sexta-feira, 18 de setembro de 2009

SEQUESTRARAM A GRAMÁTICA

Saí na City afora para fazer um teste gramatical.

Tracei uma pequena rota pelas Ruas e Avenidas, que liga de norte a sul a cidade, pois seria loucura percorrer outras ruas fora deste percurso.
Este consta na lista dos 100 erros mais comuns em Português. Em todos os lugares do Brasil, placas estão sendo produzidas neste exato momento com o famigerado erro. Mas afinal, como se escreve então?
ALUGAM-SE apartamentos ou ALUGA-SE apartamentos?
O resultado: Sequestraram a Gramática!

O caso é tão sério que os catedráticos na Língua terão que rever essa sintética, pois está em total desuso.











Mal iniciei minha caminhada e fui tomado por um susto: Haviam muitas placas por ali... e nenhuma delas estava escrita corretamente.








Nossa gramaticalidade está em baixa. Estas placas, tão comuns no ramo imobiliário, desafiam nossa língua oficial, produzem dúvidas, corrompem a línguagem do povo, que vai atrás e produz coisas assim:
Detalhe: Os telefones foram omitidos.
O CERTO é ALUGAM-SE APARTAMENTOS
É a voz passiva em ação. Seria o mesmo que dizer que apartamentos são alugados.

Se for um apartamento (no singular) é correto escrever ALUGA-SE APARTAMENTO, pois de outra forma, o apartamento é alugado. Durante meu passeio notei que alguns foram além, e utilizaram seu poder criativo para produzir enunciados diferentes:
"LOCAÇÃO DE QUARTOS" é um deles. "ALUGO ESTA CASA" também.

Minha busca chegou ao fim na Av. da Igreja. Minha conclusão é que a Língua Portuguesa, instrumento vivo de comunicação, sofre mudanças sutis de tempos em tempos, onde sugere adaptações, de acordo com o nível cultural do povo que faz uso dela. E esta partícula apassivadora "SE" já não é aplicada da maneira que muitos gramáticos gostariam. Alguns até a preferem assim, e a defendem também.

Mas nem tudo está perdido. Em meio a esta fanfarra de verbos capengas, encontrei sim, uma placa que faço questão de publicar aqui com o endereço:

Das mais de dez placas que encontrei pelo caminho, apenas esta concordava com o verbo, e com bom gosto, diga-se de passagem. Vai ver o lugar pertence a um professor...

CURIOSIDADE: em 1982 Deni Cavalcanti aventurou-se no cinema e produziu um filme intitulado ALUGA-SE MOÇAS, com Gretchen. O fato curioso é o famoso erro no título do filme (o certo seria ALUGAM-SE MOÇAS). Este filme chegou a ser colocado como questão de concurso vestibular.

Semana passada a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) divulgou o relatório de monitoramento global sobre educação no país, e o resultado não poderia ser diferente para o Brasil: Temos más condições de ensino, professores desqualificados, obsoletos, e o reflexo disso está na conduta do cidadão brasileiro. O indivíduo já sai do Ensino Fundamental com a cabeça virada e depois mergulha de olhos fechados no Médio e Superior, quando consegue...
Nota:
Estamos em 72º lugar entre 127 nações.
Um estudo de Geografia divulgado a poucos dias aponta que mais de 50% dos brasileiros não sabem ou se enganam onde fica o Brasil no Mapa Mundi.
Em Língua Portuguesa as redações redigidas em provas e cursos vestibulares são uma vergonha. A falta de interpretação e conhecimento da própria língua falada é um absurdo.

Em suma, vivemos num país onde grande parte dos brasileiros mal sabem conjugar um verbo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário