segunda-feira, 31 de maio de 2010

Relatório Descritivo

1. RELATO DO FORMADOR(A) SOBRE O DESENVOLVIMENTO DO CURSO E APOIO PARA REALIZAÇÃO

O curso Introdução à Educação Digital, do PROINFO INTEGRADO, Turma 10405, iniciou no dia 04/05/2010, cuja inscrição inicial era de 60 participantes, por isso foram agendados dois encontros de 4 horas para vivenciar a Unidade 1: Tecnologias na sociedade e na escola, organizados da seguinte forma: cursistas que trabalham a tarde foram atendidos no Encontro Presencial do período Matutino no LIE da Escola Estadual de Ensino Fundamental 16 de Junho _ identificados como turma “A”, e os cursistas que atuam de manhã foram distribuídos para o encontro no LIE da Escola Estadual de Ensino Fundamental Prefeito Marcos Donadon no período Vespertino _ identificados como turma “B”. Assim com 30 participantes em cada turma os espaços seriam suficientes, ressaltando que em nossa cidade não há escola com espaço para atender a demanda de 60 cursistas ao mesmo tempo, especificamente com a disponibilidade de computador e internet.
O LIE da Escola Prefeito Marcos Donadon, teve sua aula inaugural com este curso, todos os professores foram convidados a ligarem as maquinas como ponta pé inicial ao sistema operacional LINUX, entre eles haviam aqueles que pela primeira vez ligava um computador, _ momento único, uma conquista a cada momento para os cursistas. Até por que a Tecnologia na sociedade e na escola tem que acontecer de fato, não apenas no papel. O LIE da outra escola já é ambiente de aprendizagem para professores e alunos.
Depois de relevantes informações sobre a organização da turma e distribuição dos locais para que o curso Introdução à Educação Digital, acontecesse de fato. Iniciou o encontro em dois locais com pessoas diferentes, mas ansiosas para aprender um pouco mais, e assim melhorarem suas performances como educador, como gestor, como formador ou como orientador de TV Escola no que tange a utilização das mídias, foi apresentado o linear do curso, com a projeção de Slides informativos, valorizando a apresentação eletrônica BrOffice.org impress através dos quais os cursistas puderam visualizar a seqüência de oitos unidades que compõem o módulo, e a parte introdutória da Unidade 1, iniciado no primeiro encontro. Até por que o ambiente já encontrava liberado aos cursistas desde o dia 05/04/2010, porém o primeiro encontro só aconteceu no dia 04/05/2010 com o Ambiente E-proinfo – Turma 10405,em Colorado do Oeste - RO.
Os objetivos norteadores desta Unidade 1- Tecnologias na sociedade e na escola, merecem destaques: conceituar o que são tecnologias e mídias; compreender a necessidade de refletir sobre as questões referente a inserção das tecnologias; formar uma idéia inicial a respeito das potencialidades de processamento de informação das tecnologias digitais; familiarizar-se com recursos mais básicos do computador, e com o uso dos fóruns de discussão e com a navegação em conteúdo da internet, além desses há a proposta para que o professor possa ampliar sua compreensão sobre as possibilidades de comunicação disponíveis com as TICs. Para que a comunicação se estabeleça, os momentos de aprendizagem devem seguir coordenadas, que o EPROINFO traz em sua bagagem inicial com conteúdos, que podem ser vivenciados com a utilização de diferentes mídias _ adequadas e eficazes às solicitações das mais diferentes situações.
Em outras palavras, o guia do cursista disponibilizado no ambiente, previamente demonstrado ao cursistas para acessá-lo através do endereço eletrônico http://eproinfo.mec.gov.br e também na tela no formato KPDF (PDF), nos computadores dos LIEs serviram para o conhecimento do módulo do curso e de base para a leitura do texto indicado da autora Edla Ramos, que após interpretados pelos cursistas foram postados no fórum, bem como o exercício pratico conhecendo e utilizando um editor de texto no sistema operacional LINUX, o BrOffice.org Writer, atividade essa bem prazerosa no qual os participantes se envolveram no processo ensino aprendizagem, e também agiram de forma colaborativa com os demais, interagindo em diferentes momentos, na hora da dúvida e questionamentos, os com mais facilidade tiveram a grandeza de apoiar os que apresentaram menor entrosamento com o uso do computador, da digitação e navegação.
De acordo com esse modo de conceber a aquisição, ou seja, a interação em um ambiente colaborativo o nosso olhar perpassa de simples espectador para apresentador de fatos e atos, como as postagens nos três fóruns, a pesquisa ora realizada pelos cursistas no Google e no Cadê Yahoo para a compra de um computador que atenda as necessidades do comprador e que sejam acessíveis ao poder de compra do professor interessado. Mas a pesquisa ainda teve outras funções como de navegar a busca do Link para assistir aos vídeos para futuras postagens no fórum no http://www.youtube.com, se ambientando com o formato e o destino dos vídeos, além de sua utilização pedagógica.
Á medida que os cursista obtiveram informações referentes à apresentação Inicial do Ambiente E-proinfo, bem como das unidades pertencentes ao curso Introdução à Educação Digital, aqui elencadas:
Unidade 1: Tecnologias na sociedade e na escola
Unidade 2: Navegação, pesquisa na internet e segurança na rede
Unidade 3: Blogs: O quê? Por quê? Como?
Unidade 4: Elaboração e edição de textos
Unidade 5: Cooperação (ou Interação?) na rede
Unidade 6: Cooperação pressupõe diálogo!
Unidade 7: Apresentação de Slides Digitais na Escola.
Unidade 8: Resolução de problemas com planilhas eletrônicas
Naturalmente perceberem que às 40 horas de curso, distribuída em três meses, não possibilitaria muitos arranjos mais uma organização previa das datas de inicio e fim das unidades, bem como o comprometimento do estudo individual a distancia.
Todas as situações didáticas propostas nesse curso estão organizadas em torno de uma perspectiva sócio-construtiva de aprendizagem, a partir da qual a formação da competência não é legado de pouco, mas conquista de todos sejam eles advindos de escolas de ensino fundamental como os professores, gestores e coordenadores de TV Escola das escolas: 16 de Junho, Governador Ângelo Angelin, Julieta Vilela Velozo e Prefeito Marcos Donadon; da Escola de Ensino Fundamental e Médio Paulo de Assis Ribeiro; do Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos Tancredo de Almeida Neves;ou do setor de Formação Continuada Profuncionario da REN/SEDUC de Colorado do Oeste, assim se constrói o novo, que também pode ser o velho depende do olhar e da forma que apresentamos aos diferentes pares nessa caminhada rumo a descoberto do que fazer com as TICs, por que já a temos, basta agora utilizá-las como instrumento para a pratica pedagógica e para tanto se faz necessária um exercício continuo de reflexão, de exploração, de investigação, de troca de idéias, de autoconhecimento, de construção e de aprimoramento da pratica educativa.
Contudo, no encontro presencial e nos plantões de atendimento aos cursistas a formadora é figura moderadora, por que desempenha um papel fundamental de mediador entre o cursista e o objeto de conhecimento, ajudando, guiando, orientando, desafiando, apoiando, promovendo a conquista do significado e da compreensão de todas as atividades indicadas e propostas a eles, valorizando as idéias que os mesmos venham a construir e a formalizar sobre a utilização das TICs.

O curso Introdução à Educação Digital, do PROINFO INTEGRADO, Turma 10405, teve continuidade no dia 11/05/2010, com uma baixa significativa de participantes, mas como havia um acordo inicial houve dois momentos de Encontro Presencial, no período matutino para os docentes que trabalham a tarde e vice e versa ambos de 4 horas para vivenciar a Unidade 2: Navegação, pesquisa na internet e segurança na rede, os locais dos encontros foram os LIEs: da Escola Estadual de Ensino Fundamental Prefeito Marcos Donadon e da Escola Estadual de Ensino Fundamental 16 de Junho. Nestes espaços o tutor e cursistas foram bem acolhidos pela equipe escolar e pelo coordenador do LIE, deixaram os espaços previamente organizados para receber os cursistas, a desistência do curso de alguns profissionais da Escola Prefeito Marcos Donadon teve repercussão, principalmente por que nessa escola há cursistas de duas escolas diferentes, que vem do outro lado da cidade. Os gestores escolares das duas instituições são pessoas idôneas e que valorizam a aprendizagem do professor por que acreditam que essa transforma o ambiente escolar e contribuem para o crescimento profissional na prática docente dos cursistas, e da valorização e incentivo ao uso dos laboratórios como espaço de aprendizagem. Na Escola 16 de Junho, há um coordenador e um aluno monitor que muito apoio os cursistas com menos prática no encontro dessa unidade, já na Escola Prefeito Marcos Donadon, ainda não há um coordenador e esta sendo usado apenas nos dias de encontro presencial e plantões, tenho que abrir e fazer a organização necessária para o encontro, meu grande aliado nessa tarefa e o vice-diretor que também é cursistas, mas tenho valorizado esses momentos da atividade presencial para que os professores cursistas possam se ambientar com o Sistema Operacional Linux, no começo alguns acreditava que a senha do ambiente e-proinfo era a mesma senha de abertura dos computadores da rede, tentavam e nada e outros se esqueciam de ligar o botão de acesso aos números e nada de acessar o ambiente, me chamavam e quando lá chegavam olhavam desconfiados para a luz acessa, piscando verdinha. A aprendizagem é feita de descoberta, é assim eles descobriram que para ligar o computador tem todo um ritual a essa descoberta uma reação nada positiva, por que fez com que alguns cursistas desistissem com medo de não atingirem os objetivos do curso e de saber que sua experiência com a máquina era mínima, o ir além deixou marcas que deveriam ser superadas não renegadas. A senha professor e aluno integrante deste sistema, hoje são uma realidade e a cada encontro novas descobertas acontecem para o que querem continuar, para eles o curso está atendendo suas expectativas e para alguns conforme comentários verbais e até escritos está além de suas expectativas. A formatação dos módulos e atividades tem possibilitado uma gama variada de informações. As situações mais interessantes vão surgindo e para cada ação uma reação assim é fato que a grande capacidade do ser humano é a superação, do ser que constrói e reconstrói a cada nova etapa.

O curso Introdução à Educação Digital, do PROINFO INTEGRADO, Turma 10405, teve continuidade no dia 18/05/2010, com a Unidade 3: Blogs: O quê? Por quê? Como? Realizada em duas etapas, ou seja, com 08 horas de momento presencial, em três escolas diferentes, incluindo além dos LIEs: da Escola Estadual de Ensino Fundamental Prefeito Marcos Donadon, da Escola Estadual de Ensino Fundamental 16 de Junho, o da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Paulo de Assis Ribeiro. Os plantões referentes a essa unidade exigiram uma esticada significativa com atendimento nos três LIES e ainda na Escola Estadual de Ensino Fundamental Governador Ângelo Angelin e Escola Estadual de Ensino Fundamental Julieta Vilela Velozo, ressaltando que as escolas não possuem LIE, mas ambas contam com uma sala de professores, com computadores com acesso a internet e datashow, porém o que conta é o resultado positivo: cursista atendido e atividade realizada com prazer e a aprendizagem movem moinhos, mesmo que o vento seja contrario. O grupo se encontra mais animado e os que continuaram estabeleceram um manejo de convivência excelente, que influencia de forma positiva na realização das atividades. Quanto ao atendimento do NTE de Vilhena pode-se dizer que há um bom entrosamento e pronto atendimento, principalmente na alocação dos novos cursistas para o grupo, que estavam à espera de vaga para ingressar na turma, ação realizada após a desistência de outros que estavam inscritos, outros fator que para a turma não foi legal se deu em decorrência de pessoas que desistiram após o dia trinta de abril, impedindo que novos cursistas pudessem participar do curso Introdução à Educação Digital, porque mesmo que esses novatos fossem esforçados, estariam duas unidades atrasadas. Pensar a escola e fazer dela um espaço de aproximação com a ética é iluminá-la com: razão, estudo, postura, verdade, ideal, esperança, fraternidade, caráter, ciência, filosofia, crença, renúncia, solidariedade, trabalho, relação, desilusão, alegrias, paixão e orgulho. Esse último se destina aos professores cursistas que chegaram nessa unidade, porque possibilidades visualizaram através deste curso. É ter essa possibilidade de encontrar, construir e reconstruir caminhos que se fazem possíveis; necessários e reais evidencia o comprometimento da pessoa com a pessoa e com os outros que participam dessa jornada que nos une a educação democrática e cidadã, e ajuda a transformar a práxis.

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