Pesquisa sobre trabalho no Colégio Estadual Antonio Sa Pereira – Ilhéus:
“ I Gincana de Leitura”, elaborado e coordenado pela professora Josete Ferreira Nunes dos Santos – turno Noturno- 2009.
I Gincana de Leitura
META: “Envolver os alunos com a leitura, oportunizando o desenvolvimento da imaginação e da fantasia, criando condições necessárias para se pensar um projeto de vida com mais conhecimento sobre o mundo, sobre as coisas e sobre si mesmo”.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
* Promover práticas de oralidade e de letramento de forma integrada, levando o aluno a identificar as relações entre oralidade e escrita: relações de independência, de dependência, de interdependência.
* Desenvolver as habilidades de uso da língua escrita em situações diversificadas.
* Motivar a leitura de diferentes tipos de texto e gêneros e com diferentes funções.
* Desenvolver as habilidades de produzir e ouvir testos orais e escritos.
* Criar situações em que os alunos tenham oportunidades de refletir sobre os textos que lêem, escrevem, falam ou ouvem.
* Incentivar a leitura.
* Equipar a Biblioteca da Unidade Escolar para propiciar aos alunos momentos de interação com os livros e com a leitura.
* Integrar pais, alunos, professores e comunidade civil nas atividades escolares.
* Preparar o aluno do ensino médio para o vestibular, incentivando-o à leitura dos livros recomendados.
OBRAS LITERÁRIAS (2007-2009)
1. “Eu” – Augusto dos Anjos
2. “Os Becos do homem” – Jorge de Souza Araújo
3. “Noite na taverna” – Álvares de Azevedo
4. “ O livro das Ignoraçãs” – Manoel de Barros
5. “ O tempo é chegado” – Euclides Neto
6. “ O fogo morto” – José Lins do Rego
7. “ O Auto da Compadecida” – Ariano Suassuna
TAREFAS PRÉ – ESTABELECIDAS:
DURAÇÃO: 2 meses (01 tarefa por semana de cerca de 1h, a última de 2hrs.
SÉRIES: 1os e 2os anos turno noturno; professora envolvida 01; professores e suporte júri-observadores, entre 3 e 5 por tarefa.
ÁREA DE CONHECIMENTO: Língua portuguesa
RECURSOS TECNOLÓGICOS UTLIZADOS: dvd, caixa som, microfone, câmera digital (fotos e filmes); Posterior: montagem fotos no Picasa e montagem do filme utilizando as fotos e filmes feitos durante o processo.
OBSERVAÇÃO: Inicialmente seriam 3 turmas e no primeiro momento, umas das turmas do 1º ano C não se organizou, se desmotivou pela apresentação das outras turmas e “deixou” por isso mesmo. As turmas participaram ativamente, sendo que o 2º ano D de forma unida, todos sempre juntos, inovando a cada momento, sempre traziam coisas novas. O 1º ano D, o grupo que realmente participava, fazia as coisas acontecerem eram um pequeno grupo de 10, 15 alunos, os outros seguiam um pouco o bonde andando.
‘Foi uma iniciativa maravilhosa da professora Josete e, pioneira na escola. Esperemos, que a partir desta primeira experiência outras e muito mais aconteçam daqui para a frente. ‘
Algumas fotos no blog da escola:
http://colegiosapereira.blogspot.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário