quinta-feira, 24 de setembro de 2009

LITERATURA









::. Poesia
O movimento romântico brasileiro durou quase meio século. Por isso, é comum que seus autores apresentem semelhanças e diferenças entre si. Tomando por base as diferenças, é possível formar grupos que possuem algo em comum e, dessa forma, dividir o movimento em três fases ou gerações.


Primeira geração: Nacionalista ou Indianista

Essa geração é marcada pelo nacionalismo, patriotismo e, sobretudo, pela exaltação da natureza brasileira que, devido a sua exuberância tropical e erotismo, se contrapõe às paisagens das terras européias. A figura do índio, em substituição a dos cavaleiros medievais, passa a ser vista como um espécie de mito e lenda, porque representa a nossa volta a um passado genuinamente nacional.

O índio, por ser considerado o legitimo formador da nação brasileira, passa a ser idealizado, ou seja, os primeiros Românticos o vêem sempre sob um ângulo positivo e lhe atribuem características de herói. Surgem assim o mito do bom selvagem e o termo indianismo, que marcou essa primeira geração de poetas românticos brasileiros, cujos principais representantes são: Gonçalves de Magalhães e Gonçalves Dias.


http://www.mundocultural.com.br/index.asp?url=http://www.mundocultural.com.br/literatura1/romantismo/alvares.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário