e a medida que percorriam os hipertextos foram gostando e navegando mais e mais. Aprenderam que existem outras ferramentas que lhes permitem localizar informações na Internet: Altavista (http://br.altavista.com), o AlltheWeb (http://www.alltheweb.com), o Yahoo (http://br.cade.yahoo.com), o Google (http://www.google.com.br) um velho conhecido dos cursistas principalmente dos mais ativos e conectados. Para fechar com chave de ouro os professores foram convidados a pesquisarem na internet tema e fundamentação teórica para o projeto que iriam postar na biblioteca. Sabendo que o professor cursistas, ao participaram desta unidade, já internalizaram uma linguagem própria no contato com a internet a partir de seu universo cultural, que a mesmo poderia manifestar uma diversidade do prestigio social de cada um, o fator de destaque e que não deve ser ignorada, pois parte de sua história e de sua formação inicial aliada a prática pedagógica e deve ser valorizada, mas que a mesma ganhou ênfase nas postagens nos fórum, este ambiente colaborativos no qual a sua marca deverá e será respeitada, por que cabe ao processo de escolarização ensinar sobre a variedade padrão de lingüística.
Unidade 3: Blogs: O quê? Por quê? Como?
Na unidade em foco a problematização, pesquisa, sistematização e produção foram os elos com a criação do blog pelos cursistas, aprenderam a criar um blog passo a passo e pôde comentar depois no ambiente em fórum exclusivo para esta unidade. Aprenderam a editar uma foto, a partir do BrOffice.org impress e na seqüência foram postando nos blog da turma, incluído os textos já elaborados, os links e imagens, fotos produzidas e selecionados pelo grupo. Navegaram pelo modulo da Unidade no Ambiente E-proinfo, portando para chegar ao blog houve todo um investimento na pesquisa previamente organizada que os orientavam com a temática entendo o que são blogs? Realizaram a atividade no momento presencial em duplas seguindo uma pauta/roteiro, cuja abordagem foi simples e clara, partindo do principio que os caminhos apontam onde queremos chegar, portanto os atalhos são necessários e assim o endereço http://blibie.blogspot.com combinou como uma luva para o encaminhamento da atividade, ainda com uma base solida os cursistas forma orientados a ir observando e anotando suas reflexões a respeitos dos blogs visitados, para responderam as questões, elencadas pela formadora: Eles são sempre utilizados como diários eletrônicos, ou há ainda outros usos?; Quem são os autores de um blog?; Eles são utilizados nas escolas sob que diferentes formas?; Em que eles se diferem do antigo diário escrito a mão?; Eles são apenas um diário?; Outros aspectos que considerarem relevantes. As duplas deram conta da atividade com prazer e exploraram o editor de texto do sistema operacional aprendendo mais sobre ele na prática. Ainda em duplas puderam analisar no blog o padrão do tipo de endereços da web, assim exemplificado: umNome.blogspot.com, ou umNome.wordpress.com, ou ainda umNome.blog.uol.com. BR, portanto todos conseguiram realizar a atividade depois da informação advinda das unidades anteriores mais as informações deste modulo, as conquistas apenas começaram e espero que se desdobrem cada vez mais em vantagens profissionais para cada professor e aluno que tiverem a oportunidade de participar de sua turma. Quanto a atividade todos ficaram bastante interessados no BlogSpot, por ser da empresa Google e ainda que poderiam criar seus diários com bastante vantagens para postagens de suas histórias de vida acadêmica e profissional. A criação do Blog, na atividade Projeto Integrado de Aprendizagem em Blog. Receberam algumas dicas úteis para sua estruturação como pré definição do ‘Título do projeto;Temática, contexto, objetivos; Quais atividades/pesquisas já realizaram?; Quais foram as principais descobertas?; Alguma dificuldade? Como superaram?’. Blog pronto era necessário postar e todos sem exceção resolveram postar o projeto de aprendizagem já publicado na biblioteca, a partir da formatação de slides, e depois transformados em imagem. Para o memorial da unidade a ser postado no Diário de Bordo os professores receberam a incumbência de listarem alguns questionamentos para a reflexão acerca dos aspectos “diálogo” e “cooperação”, para registro da unidade 3, como: demonstro respeito à diversidade de idéias e compartilho minha opinião a partir de propostas dos colegas?; busco trazer questionamentos significativos a partir de manifestações dos colegas?; busco estabelecer relações entre idéias apresentadas pelos colegas? Para encerrar se participo ativamente na construção coletiva do conhecimento para minha formação e dos colegas. A atividade com blog evidenciou que não há como fazer educação sem coragem e agir com o coração, ou se tem coragem para conhecer essa nova ferramenta de apoio didático e se conecta com o mundo, o se é covarde e deixa passar a oportunidade de aprender a utilidade de o blog no fazer pedagógico. Assim o que mobiliza a cabeça para o movimento, antes aquece o coração, no seu agir com paciência construindo sim, mas um passo de cada vez. Todos os indivíduos não nascem corajosos. A coragem pertence aos que sabem cultivá-la, não a entendendo como ausência do medo, mas como a capacidade de controle e superação daquilo que dá medo. Muito do oficio docente está em lidar com os nossos medos e os medos dos outros, encorajando-os a superá-los no saber cuidar do professor cursistas, aqui apenas mais um aprendiz. Agora e só acreditar no potencial dos cursistas e seguir em frente rumo as novas unidades que viram.

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