quarta-feira, 7 de março de 2012

IMAGEM

VOCÊ ESTÁ CUIDANDO DA SUA IMAGEM?

Será que cuidamos como deveríamos da nossa imagem? Será que damos atenção ao que realmente importa? Não estou falando de aplicação de botox e nenhuma outra cirurgia plástica, estou falando de imagem mesmo. Não aquilo que somos, na nossa essência, mas aquilo que os outros vêem em nós e nos julgam por isso. 
 
Falo isso pois acabo de ver com o meu filho o desenho animado RIO, este que saiu nos cinemas a puco tempo atrás. Pra quem não sabe, o filme conta a história de duas Ararinhas azuis, as últimas da espécie no mundo, e se passa todo no Rio de Janeiro, cidade maravilhosa, com um número bem variado de personagens, na sua maioria animais. O roteiro é feito para crianças, mas na verdade a película toda é uma cópia fiel da imagem que o Rio tem no exterior, especialmente nos USA, já que os produtores são americanos, os mesmos da produção de A Era do Gelo.

Não quero contar todo o filme mas algumas partes são bem interessantes de se comentar. Temos contrabandistas de animais, criança pobre negra, abandonada pelos pais e morando em favela. Temos quadrilha de receptadores de animais silvestres e também um punhado da macaquinhos, tipo mico leão, roubando descaradamente os turistas que chegam para visitar a cidade.
 
 E eles não roubam comida não, esses "macaquinhos", e aí é dado o recado de forma muito subjetiva, roubam jóias, óculos, carteiras, etc. Faz uma sátira da nossa segurança pública mostrando uma polícia se comportando de uma forma totalmente idiota, sem a menor capacidade de prestar apoio a um turista estrangeiro.

Isso é triste, se pensarmos que se trata de um desenho animado que irá correr o mundo fazendo uma péssima propaganda do Brasil, mas temos que colocar o dedo na moleira e pensar na imagem que passamos para fora.

Por isso acho muito importante esse negócio da imagem. É um assunto tão sério que começa por cada um de nós, para depois criar ramificações em nosso grupo social, nossa cidade e país.

Vivo tropeçando em pessoas que estão sempre se dando mal na vida, por não terem um comportamento adequado, por não se importarem em cuidar da sua imagem. Falo imagem não só no visual, mas o mais importante, imagem como personalidade. É comum a gente ouvir dizer: " eu sou o que sou e pronto, ame-me ou odei-me". Isso pode até ser muito digno, mostrarmos amor próprio, auto-estima por nós mesmos, nos orgulharmos de nossa personalidade, mas uma coisa não é separada da outra.
 
 Temos nossa essência, nossa personalidade quase primitiva, construída em grande parte na nossa infância, mas nunca podemos nos esquecer que convivemos em vários ambientes, com grupos distintos de pessoas, inúmeras e diferentes personalidades, todos os dias da nossa vida, toda a hora.

Por isso precisamos ter a sensibilidade de estarmos sempre lustrando a nossa estrela, de entendermos que é muito importante o que eu acho de mim, mas nunca deixa de ser e, talvez é até mais importante o que os outros acham de mim e, isso porque, é esta imagem que eu estou deixando transparecer, certa ou errada, ela será sempre um problema só meu. As vezes não conseguimos a adaptação desejada. 
 
Tem personalidades que realmente nunca irão convergir, independente de todo o esforço empregado. Mas não podemos nunca desanimar e achar que não devemos mais cuidar da nossa imagem, pelo contrário, fazemos uma retirada estratégica para nos preparamos ainda mais frente aos novos desafios.

Vamos mudar nossa imagem, cada vez mais. Seja para nossa família, colegas de trabalho, amigos, etc. E como posso saber se minha imagem está adequada para todo esse grupo de pessoas? Fácil. 
 
Deus nos deu uma boca, mas dois ouvidos. Podemos escutar mais que falar. Mas fazemos justamente o contrário. Falamos mais que escutamos. Vamos então tentar fechar a boca e poder escutar mais a opinião e os feedbacks daqueles que nos cercam. Com certeza iremos nos surpreender a cada dia.

Crítica dura daquela pessoa que você não esperava? Aquele amigo é um puta mala, achou injusto o que ele te disse? Cuidado! É essa a imagem que você está passando. Observe se não existe mais pessoas que pensam como eles, você poderá ter uma surpresa.
Que possamos trabalhar para melhorar nossa imagem e com isso também a imagem do nosso país.

Paulo Ratki - RS 

http://ratki.blogspot.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário