sábado, 5 de setembro de 2009

Meio Ambiente / Compostagem



Compostagem

A compostagem é o processo de transformação de materiais grosseiros, como palhada e estrume, em materiais orgânicos utilizáveis na agricultura. Este processo envolve transformações extremamente complexas de natureza bioquímica, promovidas por milhões de microorganismos do solo que têm na matéria orgânica in natura sua fonte de energia, nutrientes minerais e carbono.

O que é o composto? O composto é o resultado da decomposição da matéria orgânica, em presença de oxigênio do ar, que dá origem ao gás carbônico, calor, água e a matéria orgânica "compostada". Sua presença no solo aumenta o número de minhocas, insetos e microorganismos desejáveis, ajudando a reduzir a incidência de doenças de plantas.

Na agroecologia a compostagem tem como objetivo transformar a matéria vegetal em dois tipos de composto: um para ser incorporado nos primeiros centímetros de solo e outro para ser lançado sobre o solo, como uma cobertura. Esta cobertura se chama "mulche" e influencia as propriedades físicas, químicas e biológicas do solo, beneficiando o estímulo ao desenvolvimento das raízes das plantas, que se tornam mais capazes de absorver água e nutrientes do solo, aumento da capacidade de infiltração de água do solo, reduzindo a erosão, estabilidade de temperatura e pH do solo, além de favorecer a reprodução de microorganismos benéficos às culturas agrícolas.


Preste atenção na historinha....

Muitas pessoas acreditam que um bom composto é difícil de ser feito ou exige um grande espaço para ser produzido, outras que é sujo e atrai animais indesejáveis. Porém, um composto pode ser produzido com pouco esforço e custos mínimos.

Outro engano muito comum é mandar para a lata do lixo partes dos alimentos que poderiam ir para o prato: folhas de muitas hortaliças, talos, cascas e sementes que são ricas fontes de fibra e de vitaminas e minerais fundamentais para o bom funcionamento do organismo, o que comprova que a melhoria da saúde das famílias pode ser conseguida como medidas simples como o reaproveitamento integral de alimentos.

Todos os restos de alimentos, estercos animais, aparas de grama, folhas, galhos, restos de culturas agrícolas, enfim, todo o material de origem animal ou vegetal pode entrar na produção do composto.O cuidado que se deve ter é de não usar algund materiais como madeira tratada com pesticidas contra cupins ou envernizadas, vidro, metal, óleo, tinta, couro, plástico e papel, pois não são facilmente degradados.

No geral é de suma importância o uso de esterco de animais, qualquer tipo de plantas, pastos, ervas, cascas, folhas verdes e secas, palhas, todas as sobras de cozinha que sejam de origem animal ou vegetal e qualquer substância que seja parte de animais ou plantas (pêlos, lãs, couros, algas). Quanto mais variados e mais picados os componentes usados, melhor será a qualidade do composto e mais rápido o término do processo de compostagem.

Para preparar as pilhas do composto deve-se escolher um local com facilidade de acesso, disponibilidade de água para molhá-las e com solo de boa drenagem, considerando a relação carbono-nitrogênio (Relação C/N), o que irá suprir os microrganismos para uma boa decomposição.

A montagem se dá em camadas, iniciando com material vegetal seco de aproximadamente 15 a 20 centímetros, com elementos de alta relação C/N (folhas, palhadas, troncos ou galhos picados), seguindo com a deposição de materiais vegetais frescos, com baixa relação C/N (restos de cozinha, esterco, grama). Essa combinação C/N alta, C/N baixa é considerada ideal para a compostagem. Cada camada montada deve ser umedecida para uma distribuição mais uniforme da água por toda a pilha, que deve alcançar a altura de 1,5 metros.

Durante os primeiros dias, a pilha pode ter seu volume reduzido até um terço do inicial, tornando as camadas inferiores mais densas, para isso,recomenda-se fazer o revolvimento da pilha. O ideal é que sejam feitos pelo menos três revolvimentos no primeiro mês de compostagem, aos 7, 17 e 30 dias, aproximadamente. Não deve deixar de verificar a umidade da pilha e, caso seja necessário, irrigar o material para torná-lo úmido, mas não encharcado,de modo que quando aperte um punhado composto na mão, pingue, mas não escorra água.


No verão, se o composto estiver a pleno sol, é bom cobri-lo com folhagens para evitar o excesso de evaporação de água. Uma vez que a pilha de composto foi montada, não se devem acrescentar novos materiais.


O composto maduro, cujo prazo ´varia de 60 a 90 dias, tem cheiro agradável. Os materiais usados formam uma massa escura na qual não se diferencia um do outro. Uma vez pronto, não deve ficar exposto à ação do tempo. Enquanto não for utilizado, deve permanecer umedecido e protegido do sol e da chuva.

Depois de ficar sabendo de tudo isso agora é só partir para o trabalho e fazer cobertura morta!

http://www.agroecologia.inf.br/secoes.php?vidcanal=7
visitado em 04/09/2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário