quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Navegando sem usar o mouse (atalhos)

Navegando sem usar o mouse: sim, é possível!

Confira atalhos para tornar a navegação mais fácil, além de um software que te ajuda a usar internet, Twitter e até mesmo acessar sites de notícias utilizando apenas as setinhas do seu teclado

Mouse Fighter

O mouse ainda é um dos artigos imprescindíveis para quem usa computador. Alguns fabricantes têm lançado máquinas sensíveis ao toque, mas ainda é uma solução distante da maioria do público. Então, o ratinho é quem continua mandando! Mas e se algum dia você ficar sem mouse, ou ele começar a falhar, e ainda assim precisar fazer algo urgente na internet? Bom, é melhor estar preparado. Então veja algumas dicas de como navegar pela web com o Firefox ou o Internet Explorer usando apenas o seu teclado.

Se você precisa selecionar o trecho de algum texto dentro da página de navegação, basta aperta a tecla F7. Em seguida o cursor aparecerá no texto da página, assim como aparece no Word, quando você escreve alguma coisa. Aí você pode circular pelo conteúdo usando apenas as setinhas do seu teclado. Para desabilitar a função basta selecionar F7 novamente. Agora você quer entrar em um novo site? Basta apertar as teclas ALT + D. Dessa forma você conseguirá digitar o nome do portal na barra de endereços.

Tá precisando voltar à pagina incial do seu navegador? Nesse caso é só selecionar Alt + HOME e pronto! CTRL + N você abre uma nova janela do browser e ao apertar CTRL + T uma nova aba aparece para sua navegação. O botão F5 ou a junção de CTRL + R fazem com que a página aberta seja atualizada. Para localizar uma palavra específica na página que você está, basta aplicar o comando F3.

A tecla TAB pode ser bastante útil. Com ela, você consegue passar pelos links que estão na página, ou então pelos campos de formulários e barra de endereços. Mas é chato quando você quer deixar o cursor em um campo e ele acaba ultrapassando o destino.. pra resolver isso é só apertar SHIFT + TAB. Com esse comando o cursor percorre o caminho contrário. Simples, não é?

Bom, mas se você cansou de navegar usando apenas as teclas do computador, aperte CTRL+W e todas as suas abas serão encerradas... e aí você corre para comprar logo um mouse novo...

Mas você sabia que é perfeitamente possível navegar pela internet, publicar mensagens no twitter, no orkut, acessar sites de notícias sem precisar usar o mouse, e sem ter que usar teclas de atalho? Bom, quem te ajuda a fazer tudo isso é esse programinha aqui. Veja como ele funciona.

Ao instalar o software no seu computador, ele vai exibir essa telinha de instruções mostrando a função de cada tecla. Para movimentar a setinha do mouse, você precisa apenas mexer nas setinhas do seu teclado para cima, para baixo e para os lados... a letra A substitui o botão esquerdo do mouse. E a letra S faz a vez do botão direito. Então, para abrir algum arquivo, basta apertar duas vezes o A. Bem simples, não é?!

Para você acionar a função de substituir o mouse pelo teclado, é preciso entrar nessa telinha, selecionar esta segunda opção e, em seguida, pressionar o botão CAPS LOCK. A partir daí você vai perceber que o cursor do mouse até vai ganhar um formato diferente. Para desativar o comando, basta apertar novamente o CAPS LOCK. Nesta abinha de Settings, é possível alterar a velocidade que os comandos são dados.

http://olhardigital.uol.com.br/jovem/central_de_videos/navegando-sem-usar-o-mouse-sim-e-possivel/13759/integra

Nenhum comentário:

Postar um comentário