quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Curso TIC 100 Horas, agora e que são elas?

Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Curso - Tecnologia na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
Secretaria de Estado da Educação - SEDUC
Núcleo de Tecnologia Educacional – NTE
Representação de Ensino - SEDUC
Colorado do Oeste – RO


No dia 25 de Agosto de 2010 iniciou em Colorado do Oeste, no LIE da Escola Estadual de Ensino Fundamental 16 de Junho “A formação continuada em Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TICs”, cuja carga horária e de 100horas, e é composto por quatro unidades com estudos presenciais e a distância orientados pela formadora bolsista Maria Glória da Silva, e que tem como objetivo principal oferecer subsídios teóricos-metodologicos-práticos aos gestores e professores escolares para que compreendam o potencial pedagógico dos recursos das tecnologias, planejar estratégias de ensino e aprendizagem integrando os recursos tecnológicos disponíveis nas escolas para que ocorra de fato situações didáticas que favoreçam a aprendizagem dos alunos da educação básica.

Unidade 1 - Tecnologia Na Sociedade, Na Vida e Na Escola”

Olá, cursistas,
Estamos felizes em contar com a participação de vocês no curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC.
A disseminação do uso de tecnologias em distintos ramos de atividades nos coloca frente a vertiginosas mudanças na cultura, na sociedade, na economia, na educação, e, em especial, frente aos avanços da ciência e de conhecimentos que precisamos incorporar e lidar em sala de aula. Isto exige de nós, educadores, a constante busca de aprender, produzir e gerir conhecimentos e de desenvolver diferentes modos de procurar informações atualizadas, nos comunicarmos, ensinar e criar melhores condições de aprendizagem para nossos alunos. Essa é a marca dos novos tempos!

Portanto...

A sociedade, chamada por alguns pensadores de sociedade da tecnologia, por outros de sociedade do conhecimento ou ainda sociedade da aprendizagem, caracteriza-se pela rapidez e abrangência de informações. A realidade do mundo atual requer um novo perfil de profissional e cidadão que coloca para a escola novos desafios.
Encontramos, no cotidiano, situações que demandam o uso de novas tecnologias que provocam transformações na nossa maneira de pensar e de nos relacionarmos com as pessoas, com os objetos e com o mundo ao redor.

No bojo das mudanças tecnológicas, culturais e científicas, não há como prever quais serão os conhecimentos necessários para viver em sociedade e inserir-se no mundo do trabalho daqui a alguns anos. O desafio atual do sistema educacional é formar os alunos para a cidadania responsável e para que sejam contínuos aprendizes, que tenham autonomia na busca e seleção de informações, na produção de conhecimentos para resolver problemas da vida e do trabalho e saibam aprender a aprender ao longo da vida.
Isso implica que...

Os alunos precisam ser preparados para utilizar os sistemas culturais de representação do pensamento que marcam a sociedade contemporânea, o que implica novas formas de letramento ou alfabetização (sonora, visual, hipermídia, etc.) próprias da cibercultura, além das demais formas conhecidas.

Contextualizando...

A exigência de aprender continuamente ao longo da vida constitui na sociedade atual um desafio para todas as pessoas e uma necessidade premente colocada aos educadores. Não se trata apenas de ter acesso a informações, mas sim de saber buscá-las em diferentes fontes e, sobretudo, transformar as informações em conhecimentos para resolver problemas da vida e do trabalho.

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